Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As cidades imperdíveis na Bélgica: tesouros a céu aberto

Última atualização do post:

cidades na Bélgica - Diário de uma expatriada
Grand Place de Bruxelas com seu lindo tapete de flores - Imagem: arquivo pessoal

A Bélgica, no coração da Europa, é um pequeno país com uma riqueza cultural, histórica e arquitetônica surpreendentes. Antes de mais nada, sendo o país dividido entre regiões de línguas neerlandesa, francesa e alemã, a Bélgica reflete essa diversidade em suas cidades encantadoras. De charmosos centros medievais a capitais culturais vibrantes, o país oferece certamente experiências únicas em cada esquina. Se você está planejando uma viagem e deseja conhecer as cidades mais imperdíveis da Bélgica, aqui estão algumas sugestões que você não pode deixar de fora do seu roteiro.

Bruxelas – capital da Bélgica e da Europa

Bruxelas é a capital e o coração da Bélgica. Com sua atmosfera cosmopolita, abriga as principais instituições da União Europeia, mas também é conhecida por seu charme histórico e seu papel como centro da cultura belga. A cidade é uma fusão harmoniosa entre o antigo e o moderno.

Sem dúvida, um dos locais mais visitados de Bruxelas é a Grand Place, considerada uma das praças mais bonitas do mundo. Cercada por edifícios imponentes de estilo gótico e barroco, como a Câmara Municipal e a Maison du Roi, a Grand Place é Patrimônio Mundial da UNESCO. Sobretudo, durante o Natal, a praça se transforma com uma deslumbrante exibição de luzes e mercados festivos.

Da mesma forma, outro ponto icônico é o Atomium,Voce conhece o icônico Atomium em Bruxelas? uma estrutura futurista construída para a Exposição Mundial de 1958. A 102 metros de altura, oferece uma vista panorâmica de toda a cidade e ainda abriga exposições temporárias.

cidades na Bélgica - Diário de uma expatriada
Uma linda vista de cima do Atomium – Imagem: arquivo pessoal

Para os amantes da arte, certamente o Museu Magritte, dedicado ao pintor surrealista René Magritte, é um local imperdível. Por outro lado, Bruxelas também é o lar do Manneken Pis, uma pequena estátua de um menino urinando, que se tornou um símbolo irreverente dessa cidade na Bélgica.

Bruges: uma das cidades medievais de conto de fadas na Bélgica

Se existe uma cidade que encapsula a beleza medieval da Europa, essa cidade é certamente Bruges. Muitas vezes chamada de “Veneza do Norte” devido aos seus inúmeros canais, Bruges é um destino turístico popular, por suas ruas de paralelepípedos e edifícios históricos bem preservados. Sem dúvida, é uma das mais belas cidades da Bélgica.

O centro de Bruges também é, acima de tudo, um Patrimônio Mundial da UNESCO e, ao caminhar por suas ruas, é impossível não se apaixonar pela Praça do Mercado, dominada pelo majestoso Campanário de Bruges. Subir seus 366 degraus oferece uma vista incrível da cidade.

Outro ponto interessante é o Lago do Amor (Minnewater), cercado por jardins tranquilos e ideal para uma pausa relaxante. Além disso, Bruges é conhecida pela produção de chocolate belga de alta qualidade. A cidade possui várias lojas e museus dedicados a essa iguaria, como o Choco-Story Museum.

Gante: história e modernidade em harmonia

Muitas vezes ofuscada por Bruges, Gante é uma joia escondida que não deve ser subestimada. A cidade é, enfim, um exemplo perfeito de como tradição e modernidade podem coexistir harmoniosamente. Com uma rica história medieval, Gante foi uma das cidades mais poderosas da Europa durante a Idade Média, e muitos dos edifícios da época ainda estão em perfeito estado de conservação.

O destaque de Gante é a imponente Catedral de São Bavão, que abriga o famoso Retábulo de Gante, uma obra-prima da arte renascentista flamenga. Além disso, perto dali, você encontrará o Castelo dos Condes (Gravensteen), um castelo medieval com torres de pedra que oferece uma visão fascinante da vida medieval.

