Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A pandemia nos deixou com menos paciência pra lidar com as birras?

Última atualização do post:

lidar com birras
fundo rosa com o titulo do texto e o desenho de uma mulher de cabelos longos e ruivos, com o rosto demosntrando nervoso

Criar filhos em tempos de pandemia requer uma carga extra de paciência e disponibilidade de mães, pais e cuidadores. Pois as demandas mudaram e as redes de apoio que tínhamos não podem mais serem acessadas pela necessidade do distanciamento e do isolamento social. O impacto dessa mudança você encontrará praticamente em todas as casas onde residem crianças. Os conflitos, as birras, e a dificuldade de comunicação estão cada dia mais intensas. Mas como lidar então com as birras?

Como é possível não perder a paciência e gritar diante das birras constantes e diárias das crianças?

As birras e os comportamentos desafiadores precisam ser compreendidos como reações naturais da criança. Decorrentes da falta de maturidade cerebral para verbalizar o que está sentindo ou necessitando, a birra é uma explosão de emoções e sentimentos. Portanto em cada fase do desenvolvimento da criança se abre um novo mundo de possibilidades e descobertas que vivemos junto dela. Para isso é importante buscar soluções que não sejam violentas ou desrespeitosas, para ajudar a criança.

lidar com as birras
descrição da imagem-menina chorando e menino olhando pra ela-acervo canva.com

Além de entendermos sobre a fase na qual a criança está ou em qual fase ela está iniciando, é importante saber quais emoções e sentimentos sentimos diante esses comportamentos. Porém, também precisamos nos preparar emocionalmente para cada uma delas para podermos compreender o porquê de perdemos a paciência,

O ponto inicial é sempre a observação: o que mudou e quais são os seus maiores desafios com a criança? A birra e os comportamentos desafiadores geram quais sentimentos e emoções em você? E como você costuma reagir? Diante dessas observações reveja suas ações, e comece a perceber os movimentos e sinais que seu corpo dá diante das birras. Será que você trava o maxilar, aperta as mãos, sente um calor no rosto, tem dor de estômago? Cada uma de nós sente de uma maneira diferente.

Leiam também aqui: As escolhas que a vida nos dá

Prepare-se para lidar com as birras

Depois da observação é preciso, pensar nas soluções e estabelecer metas antes de colocar suas atitudes em prática. Portanto é necessário que você entenda que uma mãe sem paciência, pode agir de maneira violenta. Então para evitar essas consequências você deverá encontrar uma solução para extravasar a raiva. Uma opção pode ser sair de cena. Não podemos solucionar conflitos sem paciência. Caso decida sair é importante que avise a criança.

“A mamãe está ficando muito brava e precisa respirar para não gritar, vou até o quarto, respirar sozinha e volto pra terminar essa conversa com calma.”

Saia e vá se acalmar. Você pode gritar no travesseiro, gravar um áudio narrando o acontecido, rasgar papeis, enfim faça algo que extravase suas emoções, permita se sentir, para não agir por impulso sem pensar nas consequências.

Coloque em prática e permita se sentir

Quando você reconhece e valida seus sentimentos, consegue entender a necessidade de validar o da criança. A birra é uma necessidade demonstrada através do comportamento desafiador. Fica mais fácil de ser compreendido quando estamos mais dispostas e calmas para enfrentá-los. Reconhecer e validar sentimentos e emoções da criança é proporcionar uma educação emocional desde pequena, é entender e compreender a necessidade de respeitar os seus limites e os limites de todos.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kathy

Kathy

Olá! Sou Kathy, mãe de dois, pedagoga, educadora parental e criadora do perfil @kathy.educa. Em 2018 me mudei com a minha família para Alemanha, e desde então me dedico a apoiar famílias que buscam soluções mais respeitosas para lidar com os desafios diários com seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − five =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.