Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

10 coisas que você precisa saber antes de mudar para Dubai

Última atualização do post:

mudar para Dubai
Dubai

Será que existe manual para seguir quando mudamos para outro país?
Seria muito bem vindo se existisse, mas como não há, vou dar umas dicas aqui de como me adaptei quando mudei para Dubai-EAU há 12 anos atrás.

Tive a oportunidade de visitar a cidade por 25 dias antes de decidir se viria e esse período foi muito importante para mim.

Sabia que sofreria um choque cultural pois estava vindo de um país cristão para um muçulmano.

Então segui o conselho do significado de cultura: “cultura significa todo aquele complexo que inclui conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.”

mudar para Dubai
Vista do Burj Kalifa

Vale saber que são sete emirados que fazem parte dos Emirados Árabes Unidos.

São eles: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira, sendo que Abu Dhabi, é a capital e a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, a maior é Dubai.

mudar para Dubai
Mapa do Emirados Árabes Unidos

Com base em minhas pesquisas, prossegui com minha adaptação. E hoje, com minha experiência como residente, passo 10 dicas que te ajudarão bastante se vier um dia a se mudar para essa cidade linda chamada Dubai:

1- Religião

Livro sagrado Alcorão
Livro sagrado chamado de Alcorão

A religião muçulmana pratica o islamismo, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos do profeta Maomé, que teria recebido revelações do Arcanjo Gabriel. Seu livro é o Alcorão, que segue a palavra de Deus (chamam de Alá).
Consideram Jesus (chamado de Isa) como o penúltimo profeta, que os muçulmanos acreditam ter profetizado a vinda de Maomé.

Celebram cinco vezes ao dia em suas mesquitas que estão por toda a cidade. Apesar de ser tolerante com outras religiões, o governo restringe a disseminação de outras religiões através de qualquer forma de mídia. Entretanto temos algumas igrejas católicas, templos evangélicos e vários outros de religiões diversas.

2- Hábitos de vestimenta

mudar para Dubai
Vestuário árabe tradicional

Para as mulheres é importante saber que em áreas públicas deve-se respeitar as leis locais: cobrir os ombros e evitar decotes e roupas muito curtas ou justas. É bom sempre ter um xale ou casaquinho na bolsa, pois o ar condicionado nos locais fechados são bem fortes. Aliás, os biquínis e maiôs são liberados nas praias de Dubai.

As mulheres árabes usam um traje tradicional chamado de abaya, um vestido longo preto como uma capa, que elas usam por cima de roupas normais, as abayas são obrigatórias para mulheres adultas em público.

Os homens não possuem muitas restrições, mas alguns restaurantes e boates não aceitam o acesso com chinelos e/ou bermudas.

Os homens árabes usam a kandura, uma túnica branca e a ghutra, um pano que cobre a cabeça, podendo ser branco ou xadrez(vermelho e branco).

3-Demonstrar afeto em público

Como todo bom brasileiro, somos cheios de afetos e demonstramos isso a todo momento, mas por aqui deve-se ter certas precauções.

Portanto não é permitido beijos e carinhos exagerados em áreas públicas. Mas pode-se andar de mãos dadas. Podendo em algumas situações as pessoas serem convidadas a se retirar do local. Aliás na maioria dos locais públicos existem placas de advertência sobre isso.

4-Ramadã

mudar para Dubai
Homens orando durante Ramadã

Época do ano onde o muçulmanos praticam o jejum religioso, com reflexão espiritual, rezas, humildade, boas ações,  caridade, generosidade, auto-disciplina, auto-controle e auto-contenção.

O Ramadã acontece no nono mês do calendário islâmico (lunar). Por isso não é celebrado todos os anos na mesma data. E sua duração é entre 29 e 30 dias.

O jejum acontece entre o nascer e o pôr do sol e inclui não comer, não beber ou ter relações sexuais.

Para os não muçulmanos existe um respeito para os que estão jejuando: deve-se evitar comer, beber, fumar ou mesmo mascar chicletes em público. Alguns restaurantes permanecem abertos em horários normais, servindo refeições de forma reservada, mas os shopping centers e a grande maioria dos restaurantes ficam abertos por toda a madrugada.

5- Fotos em público

Não é permitido fotografar mulheres muçulmanas sem a devida permissão. Muito menos publicar fotos de acidentes de trânsito ou qualquer outro tipo de acidente em redes sociais.

6- Comidas

comida árabe
Comida árabe tradicional

Existem etnias de vários países em Dubai, isso quer dizer que temos os mais variados restaurantes. Em supermercados existem corredores destinados a diferentes países.

Algumas redes de supermercados locais possuem verduras e frutas de boa qualidade, por terem suas próprias fazendas na região. Nos supermercados comuns a maioria dos alimentos são importados. E tem uma variedade grande de produtos congelados, frutas e verduras de países diferentes.

Muçulmanos não comem carne de porco, por considerarem que não é saudável, com isso somente alguns supermercados vendem, assim mesmo, em áreas reservadas.

7- Etnias

Falando em etnias, com aproximadamente 2,2 milhões de habitantes, Dubai é a cidade mais populosa dos Emirados Árabes, onde a metade da população é principalmente da India, Paquistão, Filipinas, seguido de outros países. Considerando no total 85% da população como expatriados e 15% árabes.

8- A mulher em um país muçulmano

taxi rosa Dubai
Táxi rosa, apenas utilizado por mulheres e famílias

Considero Dubai um lugar extremamente seguro para as mulheres. E os árabes em geral têm um respeito muito grande pela mulher.

Os locais públicos são divididos em áreas de espera feminina e masculina. Além disso, existem linhas de táxis somente para mulheres e famílias com motoristas mulheres.

Linhas de metrô possuem vagões destinados somente para mulheres e crianças, separados dos homens.

Além disso qualquer tipo de assédio em público é extremamente ofensivo e pode dar cadeia.

9- Falar Inglês

Apesar do árabe ser o idioma oficial nos Emirados, para morar em Dubai é importante que tenha conhecimento do inglês, principalmente para estudar e trabalhar. As escolas estrangeiras têm seu currículo em inglês e é ensinado o árabe como segundo idioma.

Além disso, os contratos e documentos de trabalho são todos redigidos em inglês com traduções para o árabe. Portanto se sua intenção é vir trabalhar em Dubai, comece a treinar seu inglês antes de mudar.

10- Tipo de governo

Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum
Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum

O atual governante, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o vice-presidente e primeiro-ministro do país, além de membro do Conselho Supremo da União. O emirado é uma monarquia absoluta, ou seja, sem eleições.

Então, essas foram algumas dicas para você antes de se mudar para Dubai. E que acredito irão facilitar sua adaptaçã, caso venha morar um dia aqui ou mesmo vir a passeio.

Dubai
Você também vai amar Dubai

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Cristiane Wingler

Cristiane Wingler

Arquiteta com mais de 20 anos de experiência, especializada em construção civil e decoração de interiores de residências e ambientes comerciais. Trabalhando para pessoas de várias nacionalidades, consigo adaptar as necessidades de meus clientes à cultura e ao país que reside ou vai residir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nineteen − eight =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.