Prezados leitores que nos acompanham quero compartilhar com vocês, como se apresenta a Irlanda, a ilha esmeralda para uma imigrante. Digo a vocês que o nosso retrato dos 6 primeiros meses da Irlanda, tem sido uma verdadeira pintura, uma obra de arte de Vincent van Gogh com a sinfonia de Beethoven.
Dublin e seus moradores são gentis, generosos, alegres e verdadeiramente lindos, por dentro e por fora.
Estamos tendo aqui a qualidade de vida que tanto buscávamos ter, somada e alinhada às nossas prioridades de vida.
Antes de mais nada, a escola que escolhemos para as crianças é católica e tem uniforme no estilo retrô. O dos meninos é: gravata, camisa, calça social, suéter e tênis preto. Já as meninas usam: saia ou vestido, camisa, gravata e sapato preto.
Confesso que já estou apaixonada por toda a estrutura escolar e educacional da Irlanda, que conta, além disso, com professores doces e gentis.
Assim é a Irlanda para uma imigrante: um país verde
Não é a toa que chamam a Irlanda de ilha esmeralda. A cidade é inteira preservada com áreas verdes, muito arborizada, florida, com margaridas e dentes de leão por todos os seus gramados. Sem dúvida é tudo muito convidativo para atividades ao ar livre. Eu, por exemplo, voltei a praticar corrida e estou adorando me exercitar. Estou conseguindo assim praticar atividades mais livres e de impacto sem estar dentro de uma academia.
Nos finais de semana, sempre que temos sol, valorizamos muito esse clima e, em geral, vamos para algum parque aproveitar o dia. Não só nós, claro, pois os parques lotam de famílias fazendo picnic em seus gramados.
Os parques que têm market food são os nossos preferidos, já que têm barracas com comidas para todos os gostos. E uma coisa de que nós gostamos é de comer bem! Enquanto relaxamos sentados nos gramados verdes, as crianças se divertem em playgrounds, com bolas, brinquedos, bicicletas, scooter ou, simplesmente correndo.
Ver a aurora Boreal na Irlanda – a sensação para uma imigrante
Estamos mesmo sendo tão bem recebidos por esse país, que até fenômenos cósmicos estão nos presenteando! Dessa forma, assim é a Irlanda para uma imigrante como eu: um local que transmite essa atmosfera de boas energias e de acontecimentos inesperados.
Exemplo disso foi a neve que caiu assim que chegamos, coisa que não acontecia em Dublin há 4 anos. E, mais recenemente, a aurora boreal, evento RARO, que teve como fator desencadeante uma das maiores tempestades solares das últimas duas décadas. Foi realmente uma grande sorte e que boa escolha a nossa! Por isso costumo dizer que DEUS SEMPRE TEM O MELHOR PRA MIM.
Numa sexta-feira, dia 10 de maio, por volta das 23:30h, os céus de Dublin se iluminaram com uma exibição espetacular de aurora boreal, um fenômeno raramente visto tão ao sul na Europa. Tivemos, assim, a sorte de testemunhar esse show da natureza. Faixas de luzes dançando no céu em tons de roxo, verde e outras cores, um espetáculo geralmente reservado para latitudes muito mais ao norte.
Há registros de que, aproximadamente uma vez a cada 10 anos, aconteça um evento solar forte o bastante para gerar auroras bem visíveis nos céus da Irlanda. Em 2003, por exemplo, as auroras que apareceram no céu irlandês puderam ser vistas na Flórida (EUA) e até em Cuba.
Mais sobre as auroras boreais
Nesse acontecimento do dia 10 de maio no hemisfério norte, ocorreram relatos de auroras boreais em outras cidades. Aconteceu também em Budapeste, na Hungria, Reix, na Suíça, e até Londres, no Reino Unido.
As auroras, tanto a boreal (também chamada “norther lights” – luzes do norte), quanto as austrais – luzes do sul, ocorrem quando as partículas carregadas de energia solar interagem com a atmosfera terrestre. O resultado dessa intereção é o aparecimento de luzes coloridas. Em geral, os padrões luminosos são verdes e vermelhos, proporcionando um lindo espetáculo visual no céu. Esses fenômenos podemos ver a olhos nus, como também através das lentes das câmeras do celular.
Os parques de Dublin – natureza na Irlanda para uma imigrante
Como uma imigrante na Irlanda, me sinto presenteada e verdadeiramente deslumbrada com toda essa natureza e paisagens exuberantes que vejo por aqui. É incrivel, como esse país se apresentou para mim sendo expatriada! Recém chegada em Dublin, me deparo com as imensas opções e variedades de parques e espaços para as famílias se divertirem e terem momentos de qualidade. Cada dia para mim se torna mais lindo que o outro!
Herbert Park
Começamos pelo Herbert Park, no qual aos domingos tem market food – barracas de comida de várias etnias. Fomos lá especialmente para provar e prestigiar o pastel de uma brasileira empreendedora que vive aqui.
