Empreender é um ato que demanda paciência e planejamento. Além de já ser um processo complicado no Brasil, empreender fora do nosso país pode ser ainda mais desafiador. Conheça 3 associações para empreender na França e saiba por onde começar a investir no seu próprio negócio!
Realizar um plano de trabalho, estudar o público, o produto, o mercado, conseguir financiamento, saber qual status jurídico utilizar… Empreender envolve tudo isso. Mas, se isso já é um processo complicado no Brasil, fora do nosso país pode ser ainda mais desafiador.
Por esse motivo e por já ter muito conhecimento na área, escrevi esse artigo. Deixo aqui 3 associações que você precisa conhecer para empreender na França com mais tranquilidade e confiança. Caso queira ser autônoma(o) ou criar uma empresa e não saiba por onde começar no país, esse artigo vai te ajudar a tomar os primeiros passos.
1 – Adie
A Adie é uma associação que oferece, entre muitas coisas, um acompanhamento na criação de empresa e também seguros para empreendedores. Eles estão em toda a França (incluindo La Réunion, Mayotte e Nouvelle-Calédonie), então você com certeza pode contar com eles.
O mais bacana na Adie é que eles oferecem formações e acompanhamentos personalizados para quem quer empreender. Eles possuem uma formação acelerada de 35 horas que é completamente gratuita. Além disso, a formação dura 1 ou 2 semanas onde você faz o seu projeto de criação de A a Z. No final da formação, se o seu projeto for bem estruturado e bem feito, eles podem oferecer micro financiamentos. Vale super a pena dar uma olhada!
2 – Mission Locale
Da mesma forma, a Mission Locale (ML) também está presente na França inteira. É um órgão que se engaja a promover a inclusão de jovens de 16 à 25 anos. Ou seja, a inclusão profissional, educacional, na vida comunitária e no pleno exercício de seus direitos.
Dentro desse objetivo, eles possuem um setor responsável pela orientação de jovens que querem empreender. É o chamado setor de Création d’activité. Eu mesma pude estagiar nesse setor na Mission Locale de Paris durante o segundo ano do meu mestrado em Orientação, Avaliação e Conselho e te garanto que eles tem um verdadeiro compromisso com os jovens.
Nesse setor, você pode encontrar acompanhamento para conhecimento de si e do projeto. Envolve, por exemplo, realizar business plan e análise SWOT. Além disso, também ajuda a trabalhar a autoconfiança, realizar ateliês em grupo, entre muitos outros acompanhamentos personalizados. Também é possível testar o seu projeto durante uma coopérative, conversar com empreendedores da sua área, etc.! O mais legal da ML é que eles possuem muitos parceiros (incluindo o Google, sim ou sim?). Portanto, se você souber aproveitar e for aberta(o) para o aprendizado, você tem acesso a muitos conteúdos bacanas de forma completamente gratuita.
Para achá-los, é só pesquisar “Mission Locale” e a cidade ou área que você mora, mas de qualquer forma, contactando a Mission Locale de Paris, eles irão te redirecionar para a ML certa.
3 – Positive Planet
Outra associação muito interessante para quem quer empreender na França é a Positive Planet. Essa associação luta contra todas as formas de pobreza e exclusão através do empreendedorismo positivo. Por isso, eles possuem inúmeros projetos de acompanhamentos individuais, em grupo e formas de financiamento para jovens e criadores desempregados.
O ponto mais forte da Positive Planet é que ela se engaja com a promoção do empreendedorismo nos grupos minoritários. Como, por exemplo, pessoas em situação de vulnerabilidade social, populações isoladas e de bairros prioritários e mulheres. Ou seja, lá o seu desejo vai ser acolhido sem preconceitos.
Extra: URSSAF
URSSAF: Você vai ouvir falar desse nome durante basicamente toda a vida da sua empresa na França. O URSSAF é o órgão que formaliza e ativa a sua empresa (seja essa empresa você mesmo. Ou seja, profissão liberal e prestação de serviços ou um comércio dito, como é o caso dos artisants et commerçants).
O mais legal do site deles é que eles tem uma imensidão de informações e vários e-books que ensinam os processos a seguir, seus deveres e direitos. Vale muito a pena explorar o site do URSSAF, que na minha opinião é muito bem feito. Nada melhor que boas informações vindas da fonte, não é mesmo?
Já sabe por onde começar?
E você, já conhecia alguma dessas associações citadas no artigo? Tem vontade de criar seu negócio em solo francês desde já ou é um plano antigo? É sempre uma boa ideia se organizar com antecedência e conhecer todas as possibilidades. Afinal, como já foi mencionado, para empreender é necessário ter planejamento organizado e paciência.
Enquanto você se prepara para empreender na França, comente abaixo a sua opinião. Por favor, fique à vontade para realizar perguntas, nos contar sobre sua experiência e dar dicas também!
Prazer! Eu sou a Gabriella, psicóloga online atuando com brasileiras no exterior. Também produzo conteúdos relativos à vida de imigrante, terapia cognitiva e curiosidades em psicologia. Amo animais, conhecer histórias, músicas, ler e aprender novos pratos culinários. Ao prazer da troca! 🙂