É comum associarmos uma viagem a um lugar e ao pensamento do que iremos comer lá. Pessoalmente, eu sempre associo conhecer um lugar novo à sua gastronomia. Acima de tudo, amo planejar uma viagem e colocar no roteiro lugares interessantes para comer e desfrutar.
Quando mudamos de país, não é diferente. Certamente, conhecer as comidas típicas nos traz a sensação de pertencer um pouco a esse determinado local.
Portanto, hoje vou apresentar a vocês um pouco das comidas típicas da Costa Rica. Surpreendentemente, existem muitas similaridades com a nossa comida brasileira.
Gallo Pinto
O típico café da manhã tico (expressão carinhosa que é usada aqui para referir-se aos costariquenhos) é o “Gallo Pinto”, que é bem diferente da idéia que temos de café da manhã.
O Gallo Pinto consiste na combinação de arroz com feijão preto frito, ovos mexidos, carne picada, banana da terra frita, tortilhas e queijo frito.
Um super café da manhã!
Almoço Típico
Para o almoço, há muitas variações, mas o mais popular e consumido no país é o “Casado”, quase um “PF” brasileiro.
O prato “PF” costarriquense é composto por feijão preto ou vermelho, arroz branco, banana da terra frita, uma salada de vegetais e uma proteína que pode ser carne vermelha, frango ou peixe empanado.
Também é muito consumido no país, principalmente no litoral o Ceviche, peixe cru marinado em um molho de limão com ervas. Em seguida são adicionados coentro, cebola, alho, tomate e pimentão.
Outra opção para almoço que é muito comum é “Olla de carne”, seria estilo uma sopa, um caldo saboroso com diversos legumes e um pedaço de carne com osso.
“Chifrijo“
O chifrijo é mais um prato típico da Costa Rica, comumente encontrado em bares. Ele é formado por “chincharrones” (uma espécie de torresmo), arroz, feijão, “pico de gallo” (estilo salada vinagrete) e guacamole, servido com nachos.
Sobremesas
“Tres leches” é uma sobremesa encontrada em qualquer lugar do país, e adoça o dia de qualquer pessoa.
É um bolo feito com três tipos de leite: leite evaporado, leite condensado e creme de leite, coberto com chantili. Um bolo bem molhadinho que derrete na boca.
Arroz com leite é outra sobremesa típica do país, um cremoso pudim à base de arroz, adoçado com leite condensado, com passas e canelas por cima.
Cafés
Se estamos falando de comidas típicas da Costa Rica, não podemos deixar de citar o tradicional café, cultivado aqui no país. Quem é amante de café com certeza irá se deliciar e degustar diversos cafés de primeira qualidade.
O café mais produzido no país é o da variedade arábica, que no Brasil seria o café gourmet. Seus grãos são cultivados em altitudes de 1400 a 1600 metros, em uma temperatura que varia de 24º a 27º graus centígrados.
A Costa Rica tem as condições perfeitas para este cultivo, sendo um grande exportador de café.
Há oito regiões específicas que produzem café: Vale Central, Tres Rios, Turrialba, Brunca, Guanacaste, Tarrazú, Orósi e Vale Ocidental.
Comida típica do dia-a-dia
Aqui, é bem popular pratos com arroz, que seria o arroz com algum acompanhamento.
O mais conhecido do país é o “arroz con pollo” – arroz com frango. Há também arroz com camarão, arroz com carne desfiada e arroz com lula.
Consome-se no país uma grande quantidade de frutas e vegetais, os mais diversos. Nos mercados sempre tem uma seção grande com todos os tipos de vegetais, sem falar nos hortifrutis que cada cidade tem.
Assim como em vários países da América Central, devido à origem indígena, a base alimentar é o milho. Há diversos pratos feitos à base de farinha de milho, como empanadas, tortilhas, “chorreadas” – uma espécie de panquecas feitas com farinha de milho.
A comida típica da Costa Rica é simples, porém saborosa, rica em carboidratos e gorduras, tendo como base o arroz, feijão, carnes e frutas tropicais.
Para mais textos da autora, clique aqui
Lorena é soteropolitana, metade brasileira, metade israelense. Advogada por formação e pelo sonho de tornar o mundo mais justo, Líder de Yoga do Riso por amor. Decidiu morar na Costa Rica para tornar o seu sonho de ter uma vida totalmente diferente em realidade. Morou em Israel por 6 anos, onde concluiu o ensino médio e serviu ao IDF. Ama viajar, conhecer pessoas, falar muito e se expressar sem repressões.
Respostas de 2
legal maneiro
Hojennnj