Alugar ou arrendar um imóvel em Portugal, como os próprios portugueses falam aqui, requer tempo e muita procura, ainda mais se você não tiver todos os requisitos, que geralmente são solicitados.
Comecemos, em primeiro lugar, pela descrição do imóvel que você busca. Aqui em Portugal a quantidade de quartos é descrita pela letra T, por exemplo: T2 é um imóvel com dois quartos. Certamente, outras palavras que você vai ouvir ou ler em sua procura por imóveis serão casa de banho = banheiro, rés chão que significa o primeiro andar do prédio.
Outro ponto importante que se deve levar em conta nas suas buscas, é que quanto mais distante do centro de Lisboa, mais barato será o aluguel.
Como a economia portuguesa é a menor da Europa, o que posso dizer é que, qualquer diferença que consiga economizar, será melhor para o seu orçamento familiar, apesar da realidade financeira ser algo que precisa ser vivida para sentir, acredite! Aqui, qualquer cêntimo será bem vindo. Despesa com aluguel é o que mais pesa e leva boa parte do seu ordenado.
Opções de hospedagem
Quando chegamos em Portugal, passamos praticamente um mês procurando e tentando alugar um imóvel. Estávamos hospedados em hotel, mas existem também outras alternativas para ficar: Airbnb, hostel ou alugar um quarto, que se paga por mês.
Porém, até para alugar quartos por mês exigem caução + rendas e documentos de título de residência, sendo então, a melhor opção o Airbnb que você pode pagar por mês e não irão te pedir mais nada além do pagamento antecipado que você já o faz, pelo aplicativo.
Como ficamos em hotel e pagamos por dia, tornou-se ainda maior nossa preocupação em encontrar algo o mais rápido possível. Fizemos essa escolha pelo hotel, porque tínhamos em mente que seria algo rápido encontrarmos um imóvel, e que pagar algo por um mês, seria um desperdício de dinheiro.
Estávamos sempre na expectativa de que aquele dia daria certo fechar um negócio de aluguel. Porém, levamos um mês para conseguir um local para morar. Enviamos mais de 30 mensagens, mas recebemos retorno de somente seis imóveis para visita. E destes seis, apenas dois aceitaram nossas condições. Nós optamos pelo imóvel que exigiu somente uma renda + dois cauções e fiador.
Por isso minha dica é que alugue algo mensal assim que chegar para poupar dinheiro. Conseguir um imóvel não é tão rápido nem fácil como parece ser. No nosso primeiro arrendamento geralmente não temos escolha, e sim, somos escolhidos.
Documentos para alugar um imóvel em Portugal
Somente depois que você conseguir organizar seus documentos, seu trabalho, seu IRS (declaração de imposto de renda) é que chega o momento de procurar algo melhor do que aquele que você conseguiu quando chegou. Que se encaixa melhor com seu ordenado, de modo a poupar dinheiro, ou que você goste mais.
Você terá duas opções: alugar direto com o proprietário ou por imobiliária.
Ambos pedem até duas rendas (que será o pagamento antecipado do primeiro mês de aluguel) + um ou dois cauções (que será devolvido no final ao entregar o imóvel).
Os documentos solicitados serão: comprovação de renda, IRS, documentos de identificação (passaporte ou cartão de residência: que é como o RG e CPF do Brasil), e fiador que terá que apresentar os mesmos documentos.
Como a maioria não tem fiador, a saída será oferecer mais rendas ou mais cauções, que chega a ser em torno de 6 à 12 meses de aluguéis antecipados ou 4 cauções.
Sobre freguesias, aldeias, vilas e cidades
Quando te perguntam: qual o concelho? Qual é a freguesia? Essa é uma questão que muito confunde os recém chegados no momento de escolher a região ou preencher documentos e fichas em Portugal. Tentarei explicar abaixo para te ajudar a entender.
As povoações portuguesas se categorizam em aldeias, vilas e cidades. As aldeias podem ser sede de freguesia e, quando são, têm um brasão encimado por um castelo com três torres em sua bandeira, as vilas com quatro torres e as cidades com cinco torres.
✔️A Azambuja é uma vila, por isso tem no seu brasão quatro torres em sua bandeira.
✔️Amadora é uma cidade e tem cinco torres no brasão.
✔️Massamá é uma freguesia e só tem no brasão três torres.
