Quando me mudei pra Noruega, imaginei que nunca veria o verão por aqui. E apesar de não ter muitos dias com mais de 30 graus no verão. Aliás, não temos muitos dias com mais de 20 graus, ainda assim o fato dos dias estarem mais claros e conseguirmos andar sem tantas camadas de roupas já é uma alegria impossível de descrever.
Por isso nesse artigo vou contar pra vocês como é o verão na Noruega e dar algumas dicas de lugares incríveis pra desfrutar o verão norueguês.
1. Clima e temperatura
Apesar de ser um país pequeno, a Noruega tem uma costa longa o que traz grandes variações climáticas de uma região pra outra. Em geral, o verão é na Noruega toda uma época com menos chuvas e mais sol. Os dias realmente mais claros.
No norte da Noruega, na região que está localizada no círculo polar ártico, temos a cidade de Tromsø por exemplo, que apesar de ser um destino turístico de inverno, devido a aurora boreal. Também é uma região excelente pra aproveitar as 24 horas de luz solar durante o verão. O que chamamos de sol da meia noite.
Aqui em Bergen, em junho o sol está se pondo após as 23 horas, sendo que não chega a ficar totalmente escuro e o sol já está nascendo as quatro horas. Não são poucas as vezes as duas ou três horas da madrugada que temos luz solar do lado de fora. Na hora de dormir da saudades da escuridão. Mas nada que cortinas certas não resolvam.
O verão é uma época onde as pessoas saem pra caçar o sol. Não precisa estar realmente quente pra que os noruegueses usem suas roupas de verão e tentem se bronzear. Confesso que entendo, afinal de contas foram meses de frio extremo.
A média de temperatura no verão pode variar de uma região pra outra. Mas a média é de 16 graus. Em 2021 tivemos o sétimo verão mais quente, desde 1900, ano em que começaram a medir a temperatura. Foram vários os dias com temperaturas acima dos 20 graus.
2. O que fazer no verão norueguês
Independente da cidade que estiver será a melhor época para conhecer os lugares a pé, e também a melhor época para viajar de carro pela Noruega, mesmo você sendo turista.
No verão da Noruega acontecem vários festivais e existem lugares que só abrem no verão, como por exemplo os museus vivos ao ar livre.
Ir em um restaurante na beira do cais das cidades costeiras é um pedido pra desfrutar o paraíso. Um piquenique em um parque é algo que você vai ver com frequência nos dias mais quentes na Noruega. E não se surpreenda de ver pessoas tomando banho no mar gelado. Eles são “loucos” e super acostumados com isso. Caso queira tentar, aproveite lugares com saunas.
Algumas das atividades que não aconselho em outra época para turistas são os passeios pelos fjordes, trilhas nas montanhas e acampamentos ao ar livre. Lógico que existem passeios pelos fjordes o ano todo, mas caso seja uma pessoa que não se dê muito bem com o inverno e ainda assim queira conhecer a Noruega, aproveite os meses de verão.
3. Lugares ainda mais incríveis no verão
Que tal aproveitar o verão começando pelas quatro maiores cidades da Noruega? E em seguida duas regiões com fjordes de tirar o fôlego. E isso seria só uma pequena experiência de tudo que a Noruega tem pra oferecer.
Oslo
Oslo, a capital fica ainda mais cheia e colorida nos meses de verão. Além do meu roteiro sobre Oslo aqui no blog, lá no instagram você encontra várias outras dicas do que fazer em Oslo.
Bergen
Bergen é a cidade onde moro. Apesar de ser a cidade onde mais chove em toda a Europa. Temos menos chuvas no verão, o que faz o local ideal pra passar suas férias e conhecer os famosos fjordes noruegueses. Confira meu roteiro de dois dias, com dicas do que fazer em Bergen e dicas extras aqui.
Stavanger
Stavanger é a cidade do petróleo. Rica com suas montanhas, como por exemplo a famosa “Pedra do Pulpito” e a região toda de Ryfilke. Em Sandnes por exemplo você encontra praias e não muito longe de Stavanger a ilha de Karmøy que além de riquíssima por causa de toda a história passada, principalmente na Era Viking, ainda tem a praia de Åkra.
Fjorde de Geiranger
O fjorde de Geiranger entrou na lista de patrimônio mundial da Unesco em 2005. A região toda é lindíssima e única. Não muito longe do centro de Geiranger está a rodovia de Trollstigen, uma estrada que te deixa tonto com suas onze curvas íngremes. Mas tenho certeza que você se sentirá no paraíso.
Veja mais sobre os fjordes aqui.
Hardanger
Hardanger é um destino razoavelmente perto de Bergen. Em Hardanger há várias cachoeiras, montanhas e vistas espetaculares, traduzindo, aqui você encontra a paz e tranquilidade que nunca imaginou. O fjorde de hardanger é o maior da Noruega e um dos destinos mais procurados por lá é Odda, na cidade de Ullensvang.
Gostou de saber mais um pouco sobre o verão na Noruega?
Apesar de não estar tão quente como o verão em outros lugares da Europa, não faltaram lugares pra você aproveitar os dias menos frios. Você não precisará se preocupar tanto com roupas de inverno. Mas não dispense um casaco e roupas um pouco mais quentes.
Cliquem aqui para outros textos da autora
Sou paranaense. Moro em Bergen, na Noruega, há doze anos com meu marido e nossa filha. Sou formada em História com especialização na área de pedagogia e na Noruega precisei começar do zero. Me surpreendi com o resultado. Hoje trabalho em uma escola municipal e no meu tempo livre, crio roteiros personalizados de viagem para Noruega.
Respostas de 3
Eunice, obrigada pelo seu artigo. Uma dúvida: devo levar coroa norueguesa ou euros para passar uma semana em Bergen? Ou ambas moedas? O que você aconselha? Obrigada!
Ola Marilia. Desculpe pela demora em responder. Na minha bio do insta voce encontra o link para o cartão Wise que é o mais indicado para uma viagem pra Noruega e outros países nórdicos. Praticamente não usamos mais a cédula. Cartões internacionais como a Wise ou a Nomad trazem beneficios de converter na moeda que voce precisa e te dar as melhores taxas, se comparados a cartões internacionais de bancos convencionais