Quando a Bell me convidou para escrever sobre a minha experiência fora do Brasil, fiquei super animada e também um pouco nervosa.
Pensei ” 20 anos morando fora do Brasil, tenho muita história para contar” e ao mesmo tempo pensei ” por onde vou começar?” Rs…
Minha vida de expatriada
Então vamos lá!!! A minha vida de expatriada começou em 1999 quando, com 21 anos, deixei a minha cidade no Mato Grosso do Sul e peguei o avião com destino a Itália.
O choque cultural foi grande e a adaptação a esse novo mundo levou um certo tempo, pois me mudei para uma cidade super pequena, onde as pessoas olhavam com desconfiança os poucos estrangeiros que lá viviam, mas, com o tempo, todas as coisas foram se encaixando.
Após aprender a língua, fiz a validação do meu título de estudo e um curso de especialização para trabalhar na área da saúde.
O que eu amo na Europa é a curta distância entre os países. Por exemplo: de Milão, com um voo super curto (em alguns casos menos de uma hora) ou de carro, você pode visitar Portugal, Holanda, Espanha, Croácia etc…
Eu morei na Itália por 19 anos, aí resolvi mudar novamente. Visitei alguns países como Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, França e Holanda, para decidir onde seria minha nova residência.
Rotterdam
A minha busca por um novo lar terminou quando cheguei em Rotterdam- Holanda. Foi amor a primeira vista! Pensem em uma cidade que tem tudo e ao mesmo tempo não é gigante.
Assim é Rotterdam e eu não canso de olhar admirada para essa cidade e imagino 1000 fotos que poderia tirar em cada cantinho daqui.
Às vezes fico pensando na eterna caixinha de surpresas que é a vida.
Eu vivi 19 anos em um país no qual nunca me senti em casa, talvez porque uma grande parte da população que lá reside, faz questão de te lembrar todos os dias que você é um estrangeiro, o que não facilita a integração não é?!
Morarando em um país multicultural
Desde a primeira vez que pisei na Holanda me senti completamente em casa, talvez pelo fato desse país ser super multicultural e “open mind”.
Mesmo que você não saiba falar o holandês (cá para nós, oh lingua difícil viu!!) eles fazem o possível para te entender. Uma coisa super legal dos holandeses: quase todos falam inglês, o que isso falicita muito a vida dos expatriados.
Além disso, o governo oferece cursos gratuitos para os estrangeiros aprenderem a língua local, e tem também o “taal café”, que são encontros nas bibliotecas onde voluntários ajudam os estrangeiros na parte da conversação. Esse café me ajuda muito a corrigir a pronúncia.
Outro fato super positivo da Holanda é a grande oferta de empregos. A maioria são trabalhos simples, mas tem oferta para quem tem formação na área da saúde ou informática por exemplo.
Saúde
Ainda não me acostumei aqui com a mania dos médicos de tratar tudo com paracetamol. Não ria! Isso é sério! Se vc está com dor de dente, dor de estômago, cortou um pedaço do dedo etc… não tenha dúvida: o tratamento será paracetamol.
Outro fato interessante é que antes de ir para o hospital, você tem que ligar para o teu médico, explicar os sintomas e será ele a te dizer se você vai para o hospital ou não. As vezes é difícil entender esse sistema, mas cada país com suas peculiaridades, não é?
Sobre ser feliz!
À parte essas pequenas coisas, que sinceramente acho que dá para tirar de letra, se você pensar nos inúmeros benefícios que você tem vivendo aqui, como segurança, trabalho, um bom sistema de transporte público, o equilíbrio social (que também é muito bom, pois por exemplo: os impostos são pagos em base a quanto é a entrada monetária de cada um), a gente vive bem.
Mês que vem completo meu primeiro ano aqui na Holanda e em nenhum momento me arrependi por ter escolhido esse país para viver.
A Holanda é um país que me acolheu de braços abertos, e eu estou infinitamente agradecida pela oportunidade de enriquecer minha bagagem cultural e aperfeiçoar meu trabalho cada vez mais.
Esse é o lugar que eu escolhi para viver e é o cantinho de mundo que finalmente posso realmente chamar de casa.
Leiam aqui outros artigos da Europa
Magna Rodrigues, 42 anos, de Corumbá MS-Pantanal. Sou formada em Administração, Finanças e Marketing, e em Enfermagem, área que amo e em que trabalho há quase 15 anos. Adoro viajar, conhecer novas culturas e aprender novas receitas culinárias. Já morei na Itália e em Dubai. Atualmente moro na Holanda e estou aprendendo a minha quinta língua. Aliás, essa é uma coisa que também gosto muito de fazer! Afinal, aprender nunca é demais não é?!?!