Quem visita a cidade de Aachen logo pensa que chegou em um cenário de algum conto de fadas. Foi assim que eu me senti quando coloquei os pés pela primeira vez nessa cidade tão linda, que hoje eu chamo de meu lar.
Por que “cidade das águas”?
Aachen (Aquisgrana, em português, ou Aix-la-Chapelle, em francês), vem de “Aha” ou água em germânico, e os franceses mudaram para “Aix”. “Aquae Granni” era como os romanos a chamavam, em razão de inúmeras fontes termais de enxofre de até 75 graus Celsius. Acreditava-se que tais águas teriam propriedades curativas. Por essa razão, os romanos construíram inúmeros banhos, que eram utilizados por soldados.
Atualmente, a cidade ainda é repleta de fontes em homenagem ao seu nome, algumas delas ainda com águas termais. Além disso, existe na cidade um Spa chamado Carolus Thermen, onde é possível usufruir de banhos relaxantes em diversas temperaturas e saunas.
Carlos Magno, o grande monarca
Carlos Magno talvez tenha sido o monarca mais famoso relacionado com a cidade. Reza a lenda que foi em razão das inúmeras termas da cidade que ele transformou-a na capital do Sacro Império Romano-Germânico.
Desta forma, Aachen se tornou um centro político de suma importância para a Europa. Por essa razão, Aachen foi palco da coroação de 32 imperadores do império e a cidade europeia mais habitada e visitada por estadistas na história.
Quem passa pela Marktplatz se depara com uma estatua do famoso soberano em seu centro. Além disso, em toda a cidade e em inúmeras lojas há miniaturas do grande Carlos.
Arquitetura imponente em Aachen
Outras duas amostras da imponência de Carlos Magno e seu legado para a cidade são a prefeitura (Rathaus), antigo palácio do monarca, e a catedral – Dom em Alemão. A prefeitura foi palco de diversas coroações, com sua fachada repleta de estátuas de todos os monarcas que foram lá coroados.
Apesar de alguns incêndios e bombardeios na Segunda Guerra Mundial, o prédio ainda se mantém belo aos olhos dos que por lá passam. A Catedral, por sua vez, foi construída no intuito de ganhar apoio da Igreja Católica, sendo, a sua época, a igreja mais alta do Norte da Europa.
Contudo, para quem observa as duas estruturas – que se defrontam na Kathshof – percebe que o palácio de Carlos Magno tem uma altura superior à Catedral.
“Uma igreja pode ser alta, mas nunca mais alta do que o Palácio Real.”
Destaques internacionais
Além destes dois pontos turísticos importantíssimos para a cidade, Aachen destaca-se internacionalmente de outras formas nos dias de hoje. Uma das melhores universidades da Alemanha e do mundo – a RWTH, ou Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule – é sempre destaque em índices mundiais de ensino. Isso traz, todos os anos, inúmeros alunos estrangeiros à cidade.
Outro destaque internacional é o “Prêmio Internacional Carlos Magno”. Esse prêmio é entregue anualmente na cidade de Aachen para pessoas que tiveram destaque e fizeram contribuições para a União Europeia. Personalidades importantes que já receberam: Winston Churchill, Papa João Paulo II, Angela Merkel, entre outros.
Gastronomia e gostosuras em Aachen
Por fim, importante destacar a parte gastronômica desta cidade. O famoso Printen, espécie de pão-de-mel típico da cidade, encontra-se por toda parte. Além disso, existe na cidade uma fábrica da famosa marca de chocolate Lindt. Um outlet ao lado, vende chocolates dos mais diversos tipos e formatos a um preço bem menor do que o do mercado.
Aachen é uma cidade encantadora, com belezas arquitetônicas e uma historia sem igual. Para turismo, esta cidade é especial, contando com diversos pontos turísticos e atrações históricas. Nesse passo, como moradora desta cidade tão acolhedora indico fortemente ao turista uma passada por aqui.
Certamente, quem a conhece, vivenciou momentos espetaculares durante sua visita.
Para mais textos da autora, clique aqui
Oi! Eu sou a Kathlyn! Casada e natural de Porto Alegre, advogada e ex “concurseira”. Moro desde julho de 2017 na Alemanha e faço um LL.M na Faculdade de Colônia, desde Outubro de 2019. Morei também durante um ano na França, através de um programa de intercâmbio durante minha graduação no Brasil. Amo viajar e conhecer lugares e culturas novas. Adoro ler e fotografia. Tenho um perfil no Instagram, no qual mostro meu dia a dia e curiosidades.
Uma resposta
Oi Kathlyn, maravilhoso teu artigo, deu muita vontade de conhecer o lugar. Parabéns