A culinária alemã é um dos diversos motivos pelos quais as pessoas são fascinadas pela Alemanha. Com diversos pratos típicos conhecidos mundialmente, esse país conta com uma culinária diversificada e muito saborosa. Como expatriada, pude me deliciar por diversas vezes morando aqui. Assim, trago para vocês, nesse artigo, alguns dos pratos alemães, que, na minha opinião, são imperdíveis para quem visita o país.
Schnitzel
O nome desse famoso prato é o diminutivo da palavra “Sniz”, que, em alemão usado na idade média, significa “pedaço”. O prato consiste em um pedaço de carne bem fino – o mais tradicional é feito de porco – envolto em farinha de rosca e frito. Ele é semelhante ao filé à milanesa brasileiro, embora mais fino. Como acompanhamento, existem diversas opções, como diversas formas de batata (afinal, é Alemanha) e os mais diversos molhos possíveis. Assim como no Brasil, há na Alemanha muita criatividade na culinária – já comi, inclusive, Schnitzel havaiano, com abacaxi (uma delícia).
Joelho de porco
Quando você estiver em um restaurante típico alemão, aconselho você a pedir um joelho de porco, ou, em alemão “Schweinshaxe”. Esse prato é muito famoso na região da Baviera, mas você também poderá encontrá-lo em todas as regiões da Alemanha. O prato é um joelho de porco assado e muitas vezes pururucado, com acompanhamentos, tais como purê de batatas ou batata assada, repolho “Sauerkraut” e molho típico. Além disso, há uma outra espécie de joelho de porco, que se chama “Eisbein”, mas esse prato, o joelho, é fervido ou em conserva. Eu adorei esse prato, pois a carne é bem macia e adoro os acompanhamentos, mas já ouvi muitos brasileiros provarem e “não acharem nada demais”. A minha dica então é provar mesmo assim, pois é algo bem típico de se fazer por aqui.
Bratwurst
A famosa “salsicha alemã” é talvez o prato alemão mais famoso internacionalmente. Presente na maioria dos eventos alemães, pode ser encontrada de inúmeras cores e tamanhos. Em muitas regiões da Alemanha, há uma Bratwurst típica do local. Algumas das mais famosas são a Nürnberger, de um tamanho menor (de sete a nove centímetros) e sabor suave; a Fränkische, relativamente mais longa, com sabor semelhante à proveniente de Nuremberg; há também a Thüringer, com um sabor mais apimentado. Em muitas feiras e restaurantes há essa iguaria, podendo ser saboreada dentro de um pão ou em um prato com acompanhamentos típicos da região. Além disso, há espécies de salsichas em conserva, as quais, em datas comemorativas vem com desenhos, como de Papai Noel, no Natal, ou de bola de futebol, na copa do mundo.
Spätzle
Spätzle é um prato típico do sul da Alemanha, mais especificamente da Suábia. É um tipo de macarrão feito com farinha rica em proteína, não precisando, dessa forma, necessariamente de ovos. Tal prato era muito famoso na idade média entre os pequenos proprietários rurais e o povo mais simples, pois era um prato mais barato. Atualmente, o prato é feito com ovos, farinha, sal e água, e o costume é utilizar sempre um ovo a mais do que a quantidade de pessoas que comerá a refeição. Uma variedade muito conhecida é o Käsespätzle, que é preparado com molho de queijo gratinado.
Apfelstrudel
Para finalizar, não poderia faltar uma sobremesa alemã. E a mais famosa de todas certamente é o Apfelstrudel. Esse doce é feito de massa folhada em formato de “trouxinha”, com recheio de pasta de maçãs com canela e polvilhado com açúcar de confeiteiro por cima. Poderá ser servido com Sahne, uma especie de chantilly alemão, mais leve, ou com sorvete de baunilha. Apesar de ser uma sobremesa muito consumida na Alemanha, ela tem origem austríaca, da cidade de Viena.
Então são esses os principais pratos típicos alemães. São pratos que indico para todos aqueles que tem curiosidade em conhecer a Alemanha e a sua culinária. Esse pratos saboroso farão o viajante se aproximar do povo e da cultura alemã, além de acrescentar muito ao turismo local.
Para mais textos da autora, cliquem aqui.
Oi! Eu sou a Kathlyn! Casada e natural de Porto Alegre, advogada e ex “concurseira”. Moro desde julho de 2017 na Alemanha e faço um LL.M na Faculdade de Colônia, desde Outubro de 2019. Morei também durante um ano na França, através de um programa de intercâmbio durante minha graduação no Brasil. Amo viajar e conhecer lugares e culturas novas. Adoro ler e fotografia. Tenho um perfil no Instagram, no qual mostro meu dia a dia e curiosidades.
Uma resposta