Muitos quando pensam na Holanda, imediatamente lembram das tulipas e campos verdes, bicicletas, mas a Holanda não é só isso. Aqui vai uma síntese das estações do ano no país, segundo o meu ponto de vista. Vamos falar então, sobre a Holanda e suas estações?
Nesse período, a paisagem é completamente diferente e a temperatura chega nos ponteiros negativos! Isso mesmo, abaixo do zero.
Outono/ inverno
Os meses de dezembro e janeiro são os mais frios e também os meses com menos luz solar, ou seja, o dia parece ser curto e a noite bem longa. Então, se estiver pensando em visitar esse país no inverno, já prepara uns bons agasalhos, meias e cachecóis bem quentinhos, pois você vai precisar.
Dias de sol
Outra dica: saibam que aqui, os dias começam a ficar mais curtos em setembro e assim vai até a chegada do inverno, onde teremos o quadro completo, que será: tempo cinza, frio, vento ( muito vento), chuva, neve, pouca luz, pessoas tristes, pouca ou nenhuma vontade de sair de casa.
Os holandeses são acostumados ao longo período sem muita luz, mas para mim e a maior parte dos estrangeiros, essa parte do ano (que na verdade é a maior período do ano), não é fácil.
E nos raros dias de sol, todos correm para fora de casa. Os bares e quiosques se enchem de vida, pois todos querem aproveitar o calorzinho do sol ao máximo. Esse costume também já peguei, pois como dizem aqui ” na Holanda, você nunca sabe quando será o próximo dia de sol”.
A primavera
Quando finalmente chega a primavera, meu coração se enche de alegria. Essa é a minha estação preferida, porque os dias ficam mais longos e o período de frio intenso termina. É nesse período do ano que os campos se enchem de flores e tulipas e retornam as atividades ao ar livre.
Eu digo sempre que a primavera é o recomeçar da vida. Parece titulo de filme ou livro, mas não é. Esse é o círculo da vida aqui na Holanda, sobretudo para nós que saímos de um país com clima tropical/equatorial.
Passear de bicicleta, patins, fazer um picnic nos parques, fazer caminhadas, alimentar os cisnes e gansos que estão sempre nas águas dos inúmeros córregos e lagoas, são atividades comuns nos finais de semana.
O verão
Durante o verão, em quase todas as cidades acontece o Festival de Verão. São eventos onde tocam músicas ao vivo, com muita dança e barracas com comida e bebida.
Em algumas cidades, como Rotterdam, Den Haag e Amsterdam, os festivais reúnem Djs nacionais e internacionais, sendo que o mais famoso festival conta com a animação dos melhores DJs da Europa.
As praias mais badaladas estão em Scheveningen e Den Haag, e são também as mais caras. Eu prefiro lugares mais sossegados, então vou sempre na praia aqui perto de Rotterdam, a cidade se chama Hoek van Holland.
Praias durante o verão
O lugar é tranquilo e tem toda a infraestrutura necessária de bares, serviço higiênico etc. Mas, se você pensa que vai se jogar no mar e se deliciar com aquela água na temperatura quentinha, minha amiga, meu amigo … esquece isso!
Aqui estamos nos mares do Norte, Oceano Atlântico = água fria! Isso mesmo. A água é sempre fria, mesmo que venha nos meses mais quentes do ano que são junho, julho e agosto (verão europeu).
Aqui a temperatura mesmo no verão nunca é muito alta. No dia que vi o termômetro marcar 35°, fiquei tão feliz que até fiz uma foto!
Quando digo “temperatura muito alta”, entenda que me refiro ao ponto de vista dos holandeses! Para eles, 25° está maravilhoso e 30° já estão reclamando de estar muito quente.
Quando tudo começa a mudar novamente
Chegando no final do mês de agosto, as pessoas se entristecem de novo, os festivais acabam, as folhas e as paisagens começam a mudar de cor, lentamente todos iniciam a se preparar para mais um inverno.
O aquecedor ligado para esquentar a casa, a coberta térmica na cama, as blusas, toucas, luvas e cachecóis ocupam os lugares das sandálias e chinelos.
O inverno chegou novamente, outro ano se passou e mais uma vez é hora de recomeçar o ciclo das estações. E aguardar a chegada da próxima primavera.
Para mais textos como esse, clique aqui.
Magna Rodrigues, 42 anos, de Corumbá MS-Pantanal. Sou formada em Administração, Finanças e Marketing, e em Enfermagem, área que amo e em que trabalho há quase 15 anos. Adoro viajar, conhecer novas culturas e aprender novas receitas culinárias. Já morei na Itália e em Dubai. Atualmente moro na Holanda e estou aprendendo a minha quinta língua. Aliás, essa é uma coisa que também gosto muito de fazer! Afinal, aprender nunca é demais não é?!?!
Uma resposta
Muito bom ! Adorei !