Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As praias mais famosas em Portugal, um programa imperdível

Última atualização do post:

As praias mais famosas em Portugal
Aproveite o verão na cidade para conhecer as praias - Imagem: Arquivo pessoal

Segundo o jornal espanhol La Vanguardia, a praia mais chique do continente fica em Portugal, atrai famosos e milionários. Com vocês as praias mais famosas em Portugal: Comporta e Tróia! No último verão, consegui visitá-las para que pudesse vir aqui contar para vocês.

Os holofotes se voltam atualmente para a praia da Comporta, que vem atraindo para si cada vez mais os olhares atentos do mundo todo. Para ilustrar esse fato, em 2018 a editora americana Assouline lançou o livro “Comporta Bliss”, assinado por ninguém menos que Carlos Souza, o embaixador mundial da Valentino. Da mesma forma, já no ano seguinte, Madonna publicou em suas redes sociais vídeos onde aparecia montada em um cavalo galopando pelas areias da Praia da Comporta, e fazendo ioga no meio do arrozal.

A seguir Christian Louboutin – criador dos sapatos de salto mais famosos do mundo(os da sola vermelha); Carla Bruni e o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy; Farida Khelfa; a família Casiraghi; os atores Harrison Ford e Kirstin Scott-Thomas; as socialites espanholas Vicky Martín Berrocal e Tamara Falcó, bem como vários outros famosos escolhem as praias dessa região paradisíaca em Portugal como destino para se divertirem e relaxarem.

Um detalhe importante é que essas praias são algumas das poucas que receberam a Bandeira Azul da Europa: Praia da Comporta, Praia de Tróia-Mar e Tróia-Galé.

Praia da Comporta

A primeira praia que visitamos foi a praia da Comporta – um lindo destino à beira do Atlântico, rodeada de areias douradas e águas turquesa. Um verdadeiro paraíso que fica entre o mar e os campos de arroz, com uma infra-estrutura surpreendente e localizada a um pouco mais de uma hora de distância de Lisboa.

Comporta, está nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado – Imagem: Arquivo Pessoal

Antes de mais nada, suas águas são tão transparente que podemos ver os peixes e catar conchinhas. Ela está nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, e é a primeira praia do concelho de Grândola. Sua infraestrutura conta com restaurantes/bar e instalações sanitárias completas. Além disso, tem acesso e serviço dedicado a deficientes com mobilidade reduzida e estacionamentos cobertos.

Ademais, o restaurante conta com pratos típicos feitos com produtos da região: especial relevo para o arroz, o peixe e o marisco. E não para por aí! É possível não apenas praticar esportes aquáticos, como surf, bodyboard, kitesurf e pesca desportiva. Afinal, durante os passeios aos pinhais ou arrozais contíguos, os amantes da natureza e de suas espécies também podem desfrutar do bird watching. Por outro lado, você poderá realizar um belo passeio pelo museu do Arroz, como também pela adega da Comporta, onde poderá degustar vinhos, queijos locais, além das compotas de frutas típicas, passando também pelos embutidos.

Horário: Todos os dias 10h às 19h.

Praia de Tróia-Mar

É um destino incrível na linha da costa alentejana, com o areal mais extenso em Portugal e o terceiro maior do mundo, que vai das praias de Tróia, Comporta e Melides. São 45 km de costa atlântica no concelho de Grândola, bem ao estilo Caribe (português), ou seja, um destino privilegiado.

Das praias dessa região, a de Troia-Mar é a primeira de águas mais calmas e ondulação baixa. É, portanto, uma ótima opção para deixar as crianças mais à vontade para brincarem, além do que a temperatura da água é até aceitável. Contudo, o mar tem bastante alga.

Envolvida por um cordão de dunas que percorre o areal em forma de meia-lua e marca o extremo norte da Península, o mar da praia de Tróia é um dos mais cinematográficos. O motivo, é a vista desafogada para a Serra da Arrábida (que também possui praias de tirar o fôlego). Por isso, ela é uma das mais conhecidas e arrisco a dizer que a mais concorrida dentre as três praias.

Conta com uma super infraestrutura bem urbanizada, com bar/restaurante, instalações sanitárias e estacionamento perto dos empreendimentos turísticos, da estrada, da praia e do cais dos ferries.

Praia Tróia Bico das Lulas, Praia Atlântica e Tróia Galé

No areal da Praia Tróia Bico das Lulas foi colocadoa uma passadeira de madeira, chegando até perto do mar para facilitar a travessia, já que ele é muito extenso. O mar também é calmo, sem muita ondulação, por ser protegido dos ventos pelos bancos de arreia. E conta com boa infraestrutura e salva vidas.

Já a praia Atlântica, além do mar de cor estupenda e transparente, tem todo o conforto e infraestrutura de qualidade. E se você tiver sorte, é possível ver uma família de golfinhos que gostam de nadar e brincar por aquelas bandas.

Na Praia Tróia Galé é possível avistar a Serra da Arrábida. Ali o mar é calmo por ter a proteção dos bancos de areia, e tem toda a infraestrutura turística necessária para bem receber seus visitantes. É ideal para quem procura um local bem calmo, pois fica um pouco mais distante das mais badaladas, sendo a menos frequentada.

Praia de Melides

Melides fica a uma hora e meia de Lisboa, de carro. Ela é mais distante que as de Tróia e da Comporta. Fica mais ao sul, e é um destino que vale muito a pena, pela opção lagoa ou mar! Isso mesmo, tem duas opções, você pode curtir o banho de mar no Atlântico ou na lagoa de Melides.

A região é super calma, tem um extenso areal também, mas tem serviços de apoio e conta com boa infraestrutura. Para chegar nessas praias e desfrutar deste paraíso de sol, você pode optar pela travessia por barca – elas partem de Setúbal, passando pelo rio Sado. Outra opção é ir de carro, mas nesse caso, levará mais algumas horas. Enfim, seja qual for a sua escolha, sem dúvida irá desfrutar de uma experiência maravilhosa.

Assim sendo, se sua escolha for fazer a travessia de barco catamarã ou um ferry (se quiser levar o carro, é a melhor opção), ele partem da Doca do Comércio em Setúbal. Além da praticidade, a viagem é muito bonita e, com sorte, até pode ver uma família de golfinhos durante a travessia.

  • A travessia de barco Catamarã, que é só de passageiros, parte do terminal de partida na Rua Teotônio Banha 2, Setúbal, terminal de chegada na Marina de Troia, leva em torno de 15 minutos.
  • Ferries para a travessia de passageiros e carros: terminal de partida na Doca do Comércio, Setúbal, terminal de chegada: Cais Sul, Troia uns 5 km da Marina de Troia, o tempo estimado da travessia é de 25 minutos.

Para informações atualizadas sobre os horários e preços dos ferries e catamarãs consulte o site oficial Atlantic ferrie

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kelly

Kelly

Casada há 21 anos, 39 anos, Mãe da Zoe (5 anos) e do Hiram (9 anos). Ex bancária, formada em Contabilidade, ex-sócia e proprietária da empresa Brazil Country Boots, fui por 3 anos Travell Planer na agência de viagem hm miles and tour e atualmente estou em transição de carreira em Dublin na Irlanda. Com experiência e memórias de 5 países onde morei e tenho na bagagem: Itália, Inglaterra, Austrália, Portugal e atualmente Irlanda. Venho compartilhar com vocês experiências de mãe para mãe e a vida de uma expatriada pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fifteen − 5 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.