Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mudar para Miami: 10 dicas para se preparar

Última atualização do post:

Mudar para Miami
Vivendo em Miami aproveite a praia, pois o clima é caribenho.

Se você se considera uma pessoa de classe média, de família trabalhadora e que pretende mudar para Miami, ou outro lugar nos Estados Unidos, continue lendo esse texto.

Certamente, existem diversas razões que nos levam a tomar a decisão de mudar de país. Por exemplo, uma proposta de trabalho, uma oportunidade de formação acadêmica, ou a esperança de melhores condições de futuro para seus filhos, entre tantas outras.

Miami-vista-panorâmica – by unsplash

Miami, a cidade da América mais perto do Brasil

Miami, em especial, atrai a maior parte dos imigrantes brasileiros por ser a cidade norte-americana mais perto do Brasil, mas também porque tem uma dinâmica bastante diferente daquela do resto dos Estados Unidos. Da mesma forma, que a comunidade latina promove uma vibração única e transforma a cidade num polo cultural bastante ativo.

Vamos às dicas que te ajudarão a mudar para Miami :

  1. Use as vias legais: em primeiro lugar evite ao máximo viver nos Estados Unidos sem visto. O período atual tem se mostrado bastante instável para dar um passo nessa direção. Ainda que muitos brasileiros arrisquem tudo para viver essa oportunidade, não é fácil viver sem documentos e com medo de ser apreendido pela polícia da Imigração. Ser estrangeiro é difícil, ainda mais com uma situação não regularizada.
  2. Atenção com a saúde: se você foi transferido e a empresa em que trabalha não oferece assistência médica, se prepare, pois a medicina nos Estados Unidos é muito boa, mas é privada e cara.
    Uma simples queda de glicose ou uma enxaqueca, pode custar ao seu bolso 2 mil dólares. Um braço quebrado que requer cirurgia lhe custará aproximadamente 20 mil dólares. Acredite, eu passei por isso.
  3. Escolas para os filhos: o sistema educacional americano é bastante complexo. Ainda que a educação básica (k-12) seja gratuita e obrigatória, ela está passando por um momento de crise. Em função das novas tecnologias, ela não consegue atender a todas as esferas da população da Educação Pública. Quando for escolher a sua casa, escolha a escola primeiro e pesquise a sua reputação.
  4. Onde morar: já disse que a escolha da casa tem que estar atrelada a escola que seus filhos estudarão (no caso de ter filhos). Normalmente os bairros perto da praia não tem boas escolas, por isso atraem mais solteiros ou casais sem filhos. Os suburbs têm as melhores escolas públicas e, geralmente, oferecem mais segurança.
  5. Aprenda o idioma: para morar nos Estados Unidos é preciso falar inglês. Veja isso como uma oportunidade. No entanto, isto não é indispensável em Miami. Aqui, a comunidade brasileira cresceu tanto nos últimos anos que é possível conversar com um venezuelano em português.
  6. Busque a comunidade brasileira local: rapidamente procure entrar em contato com a comunidade brasileira, pois ela poderá lhe ajudar com tudo. Como indicação de médicos que falam português, eventos e serviços para brasileiros, até pessoas que cozinham feijoada nos finais de semana. Os recursos da comunidade são praticamente ilimitados. Use, troque e se agregue. Normalmente o WhatsApp é a plataforma mais acessível.
  7. Recolocação profissional: se você é o parceiro (a) do transferido, e na ocasião trabalhava, provavelmente a empresa de recolocação indicará alguém para lhe ajudar nesse processo. Dar aulas de português são recomendadas para brasileiros recém chegados. Há muita demanda por aulas particulares, em especial entre Executivos. Se associe a uma empresa e preste serviços. Ser autônomo incorre em muitas responsabilidades.
  8. Social Security e Driving License: esses dois documentos serão os mais importantes durante a sua vida em Miami. O Social Security (SSN) é um número (como o CPF) que só você deve saber. Nunca escreva ou mostre para ninguém. Com esse número uma pessoa mal intencionada pode roubar sua identidade, emitir cartões de crédito e fazer dívidas em seu nome.
    A Driving License é a carteira de motorista, com fácil emissão. A melhor recomendação é estudar para o exame, pois as regras de trânsito são muito diferentes do Brasil. Caso for reprovado, é só pagar e tentar de novo no dia seguinte. Eu reprovei uma vez, mas sem trauma!
  9. Lado B: Miami é uma cidade ótima para comprar nos outlets mas, além disso, há um charme local que poucas vezes é conhecido pelos turistas brasileiros. É o que chamo de Miami Lado B. A cidade que somente os locais conhecem. Procure esses lugares, há diversos deles, como a barraca de sucos Robert Is Here, perto do zoológico.
  10. Viva Miami: vivi em Miami (quando escrevi o texto ainda morava lá) há quase 13 anos e digo: vá à a praia, saia para passear! Aproveite esse clima caribenho que a cidade proporciona, pois é um privilégio viver num lugar onde todos os dias faz sol. Mesmo no inverno, os dias são lindos. Digo aos meus amigos, em Miami não dá para ficar deprimido, tudo são coqueiros e céu azul.

Para mais textos sobre Miami clique aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Pietra Diwan

Pietra Diwan

Pietra Diwan é escritora em fase de conclusão do doutorado sobre a história do transumanismo. É autora de Raça Pura: uma história da eugenia no Brasil e no mundo (contexto, 2007). Vive há 12 anos em Doral, Florida (Estados Unidos).

Uma resposta

  1. Adorei o texto. O topico 10 é justamente o mais emocionante. Bastante motivador e encorajador. Obrigado por compartilhar sua experiencia conosco. Eu preciso fazer esse sonho se tornar realidade (e esse texto me ajudou a dar o ponta-pé inicial).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nineteen − 1 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.