Os municipios se dividem em freguesias e, no caso da Azambuja, a própria vila é sede de freguesia. Sendo assim, além do brasão de vila com quatro torres, Azambuja também tem um brasão para sua freguesia que só tem três torres.
Alugar um imóvel em Portugal: escolher a região para morar
A melhor maneira de escolher a região é sabendo com o que irá trabalhar. Isso lhe vai poupar tempo e dinheiro. Se você contabilizar o que gastará de combustível, pedágios e tempo que levará todos os dias, não valerá de nada economizar apenas no aluguel.
A dica é que você more próximo ao seu trabalho, podendo ser no mesmo concelho, na mesma freguesia ou nas proximidades de no máximo 20 minutos do trabalho.
Os lugares
Se morar na região sul de Lisboa: Costa da Caparica, Seixal, Setubal, Almada que ficam depois da ponte 21 de Abril, ( rodoferroviária que fica sobre o rio Tejo e tem 2.277 metros) . Ela liga a cidade de Lisboa (margem norte) à cidade de Almada (margem sul), levará em torno de 25 minutos de carro só para atravessá-la. Portanto é super importante considerar a região que vai escolher para morar.
As empresas sempre perguntam onde você mora, antes de marcar a entrevista, por causa da logística de tempo e dinheiro, e isso pode ser um ponto negativo, na hora do recrutamento.
Pesquise onde estão concentradas as opções da sua área profissional para buscar o imóvel. Um exemplo seria trabalhar como motorista da Uber, neste caso te indico morar na região de Lisboa, não vá para os entornos, que são afastados. Como o Uber é um trabalho autônomo, se você estiver nas regiões mais afastadas seus ganhos serão baixos.
O fluxo maior estará nas regiões turísticas, próximo ao aeroporto ou no grande centro de Lisboa. Regiões de Cascais, Sintra, Odivelas, Benfica, todas são boas regiões para esse tipo de profissão.
Já se sua intenção é a área de motorista de caminhão pesados, trabalhar em fábricas, armazéns, transportadoras, a melhor região é ao norte de Lisboa (Vila Franca de Xira, Carregado, Alverca, Alenquer e Azambuja) onde estão concentradas empresas desse ramo.
Lugares bons para se morar ao arredor de Lisboa
Distância de 30 à 40 minutos do centro de Lisboa:
✔️ Vilarejos próximos à Azambuja… Aveiro de cima, Vale do Paraíso, Virtude.
✔️Carregado, Vialonga, Alverca, Vila Franca de Xira, São João dos montes, Alhiandra, Alenquer, Castanheira do Ribateijo, Sobral do Monte Agraco, Arruda dos Vinhos.
✔️Azambuja, Cartaxo, Almeirim, Alpiarça, Coruche, Torres Novas, Abrantes, Tomar, Chamusca, Golegã.
✔️Entroncamento.
✔️Margem direita do Tejo, nas Lezírias: Benavente, Salvaterra de Magos, Almeirim, Alpiarça, Chamusca.
✔️Margem sul: Setúbal: Corroios, Miratejo, Pinhal Novo (tem muitas casas lindas), Seixal, Costa da Caparica, Almada.
Na Região Porto estão concentradas muitas empresas têxteis, temos:
✔️Vila nova de Gaia, a queridinha de todos que vão para o Porto.
✔️Paços de Ferreira: que é a cidade dos móveis, e possui muitas fábricas. Ikea e Aki são uma delas, além de confecção, com a fábrica da Zara por exemplo entre elas. Essa cidade fica à 25 minutos do Centro do Porto. Paredes é bem coladinho a Paços de Ferreira que é onde se encontra a estação de trem.
Espero que esse conteúdo agregue em suas pesquisas e aguce ainda mais sua curiosidade sobre essa terrinha tão acolhedora que é Portugal.
Leia aqui mais artigos sobre Portugal.
Casada há 21 anos, 39 anos, Mãe da Zoe (5 anos) e do Hiram (9 anos). Ex bancária, formada em Contabilidade, ex-sócia e proprietária da empresa Brazil Country Boots, fui por 3 anos Travell Planer na agência de viagem hm miles and tour e atualmente estou em transição de carreira em Dublin na Irlanda.
Com experiência e memórias de 5 países onde morei e tenho na bagagem: Itália, Inglaterra, Austrália, Portugal e atualmente Irlanda. Venho compartilhar com vocês experiências de mãe para mãe e a vida de uma expatriada pelo mundo.
Uma resposta