Hoje eu te convido a desmistificar alguns pontos sobre morar na Noruega junto comigo. Depois de nove anos morando aqui continuo recebendo alguns questionamentos sobre a Noruega que não são tão reais quanto parecem. Mas se erramos até mesmo quando se diz respeito ao nosso próprio país, imaginem quando se trata de um lugar distante do outro lado do oceano. Prontos pra conhecer mais sobre essas terras escandinavas?
1. Morar na Noruega significa ver a aurora boreal da janela de casa
Algo que as pessoas pensam sobre morar na Noruega, é que ao olharmos da janela de casa, já contemplamos as luzes da aurora no céu. No entanto, a realidade é outra, e não é possível ver a aurora boreal em todo lugar e o tempo todo. Esse fenômeno é mais comum no norte do país, principalmente na região de Tromsø que fica no circulo polar ártico.
Mesmo se estiver no norte do pais, a famosa “caçada da Aurora boreal” nos dá uma idéia de que não é algo tão simples. Existem empresas especializadas em caçadas. Eles pesquisam as regiões e horários com a maior probabilidade de visibilidade do fenômeno. Porque muitas vezes é necessário se afastar das cidades e buscar pela aurora em lugares distantes. A espera pode levar horas ou dias.
Se você tiver sorte, pode ser que em uma simples viagem a Tromsø, saia do hotel e se depare com a Aurora Boreal. Mas o mais importante é que se vier pra Noruega exclusivamente pra conhecer a aurora boreal, vai precisar fazer isso entre os meses de outubro a fevereiro. Aliás, existe uma época certa dependendo de cada coisa que queira viver no país.
Visite também meu Instagram.
2. Dá pra conhecer o país todo, já que ele é pequeno
A Noruega pode parecer pequena no mapa e se olharmos pra população de pouco mais de 5 milhões de habitantes vamos compreender porque as pessoas pensam que o país é pequeno e fácil de explorar rapidamente. Eu mesma há anos atrás me surpreendi quando descobri que nossa roadtrip saindo de Bergen até Oslo iria levar sete horas. Foi quando descobri que pra viajar até Tromsø de carro levaríamos 24 horas. A região costeira da Noruega é bem extensa e pode te surpreender.
Com o tempo entendi também o motivo dos noruegueses escolherem viagens de férias pra outros países da Europa. Lógico que um dos motivos é a procura por climas mais quentes. E outro motivo é o econômico. Isso descobri quando consegui viajar por uma semana pra Espanha com hotel incluso, pagando o equivalente a uma passagem de avião até Tromsø. Por isso, levem em conta que morar e viajar dentro da Noruega pode ser bem caro.
Em outras palavras o custo de vida na Noruega não é tão atrativo, mesmo com os salários mais desejados. E é esse um dos motivos pelos quais grande parte dos noruegueses não conhece tão bem o país. Por isso, quando alguém me pede dicas de viagem e inclui lugares tão distantes um do outro no cronograma dos sonhos, o primeiro aviso é que elas precisarão de tempo e logicamente uma boa poupança pra realizar todos os desejos.
3. Morar na Noruega é sinônimo de viver com frio
O que mais ouvi antes de vir para Noruega é que iria congelar na terra do gelo ou a pergunta clássica: Vai morar na Noruega pra passar frio?
Confesso que as vezes o frio é extremo e em algumas regiões, é frio o tempo todo. Mas em grande parte do país temos uma pausa de temperaturas negativas e o clima fica bem ameno por uma boa parte do tempo. Já faz uns anos, mas ainda lembro de ter feito 30 graus em Bergen em um mês de julho. O comum é uma temperatura média entre os 18 e 25 graus no verão aqui da cidade. Confere esse post sobre o verão na Noruega.
O que muita gente não espera é que todos os lugares fechados são aquecidos. Todos mesmo! Eu mesma não tinha noção disso, até minha primeira visita em 2010. As casas na Noruega são isoladas e preparadas pro inverno. O único problema é o valor da energia elétrica. Motivo pelo qual até hoje é comum ter uma lareira em casa.
