Estou muito feliz, pois este é meu primeiro texto, para o Diário de uma Expatriada, de muitos outros que virão! Neste texto, irei dividir com vocês algumas informações interessantes sobre a Pensilvânia.
Dados gerais
Em primeiro lugar, a Pensilvânia tem 12.7 milhões de habitantes. Além disso, está localizado na região centro-atlântica dos Estados Unidos formando uma ponte geográfica entre os estados do norte e sul americano, entre as planícies litorâneas do Oceano Atlântico e as regiões centrais do país.
O estado faz divisa com Nova Iorque ao norte e nordeste, Nova Jersey ao sudeste, Delaware, Maryland e Virgínia Ocidental ao sul, Ohio a leste e com o Lago Erie ao extremo noroeste. Devido a sua localizacão geográfica, o estado da Pensilvânia, leva o apelido de “The Keystone State“, que significa em português “O Estado da Pedra Angular”.
Além disso, é um dos estados americanos mais ricos historicamente. Foi colonizado por suecos e holandeses, tendo sido posteriormente excluídos da região pelos britânicos. Foi ainda uma das treze colônias britânicas que se rebelaram contra o domínio inglês na região na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América.
Também, é um dos estados mais industrializados e urbanizados dos Estados Unidos, portanto foi um dos berços da Revolução Industrial no país, que se iniciou em meados do século XIX. Além disso, é um grande produtor do gênero alimentício industrializado e de produtos químicos e eletrônicos em geral. O estado é o único fornecedor de antracito dos Estados Unidos, um tipo de carvão de altíssima qualidade, além de também ser o maior produtor de carvão betuminoso do país.
Clima
O clima é temperado, possui as quatro estações bem definidas, com verões quentes e invernos bem frios. Mas não chegam a ser tão rigorosos e prolongados como em Michigan. A temperatura média do estado no inverno é de 8°C e durante o verão a temperatura media é entre 22°C e 29°C.
A capital da Pensilvânia
Quando digo para as pessoas que moro na Pensilvânia, a maioria me pergunta se moro na Filadelfia por acharem que é capital da Pensilvânia, aliás, eu também achava até antes de me mudar para cá.
Philly, como chamam carinhosamente os americanos, é a cidade mais populosa, com mais de 1.5 milhões de habitantes. Por outro lado, vale lembrar que aqui nos Estados Unidos as capitais dos estados não são necessariamente a maior cidade em tamanho ou a mais populosa. Mesmo Philly não sendo a capital, a cidade é um grande centro portuário, bancário, financeiro, industrial e grandes centros históricos e culturais americanos.
O “Independence Hall“, mais conhecido como “Liberty Bell“, também fica em Philly. Certamente, é um dos edifícios mais importantes da história americana onde foram discutidos, redigidos e assinados a Declaração da Independência e a Constituição Americana.
O mito
Portanto, Filadelfia não é a capital da Pensilvânia, é mito!
Desde 1812, Harrisburg é a capital da Pensilvânia. A cidade está localizada no rio Susquehanna, com pouco mais de 50 mil habitantes, ocupando o décimo lugar no ranking de populacão do estado. Mas, Harrisburg é conhecida também por suas belezas naturais e por sua grande contribuição na economia do país durante a Guerra Civil e Revolução Industrial.
Os governantes e politicos durante o século 18 acharam que fizesse sentido que Harrisburg fosse a capital da Pensilvânia por estar localizada bem no centro do estado, possibilitando o fácil acesso por todos os lados. Naquela época, não existia aviões ou carros e, o transporte por carruagens para entrar e sair do estado era um fator a ser considerado, bem como o fato de Harrisburg estar localizada no rio Susquehanna também facilitaria o acesso do comércio por vias marítimas.
Espero que tenham gostado de aprender um pouquinho sobre a Pensilvânia e nos encontramos no próximo texto. Até lá!
Uma resposta
Pra mim esse estado significa comida boa Amish