O Herbert Park em Dublin 4 é incrivelmente adorável. É cercado por cerejeiras que, naquela altura do ano – abril – já estão floridas, trazendo um charme, delicadeza e muito romantismo ao parque. Além disso, tem uma quadra de futebol, onde times bem organizados de amigos se encontram. Aproveitam então para se reunirem e se divertirem com uma partida de futebol.
Ademais, esse parque tem uma estrutura de playground bem legal, que conta com tirolesa, balanços, escorregas, trepa trepa e alguns brinquedos para bebês até 2 anos. Conta também com um café maravilhoso ao fundo, sendo que esse tipo de café é bem cliche na Irlanda. Há muitas cafeterias aqui, e podemos encontrar uma a cada quarteirão.
São dias que certamente ficarão na memória como muito felizes para mim, como uma imigrante na Irlanda. Fazemos nessas ocasiões tudo o que as crianças mais gostam, ou seja: brincar, se divertir, comer e ter nossa atenção. Não apenas isso, mas sentimos que assim damos a eles o melhor de nós dois. Afinal, desde que estavam no meu ventre, nós nos prometemos, e a eles também, que faríamos de tudo para os fazermos felizes. Não só isso, mas que mostraríamos o mundo para eles.
Tymon Park
Esse parque é gigantesco também e está localizado em Tallaght, um parque regional de 120 hectares (300 acres) situado em ambos os lados da autoestrada M50 e localizado entre as estradas N81 e Greenhills.
O parque é simplesmente sensacional! Tem playgrounds espalhados por vários pontos, trilha, uma floresta das fadas, onde as crianças adentram em um mundo mágico com casinhas de fadas nas árvores, escupidas em troncos de madeiras. Enfim, o mundo da imaginação das crianças é aguçado e elas batem nas portinhas das casas esperando que uma fadinha abra.
Aos sábados acontece market food com barracas de comidas e artesanato. Comemos um sanduíche artesanal espetacular e super bem servido. Já as crianças, escolheram comer uma pizza feita na hora, que também que foi um sucesso.
Tem lá também um pequeno laguinho que corre entre o espaço de market food e o playground, que tornou o parque super divertido para as crianças. Tanto o clima como a temperatura da água estavam na medida e eles puderam brincar ali, enquanto a gente estendeu um tapete de picnic e sentamos ao sol enquanto os observávamos.
Além disso, como tem música ao vivo aos sábados, ouvimos um show de voz e violão, e nos sentimos como que vivendo em um filme. Como se não bastasse, aconteceu um show de mágica que encantou e envolveu ainda mais os pequenos.
O dia foi tão perfeito e extraordinário que já queríamos eleger o parque como nosso preferido, apesar de ainda não termos conhecido nem a metade das opções que temos por aqui.
Marley Park
O domingo do dia 19 de maio amanheceu um espetáculo! O astro rei -SOL- brilhava no céu de Dublin, deixando o céu de um azul impossível de não admirar! Com aquele tempo, uma atmosfera acolhedora nos convidava para mais um dia de passeio ao ar livre.
Então com indicação de amigas fomos conhecer o Marley parque, pois conta com market food aos domingos. E logo na chegada já fomos presenteados com uma vaga de estacionamento bem em frente ao parque, já que chegamos tarde e estava lotado.
Fomos a seguir surpreendidos com o verde do gramado bem cuidado repleto de pequenas flores do campo que geravam uma elegância e romantismo inspiradores. Ao fundo, se destacava a bela paisagem de montanhas. Já havia ali famílias super bem organizadas com seus tapetes de picnic e as crianças brincando.
As barraquinhas de comida ficam em um espaço bem localizado perto dos banheiros. Há ali mesas com bancos de madeiras bem conservadom e tudo super limpo. Equipes de limpeza percorriam o parque com carrinho de retirada de lixo, cuidando da retirada e manutenção dos lixos das lixeiras.
Porém, a área de playground ficava a uns 20 minutos de onde acontecia o market food, e então não fomos até lá. Acabamos por optar ficar por ali mesmo, curtindo o sol, a paisagem, as flores, o gramado impecável e todo aquele alto astral de acolhimento, paz e alegria que nos envolvia .
Casada há 21 anos, 39 anos, Mãe da Zoe (5 anos) e do Hiram (9 anos). Ex bancária, formada em Contabilidade, ex-sócia e proprietária da empresa Brazil Country Boots, fui por 3 anos Travell Planer na agência de viagem hm miles and tour e atualmente estou em transição de carreira em Dublin na Irlanda.
Com experiência e memórias de 5 países onde morei e tenho na bagagem: Itália, Inglaterra, Austrália, Portugal e atualmente Irlanda. Venho compartilhar com vocês experiências de mãe para mãe e a vida de uma expatriada pelo mundo.