Nosso apartamento já tem todo o sistema pra instalação pronto. Só falta o dinheiro e isso nos leva para um dos maiores mitos sobre a Noruega.
4. Morar na Noruega é ter muito dinheiro
É algo bem comum imaginarem que o fato de estarmos em um dos países mais ricos do mundo, nos faz respectivamente ricos. Mas não é bem assim… Nesse artigo “custo e poder de comprar na Europa“, a Kelly fala um pouco sobre custo de vida e poder de compra nos países da Europa.
Em primeiro lugar é preciso entender que a Noruega é um país que adota o modelo de bem estar social. O governo realmente arca com as despesas de pessoas que não tem como se manter. Entretanto, dados recentes apontam que a pobreza vem aumentando no país. A pobreza na Noruega não pode ser vista como a que existe em países subdesenvolvidos. Então evitem essa comparação.
De acordo com a ONU estima-se que cerca de 10 por cento da população da Noruega vive abaixo da linha de pobreza relativa, que é definida pelo fato de você ganhar menos de 60% da renda mediana. A pobreza na Noruega não é uma ameaça à vida, mas existe o risco de desnutrição e principalmente de problemas mentais. É um alarme que tem chamado atenção nos ultimos anos.
Mas para viver razoavelmente bem na Noruega precisamos de um salário acima da média. E nem sempre será possível conseguir guardar dinheiro, mas não há como reclamar de todas as vantagens de viver em um país com um indice de desigualdade pequeno. O fato de termos que trabalhar todos os dias e pagarmos impostos altos mostra que não somos ricos e se precisarmos parar de trabalhar poderemos ter sérios problemas econômicos. Dá uma olhada nesse meu artigo sobre custo de vida na Noruega.
5. Significa amar os “Vikings”
Desde que comecei o instagram notei que os maiores fãs de Vikings são os brasileiros. A grande maioria dos noruegueses, de acordo com o que observo, vê todas as lendas nórdicas e histórias da Era viking como nós brasileiros vemos nossa história de colonização e folclóre nacional. Ou seja, não são tão interessados. Por muito tempo os vikings eram vistos só como piratas e eram até motivo de vergonha para muitos.
Lógico que a famosa série “Vikings” trouxe uma visibilidade maior ao tema e mais pessoas passaram a procurar a cultura nórdica. E desde a década de 70 as religiões que cultuam os deuses nórdicos são regulamentadas no país, mas nos últimos anos os membros cresceram consideravelmente.
Várias regiões do país tem Vilas Vikings e membros que em determinada época largam todos os detalhes da sociedade moderna e vão viver como verdadeiros vikings nessas vilas. Algo inegável é a maneira como a Noruega preserva toda historia e valoriza a cultura através de vários museus e eventos. Isso é algo que realmente amo na Noruega. E é um dos motivos que me fez criar a terça-feira viking, um dia onde todo conteúdo preparado é voltado a a cultura nórdica e a Era Viking.
Te espero na Noruega!
Sou paranaense. Moro em Bergen, na Noruega, há doze anos com meu marido e nossa filha. Sou formada em História com especialização na área de pedagogia e na Noruega precisei começar do zero. Me surpreendi com o resultado. Hoje trabalho em uma escola municipal e no meu tempo livre, crio roteiros personalizados de viagem para Noruega.
Respostas de 5
Esse site tá perfeito super explicativo
Ótimas informações sobre a Noruega. Parabenizo Erinice sobre a iniciativa. Siga em frente.
Estou indo pra Noruega! 🤞🏼🤞🏼🤞🏼 Próximo a Bergen. Medo de não dar certo e não aguentar de saudade da minha terra e do português.
Parabéns Erenice pelo artigo, trouxe pontos importantes para quem busca informações para escolher o país, conteúdo maravilhoso.