Não somente uma das mais belas cidades da Bélgica, Gante também é uma cidade universitária, o que lhe confere uma atmosfera jovem e vibrante. No verão, por exemplo, as margens do rio Lys se tornam o ponto de encontro de moradores e turistas, com cafés ao ar livre e eventos culturais. Ademais, o Festival de Gante, que ocorre anualmente, é um dos maiores festivais culturais da Bélgica, atraindo milhares de visitantes para suas ruas.

Antuérpia: famosa por ser a capital dos diamantes

Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica e é mundialmente conhecida por sua indústria de diamantes. Situada às margens do rio Escalda, a cidade é uma combinação de luxo, arte e história.

cidades na Bélgica - Diário de uma expatriada
Rio Escalda em Antuérpia, conhecida por sua indústria de diamantes – Imagem: arquivo pessoal

O centro histórico de Antuérpia é dominado pela impressionante Catedral de Nossa Senhora. Ali se encontram algumas das mais famosas pinturas de Peter Paul Rubens, um dos mestres do barroco flamengo. Sem dúvida, outro local imperdível é a Casa de Rubens, que foi o lar do artista e hoje é um museu dedicado à sua vida e obra.

Ademais, a Estação Central de Antuérpia é um dos exemplos mais bonitos da arquitetura ferroviária europeia. Por esse motivo, é frequentemente mencionada como sendo das estações de trem mais impressionantes do mundo. Para os amantes de moda, a cidade é também um importante centro da indústria fashion. Exemplo disso é o Museu da Moda de Antuérpia (MoMu), celebrando os renomados designers belgas.

Leuven: polo universitário vibrante entre as cidades na Bélgica

Leuven, localizada a apenas 30 minutos de Bruxelas, é uma cidade universitária animada e acolhedora. Lar da KU Leuven, uma das universidades mais antigas e prestigiadas da Europa, a cidade tem uma população estudantil que dá vida às suas ruas.

A Praça Ladeuzeplein e a Praça Oude Markt são, a saber, os pontos centrais da vida social de Leuven, com uma grande variedade de bares, cafés e restaurantes. A Biblioteca Universitária, destruída durante a Primeira Guerra Mundial e reconstruída com a ajuda de doações internacionais, é um símbolo de resistência e um marco importante da cidade.

Liège: a alma do vale do Mosa

Liège, situada no vale do rio Mosa, é uma cidade industrial e culturalmente rica. Famosa por seu papel durante a Revolução Industrial, Liège oferece uma mistura de história, cultura e inovação.

cidades na Bélgica - Diário de uma expatriada
“Montagne de Bueren” propicia uma boa vista sobre a cidade – Imagem: arquivo pessoal

O centro histórico da cidade é repleto de igrejas góticas e românicas, como a Catedral de São Paulo. Além disso, dispõe de museus fascinantes, como o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Liège (MAMAC). Não podemos nos esquecer também que Liège é famosa por suas gaufres (waffles) e pelo tradicional prato boulets liégeois, almôndegas ao molho agridoce.

Vou ficando por aqui, e até a próxima com muito mais sobre a Bélgica. Me acompanhem tambem pelo meu Instagram. http://@eulesliepinheiro

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Leslie Pinheiro

Leslie Pinheiro

Sou a Leslie, brasileira de São Paulo. Formada em Odontologia, mas deixei de atuar na área há um bom tempo. E então resolvi seguir outros caminhos e hoje sou professora de yoga. Sou casada, mãe de um menino e uma menina. Um dos meus divertimentos é viajar. Amo conhecer novas culturas, experimentar culinárias diferentes e me aventurar em novos lugares e, em família, estamos pouco a pouco desbravando a Europa de carro. Morei em Portugal e atualmente moro na Bélgica. É com imenso prazer que compartilho aqui um pouco das minhas experiências na Bélgica. Me acompanhem também no meu Instagram @eulesliepinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − doze =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.