Comecei a pesquisar alguns locais para conhecer com as crianças após a chegada em Singapura e me deparei com vários parquinhos aquáticos, a maioria gratuitos. Como Singapura é muito quente o ano inteiro, é bem comum encontrar esses parquinhos. Antes de nos mudarmos, ficamos em um apart hotel por aproximadamente 40 dias. Precisamos esperar nosso visto ficar pronto para podermos alugar um apartamento e matricular as crianças na escola. Enquanto isso, explorava o país e levava meus filhos para conhecer alguns dos parquinhos que listarei em seguida.
Preparo antes de sair com as crianças para os parquinhos aquáticos
Primeiramente, precisávamos acordar bem cedo para sair no início da manhã. Como Singapura é quente o ano inteiro, não dá para ficar muito tempo expostos ao sol. Além disso, antes de sair de casa, o ritual era o mesmo: passar protetor solar, mochila com água, comidinhas para passar tempo e boné na cabeça. Contudo, sempre voltávamos com a marca da blusa. Um bronzeado é inevitável, mesmo com proteção.
Nos primeiros 2 meses não tínhamos carrinho, e visitava todos os lugares de ônibus. Poderia ter utilizado táxi também, o que seria muito menos cansativo. Entretanto, meu objetivo era explorar a cidade ao máximo para me familiarizar com o país. Uma dica para quem não quer se perder ao se aventurar por Singapura é baixar o aplicativo City Map. No aplicativo, você coloca sua origem e seu destino e ele te mostra inúmeras opções de como chegar ao local, utilizando tanto ônibus como metrô. Contudo, eu preferi utilizar somente o ônibus, pois de metrô era necessário andar mais entre trocas de linhas. No final dos passeios, meu filho menor sempre pedia colo, então, precisava poupar energia.
Durante a semana tentava somente visitar locais gratuitos, pois Singapura é um país caro. Deixava as atividades pagas para o fim de semana, com a família toda presente.
Parquinhos aquáticos gratuitos
1- Play Heights
Localizado em uma região que não é visada para turismo (Toa Payoh). Portanto, se procura um local calmo para ir com as crianças, recomendo este lugar. Este parquinho está localizado dentro de conjuntos habitacionais (HDBs), muito comuns em Singapura, mas que são de acesso livre. Esse de longe foi um dos parques que as crianças mais gostaram. O parquinho de água possui temática marítima, com barcos e peixes para as crianças se divertirem ainda mais.
Há uma área reservada em frente ao parquinho para dar banho e trocar de roupa. Portanto, é sempre bom levar uma roupa extra ou roupa de banho para trocar as crianças depois. Tudo foi muito bem pensado para a família não passar aperto. Além do parquinho de água, as crianças também podem brincar em um parquinho de areia com balanços e uma pequena tirolesa. Há uma área com brinquedos mais radicais para crianças maiores também, além de uma pequena pista para andar de bicicleta, e pula-pula.
2- Splash´n Surf
Localizado no último andar do estádio nacional de Singapura. É um local em que geralmente as famílias passam o dia, pois possui uma pista de corrida, onde você encontra várias pessoas andando de patins, pedalando bicicletas e fazendo atividades físicas.
Quando você chega à parte do parquinho aquático, dá a impressão de que é pago, pois conta com 2 guarda-vidas, além de uma piscina pequena para os pequenos, tobogã e chafarizes de cogumelos. Também possui banheiros para troca de roupa após se divertirem. E quando a fome bater, há um shopping logo abaixo do parquinho.
3- Parquinho aquático do Shopping Causeway Point
Parquinho aquático localizado no sétimo andar do shopping. Possui temática da pré-história, com dinossauros e seus ovos que saem água, escalada ao vulcão que termina em um tobogã. Possui também uma pequena área para troca de roupa e banho. Logo na saída do parquinho há uma praça de alimentação com bastantes variedades. Não é um espaço muito grande,mas geralmente não fica muito cheio.
4- Children´s Garden- Gardens by the Bay
Parquinho aquático que está localizado em uma das áreas mais visitadas do país. Você consegue ter uma bela visão do Marina Bay Sands, hotel mais famoso de Singapura. O parquinho conta com banheiros e chuveiros para troca de roupa.
Além disso, possui uma extensa área para adultos e crianças se refrescarem, e uma área pequena para as crianças menores, com água saindo das esculturas de peixes. Ao lado, possui um parquinho que fica na sombra, caso opte por não se expor ao sol. Também possui uma arquibancada na sombra, caso opte por somente observar seus filhos se divertindo. Possui um restaurante com comida ocidental ao lado do parquinho. Mas caso prefira outras opções, há um centro gastronômico a 5 minutos de caminhada.
Parquinhos aquáticos pagos
5- Parquinho aquático dentro do zoológico de Singapura
Ótimo para se refrescar após a longa caminhada pelo zoológico. Entretanto, para acessá-lo, é preciso entrar no zoológico, já que o parquinho está localizado na área infantil (KidzWorld) do local. Possui chuveiros e banheiros para troca de roupa também, além de uma área na sombra para os pais se sentarem enquanto observam seus filhos brincarem.
6- Parquinho aquático do Museu da Ciência
Bastante interessante, com a temática encontrada dentro do museu. Possui um labirinto de água, uma torre com relógio que mede a velocidade do vento e a quantidade de água de chuva, além de um labirinto de jatos de água. Entretanto, é necessário comprar ingresso de uma das atrações do museu para poder ter acesso ao parquinho aquático.
Em suma, quando for passear com as crianças, não se esqueça de levar o kit básico de banho: roupas, toalhas e protetor solar. Singapura oferece muitas atrações gratuitas aos pequenos, e os parquinhos aquáticos são uma diversão à parte.
https://diariodeumaexpatriada.com.br/
https://www.sassymamasg.com/play-free-water-play-parks/
.
Casada e mãe de 2 filhos. Atualmente morando em Singapura.