A celebração do Ano Novo chinês em Singapura, ou festa da primavera, é uma das maiores comemorações no país. Em 2025, a festa ocorrerá no final de janeiro. Contudo, desde o final de dezembro já podemos observar as decorações dos shopping e lojas. As cores predominantes das decorações são o vermelho e o dourado, e Singapura celebra o ano novo chinês com dois dias de feriados. Em diversas partes do país, mas principalmente na Chinatown, nos deparamos com música e comidas típicas, trazendo uma atmosfera festiva.
De onde vem a tradição
A celebração do Ano Novo chinês (veja mais sobre essa festa) se iniciou com o imperador Yu Shun, conhecido como o filho do sol, há mais de 4 mil anos. O objetivo era fazer os trabalhadores adorarem o céu e a terra, pois eram eles que sustentavam a população através das colheitas. A data foi mudando conforme as dinastias mudavam. Contudo, a partir da dinastia Han, que ocorreu depois de Cristo, foi que passaram a utilizar o calendário lunar, sendo, atualmente, padronizado por toda a China.
Acreditavam também que no último dia do ano lunar, havia um monstro chamado nian que surgia para destruir colheitas. E esse monstro temia a cor vermelha, barulhos e luz das chamas, é por isso que a cor vermelha predomina nas decorações. Atualmente, a cor relaciona-se à prosperidade.

Quando se comemora o ano novo chinês
Diferente do ano novo ocidental, o chinês é baseado nos ciclos da lua, contabilizando 1 ano cerca de 12 ciclos lunares completos. Sendo assim, a cada ano, a data do novo ano é diferente, pois o calendário chinês é diferente do ocidental. O ano novo chinês situa-se entre 21 de janeiro a 20 de fevereiro, e cada ano tem a denominação de um animal, remetendo à mitologia budista. Em 2025, o ano novo chinês começa a partir do dia 29 de janeiro.
A primavera é considerada o início de um novo ciclo. Para a sociedade agricultora da época, era tempo de fazer rituais e preces para agradecer a colheita do ano que passou e trazer esperança para a nova colheita no ano que se inicia. Na China este feriado costuma durar entre 7 a 15 dias, tamanha a importância dessa celebração.
2025: o ano da serpente
Há doze signos no horóscopo chinês, que eles levam muito a sério. Acreditam que o animal do ano que você nasceu exerce grande influência sobre sua vida. É o seu instinto, que quando provocado, surge de maneira involuntária. A serpente é o sexto animal do horóscopo e significa sabedoria, ambição e perspicácia. Os chineses acreditam que as pessoas nascidas no ano da serpente são ambiciosas, inteligentes e são seres intuitivos. Além disso, possuem uma forma de agir aguçada e rápida.
Tradições antes do ano novo chinês
Os chineses são muito supersticiosos. Sendo assim, as comemorações do ano novo se iniciam 1 mês antes. Os chineses preparam comidas especiais e as oferecem aos ancestrais, além de comprarem roupas novas também. Se tiverem que cortar o cabelo ou promoverem alguma mudança, essa época é a preferida. Cortar o cabelo após o novo ano chinês, significava que sua sorte iria embora.
Os chineses fazem uma limpeza geral nas casas, pois acreditam que, assim, eliminam tudo de ruim relacionado ao ano que está acabando, trazendo boa sorte para o ano que irá começar. Utilizam roupas vermelhas, e algumas partes da casa são enfeitadas e até mesmo pintadas de vermelho. Os chineses também enfeitam as casas com lanternas, além de soltarem muitos fogos de artifício.
Algo muito importante é a reunião em família nessa época, na qual os anfitriões preparam grandes banquetes para receber seus familiares. Se quiser jantar fora para comemorar o ano novo chinês, a reserva deve ser feita bem antes, pois muitas famílias optam por não cozinhar e comemorar o ano novo com seus parentes em um restaurante.
Outra tradição muito comum é a entrega de envelopes vermelhos com dinheiro. Importante é que a nota que será colocada dentro do envelope precisa ser nova, ou seja, nunca usada. Geralmente há um caixa eletrônico que emite essas notas algumas semanas antes do ano novo, gerando muitas filas para adquiri-las.
Celebração em Singapura
Há 2 dias de feriado em Singapura para a celebração do festival da primavera. Já em final de dezembro podemos ver os shoppings com decorações vermelhas e muitas lojas deixam produtos em promoção.
Durante a celebração do ano novo chinês, uma tradição que é observada também em Singapura é a dança do leão ou a dança do dragão. A dança tinha o objetivo de espantar o monstro nian, mas atualmente, é símbolo de prosperidade. Os estabelecimentos contratam mascotes para ficar dançando próximos às suas lojas para trazer abundância ao ano que está por vir.
Na Chinatown, em Singapura, podemos ver muito mais turistas do que o habitual. As ruas ficam bastante enfeitadas e iluminadas, havendo músicos e outras performances culturais presentes.

Outras curiosidades sobre o Ano Novo chinês
A maioria dos estabelecimentos ficam enfeitados de vermelho, e notamos o abacaxi presente em algumas decorações, pois é símbolo de prosperidade e riqueza. Após a escola dos meus filhos me solicitar duas tangerinas no dia da celebração do ano novo chinês, descobri outra tradição relacionada às frutas. Há uma troca de tangerinas, que devem ser em número par (números pares simbolizam sorte), para transmitir bons desejos ao ano que se iniciará.
As redes de fast food, com uma boa jogada de marketing, divulgam cardápios adaptados ao período para aumentar as vendas, como sanduíches da fortuna e tortas de abacaxi.
Em suma, o ano novo chinês em Singapura é uma das maiores celebrações do país. Estar imersa nesta diversidade cultural é muito enriquecedor, pois me permite viver uma realidade totalmente diferente da brasileira.
Te convido a conhecer mais curiosidades de expatriadas pelo mundo aqui. E, se desejar, veja mais curiosidades sobre essas comemorações clicando aqui.
About The Author
Alessandra Oliveira Ferrari
Casada e mãe de 2 filhos. Atualmente morando em Singapura. Já dei aulas de inglês por mais de 10 anos, o que me ajudou na adaptação no país. Formada em Odontologia, atuava na profissão antes de me mudar para Singapura.