Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A rotina do autocuidado- como mantemos sendo expatriadas?

Última atualização do post:

a rotina do autocuidado
Autocuidado com a pele na rotina de uma expatriada - Imagem: Unsplash

Antes de mais nada, é importante mantermos uma rotina de autocuidado mesmo sendo expatriadas. Na correria do dia a dia de uma expatriada, muitas vezes acabamos esquecendo de nós mesmas. Tendemos a priorizar família e casa e vamos ficando de lado sem perceber. Sendo assim, precisamos manter uma rotina de autocuidado para que tanto nossa saúde física como mental não sejam comprometidas. Posso dizer a vocês que isso me ajudou bastante no processo de adaptação ao novo país.

Buscar atividades físicas que goste

Com a chegada em Singapura, busquei manter a rotina de autocuidado que possuía no Brasil, e que muitas vezes era difícil de realizar devido ao trabalho. Agora, embora trabalhe em casa, o tempo ainda continua curto, pois, ao mesmo tempo, preciso também me dedicar à família. Entretanto, separo um horário para realizar atividades físicas quase que diárias. Há uma rede de academias em Singapura que possui muitas filiais em todo o país. Mas, além dessa opção, muitos condomínios possuem uma pequena academia que consegue suprir as necessidades básicas de quem gosta de se exercitar.

Para os que são adeptos de aulas coletivas, as academias oferecem prática de yoga e algumas aulas funcionais também. Mas, além disso, podemos também encontrar alguns aparelhos para nos exercitarmos em praças públicas. Portanto, fazer algum tipo de atividade física faz bem não somente para sua saúde física, mas para a mente também. Dessa forma, você tem a oportunidade de conhecer novas pessoas, mudar de ambiente, além, como já disse, de trazer benefícios para sua saúde a longo prazo.

Aprender como rotina de autocuidado

Em Singapura há 4 idiomas oficiais, sendo o chinês e o inglês os mais falados no país. Como já falo o inglês, resolvi me aventurar no mandarim. Gosto de aprender idiomas e acho que faz muito bem para nossa mente ter novos desafios. Nunca é tarde para começar a estudar. Veja o que te agrada e vá em frente.

O mandarin é muito desafiador, pois não possui nenhuma semelhança com os idiomas ocidentais. Durante as aulas, além de aprender o idioma, também me familiarizo com a cultura chinesa, que é muito rica e que tem raízes históricas muito antigas. Além disso, você pode optar por fazer a certificação do idioma que está estudando também. No mandarim, você pode fazer o HSK (Mandarin Level Test), que é um exame de proficiência que possui diversos níveis.

a rotina do autocuidado
Estudando mandarim como rotina de autocuidado – Imagem: arquivo pessoal

Em Singapura você pode estudar de tudo um pouco: desde idiomas, até fazer uma nova graduação ou um mestrado, caso tenha mais tempo. O importante é não ficar parada.

Como a comida oriental é muito diferente da nossa, em Singapura você também consegue fazer cursos rápidos de culinária local. É uma boa maneira de conhecer os pratos típicos da região e de se aventurar na cozinha, para quem gosta, é claro! Da mesma forma, aprender a tocar um instrumento musical é muito comum no país. Ouço sempre vizinhos tocando piano e podemos encontrar escolas de música em muitos shoppings. Se você tiver uma veia artística, é um ótimo hobby como auto cuidado para se praticar.

Se arrumar não é luxo

Por achar que estamos a maior parte do tempo em casa, achamos que não devemos ter nenhuma ou pouca rotina de autocuidado. Fazer as unhas, arrumar o cabelo e realizar uma rotina básica de cuidados com a pele são parte da minha rotina. No Brasil já tinha esse costume de fazer as unhas, sendo assim, o mantive aqui. Trouxe somente alguns esmaltes do Brasil e consegui achar tudo o que precisava para manter o auto cuidado com as unhas em Singapura.

Em relação ao cabelo, achar produtos para cabelos ondulados e que tirem o frizz eh um desafio. Singapura é um país muito úmido e temos que viver à base de óleo para cabelo no mínimo umas três vezes por dia. Por ser um país asiático, achei que seria difícil encontrar produtos para outros tipos de cabelos que não fossem lisos. Entretanto, você consegue achar produtos de diferentes marcas e preços para todos os tipos de cabelo, o que é uma grande vantagem.

Para a pele, uma vantagem aqui são os preços mais baratos dos produtos asiáticos, que para mim, possuem uma qualidade excelente. Entretanto, você também consegue encontrar as marcas tradicionais se for em lojas de departamento, por exemplo. Infelizmente, com os mesmos preços exorbitantes do Brasil. Devido ao calor e sol o ano inteiro, é muito importante manter nesta rotina de autocuidados o uso do protetor solar diariamente.

Outro ponto importante é se vestir bem, mesmo em um dia comum. Isso eleva a autoestima. Uma roupa casual com uma maquiagem leve e um perfume suave já fazem toda a diferença e é um ótimo estímulo para começar bem o dia.

Religião como rotina de autocuidado

Primeiramente, para mim foi importante manter o contato com minha religião quando cheguei a Singapura. Encontrei uma igreja próxima de onde estava residindo e, a partir da primeira semana que cheguei, passei a frequentá-la todos os domingos. Para mim, essa é uma rotina de autocuidado muito importante, sobretudo para a saúde mental, principalmente se você está fora do seu país.

Além disso, em Singapura você encontra igrejas, templos e mesquitas das mais diversas religiões, pois é um país multicultural, o que para mim, foi um ponto muito positivo. Vale muito a pena fazer uma visita a estes locais, mesmo que não possua nenhuma religião. A arquitetura de todos é muito bonita e você pode observar as diferenças conforme a religião.

a rotina do autocuidado
A busca da religião como rotina de autocuidado – Imagem: arquivo pessoal

Sendo assim, buscar o auto cuidado no equilíbrio entre trabalho e bem-estar é a chave para manter a mente e corpo sãos. É importante encontrar um hobby e manter uma constância, pois não é somente porque está em um outro país, que precisa se abster do que fazia anteriormente.

https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g294265-Activities-c47-t175-Singapore.html https://diariodeumaexpatriada.com.br/

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Alessandra Oliveira Ferrari

Alessandra Oliveira Ferrari

Casada e mãe de 2 filhos.  Atualmente morando em Singapura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 14 =

LEIA TAMBÉM

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.