A vida no exterior nos abre novos horizontes e nos prepara para diferentes caminhos que talvez nunca houvéssemos considerado. Muitas vezes um deles é de finalmente realizar o sonho de morar fora e continuar nossa educação ou até mesmo proporcionar aos nossos filhos essa experiência. Porém uma carreira universitária fora do nosso país de origem pode sair caro.
Uma maneira de diminuir esse custo são as famosas bolsas de estudos, diferentes incentivos proporcionados por instituições, com o objetivo de fazer esse sonho de muitas pessoas se tornar realidade.
Mas como funcionam as bolsas de estudos? Quem tem direito? Esse processo pode parecer muito complicado, então segue um breve resumo que pode te ajudar.
Bolsas de estudos acadêmicas
São bolsas concedidas para alunos com uma performance acadêmica diferenciada. Normalmente, o aluno precisa estar no topo de sua classe, entre os primeiros 10%, com notas altas. Esse tipo de bolsa pode variar de tamanho, as vezes chegando a fazer com que o aluno possa estudar sem ter que pagar nada para sua tuition fee.
A maioria das faculdades oferecem esse tipo de bolsa diretamente para o aluno, quando avaliam sua application e notam que o aluno tem um ótimo histórico escolar. Porém você sempre tem o direito de contatar a Universidade e perguntar se suas notas se encaixam em alguma bolsa que eles tem disponível.
Bolsas de estudos por esporte
Predominantemente usadas nos Estados Unidos, essas são bolsas de estudos concedidas para alunos que tem, como seu principal diferencial, um destaque no esporte.
O aluno precisa estar envolvido no esporte de uma maneira oficial, onde participa de competições ativamente, e tem acompanhamento de um técnico.
Para conseguir esse tipo de bolsa, normalmente deve haver um intermédio de um olheiro (pessoa da faculdade que é enviada para avaliar possíveis talentos), ou o aluno pode participar das famosas “try outs”, onde passam por uma avaliação pelos técnicos da faculdade.
Bolsas de estudos para estudantes internacionais
Algumas universidades, tanto nos Estados Unidos como na Europa, possuem bolsas que são reservadas para alunos internacionais. Com a intenção de diversificar o seu corpo de estudantes, as instituições oferecem esse tipo de incentivo.
Portugal, por exemplo, possui diversas universidades que oferecem bolsas para alunos brasileiros com boas notas, especialmente no ENEM. O aluno pode entrar em contato com o escritório de estudantes internacionais para perguntar sobre esse tipo de ajuda.
Bolsas de estudos diversas
Se você leu o texto até agora e entrou em pânico pois você, ou seu filho, não se encaixam em nenhuma das alternativas anteriores, aqui vêm boas noticias! Nem tudo esta perdido!
Existem diversas bolsas de estudos, que variam em valores, em que qualquer aluno pode se inscrever. Existem bolsas reservadas para mulheres, outras que são especificas ao curso do aluno, e também bolsas que são abertas a todos.
Normalmente envolvem uma pequena application ou apresentação de um texto, e podem ser uma ajuda bem vinda quando falamos de custo de vida.
“Financial Aid” vs Bolsas de estudos
Uma grande dúvida que recebo dos pais de alunos que vão estudar no exterior, especialmente nos Estados Unidos, se refere a diferença entre o famoso financial aid e bolsas de estudos.
O Financial Aid é reservado para alunos e famílias que não possuem condições financeiras de arcar com os custos da universidade. Mas isso deve ser provado por meio de documentação financeira.
Infelizmente, existem poucas universidades que no momento oferecem esse serviço para alunos internacionais. O aluno sempre pode entrar em contato com o escritório de Financial Aid da Universidade para ver se esta elegível para esse serviço.
Espero que tenham gostado de saber como funcionam as bolsas de estudos no exterior. Qualquer dúvida pode deixar um comentário.
Para mais textos da autora, cliquem aqui
Nascida no Brasil, me mudei para os EUA onde terminei minha carreira escolar e me formei em psicologia. Após morar nos Emirados Árabes, retornei aos EUA, onde formei minha família. Casada, mãe da Madison, hoje auxilio jovens que têm o sonho de estudar fora de seu país de origem.
Uma resposta