Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bruxelas e seus parques

Última atualização do post:

Bruxelas e seus parques
Parque Bois de la Cambre (Arquivo Pessoal)

Para quem ainda não conhece a Bélgica ou passou rapidamente pela sua capital (Bruxelas), talvez não saiba o tanto de parques que essa cidade tem. E se você pensa em vir entre as estações de primavera e verão, você vai se surpreender com o tanto de colorido e verde que você vai ver pela cidade toda.

Então te convido a vir comigo, que neste artigo vou falar de um parque “Parque Bois de la Cambre” que fica muito bem localizado e o seu acesso é super fácil. Mesmo pra você que ficará pouco tempo pela cidade, terá a possibilidade de conhecê-lo.

O clima na Bélgica

A Bélgica conta com um clima temperado, mas devido à proximidade do Oceano Atlântico, o clima é muito instável, chove bastante. Geralmente o verão costuma ser mais seco, mas já tivemos verões com temperaturas muito amenas e com dias muito chuvosos.

Mas este ano, estamos ainda no meio da primavera, e já estamos nos deparando com ótimo clima. Os dias tem sido super ensolarados com temperaturas máximas já na casa dos 18 graus!!! Que chance, pois isso já é bem quente aqui pra Bélgica nessa época do ano. Já começamos, literalmente, a colocar as manguinhas de fora. (risos)

Nessa fase da primavera, as cerejeiras já deitaram suas flores no chão (ler o artigo: “O encanto da primavera depois de um longo inverno). Esse espetáculo já teve seu fim, porém, Bruxelas agora começa a ganhar uma outra paisagem. As árvores começam a ficar muito frondosas e o verde começa a tomar conta da cidade.

E vamos agora falar do parque!

Parque Bois de la Cambre

Localizado no final da Avenue Louise, o parque Bois de la Cambre tem um estilo inglês e parece mesmo uma floresta. O seu nome é por causa da Abadia de la Cambre que fica nas proximidades do parque.

Há que diga que esse parque não perde nada para o icônico Central Park de Nova Iorque em termos de charme e beleza.

Bruxelas e seus parques
Parque Bois de la Cambre – uma boa pedida pra fugir da cidade – Imagem: Arquivo Pessoal

Esse patrimônio verde fica bem no coração da cidade de Bruxelas. Mas quando estamos dentro do parque, temos a impressão de que a natureza tomou conta do espaço urbano. E isso é maravilhoso, pois em poucos minutos é possível dar uma fugidinha da selva de pedra e mergulhar numa paisagem incrível, e por uns minutos que seja, conseguimos tranquilizar um pouco a mente.

Os moradores de Bruxelas frequentam o parque durante o ano todo para fazer caminhadas, corridas, andar de bicicleta, patinar, etc.

Durante os fins de semana, algumas ruas que rodeiam o parque e que passam carros, ficam totalmente fechadas para que as pessoas possam utilizá-las sem preocupação.

O lugar é ideal para relaxar com a família e amigos.

No verão o lugar é perfeito para fugir da agitação da cidade e do calor. Sim! O verão belga, de uns anos pra cá, tem ficado mais quente. Já houveram verões em que as temperaturas máximas chegaram a 42 graus, um absurdo, mas é verdade !

Podemos observar famílias fazendo piquenique pelos gramados, grupos de amigos aproveitam para tomar banho de sol, e vemos casais apaixonados que se perde em devaneios nesse cenário idílico.

Floresta de Soignes e Parque Bois de la Cambre

Em francês é chamada La Forêt de Soignes, em nerlandês chama-se Zoniënwoud e, em alemão o seu nome é Sonienwald. E por que eu cito esta floresta aqui neste artigo? Porque o parque Bois de la Cambre é uma ramificação da floresta de Soignes, a qual se situa na parte central da Bélgica e um quinto de sua superfície fica em Bruxelas. A superfície total da floresta tem em torno de 5000 hectares, e ela é patrimônio mundial da UNESCO.

Bruxelas e seus parques
Floresta de Soignes – Imagem: Arquivo Pessoal

A área total do parque Bois de la Cambre é de 123 hectares.

Em 2004 o parque foi declarado como zona de conservação especial pela Natura 2000. Mais de 80 árvores estão incluídas no inventário de árvores notáveis da região de Bruxelas-capital. Além disso, o parque abriga 16 espécies de morcegos. De vez em quando você poderá se deparar com cervos cruzando o parque, pois eles saem da floresta de Soignes para passearem pelo parque.

Alguns pontos de acesso dentro e ao redor do parque Bois de la Cambre

  • Vila Empain: localizada a 600 metros do parque Bois de la Cambre. Sua arquitetura é toda em Art Déco que remete à década de 1930. O local atrai visitantes não só nacionais como do mundo todo.
  • Hipódromo de Boitsfort: local que já foi paixão do rei Leopoldo II. No atual momento o hipódromo está passando por uma reforma e em breve ele será transformado em um parque de lazer repleto de vida.
  • Chalé Robinson: é um restaurante que fica no coração do parque. E se você tem uma alma romântica e está querendo algo inusitado, esse restaurante é para você. Para chegar nele é preciso atravessar o grande lago de barco. Além de apreciar a ótima gastronomia, ainda vai se deleitar com a bela paisagem.
  • Restaurante Woodpecker: depois de uma caminhada revigorante no Bois de la Cambre, você pode saborear um delicioso lanche nesse restaurante. Se você tiver acompanhado do seu amigo de quatro patas, ele também será muito bem-vindo.
  • Bar Le Flore: ideal para um happy hour, é um  bar chique e moderno onde você pode desfrutar de preparações locais e orgânicas.

Dia e noite, o Bois de la Cambre nunca dorme!

Se você estiver em Bruxelas, tente dar uma passada neste parque.

E vou ficando por aqui e até o próximo artigo.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Leslie Pinheiro

Leslie Pinheiro

Sou a Leslie, brasileira de São Paulo. Formada em Odontologia, mas deixei de atuar na área há um bom tempo. E então resolvi seguir outros caminhos e hoje sou professora de yoga. Sou casada, mãe de um menino e uma menina. Um dos meus divertimentos é viajar. Amo conhecer novas culturas, experimentar culinárias diferentes e me aventurar em novos lugares e, em família, estamos pouco a pouco desbravando a Europa de carro. Morei em Portugal e atualmente moro na Bélgica. É com imenso prazer que compartilho aqui um pouco das minhas experiências na Bélgica. Me acompanhem também no meu Instagram @eulesliepinheiro

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 4 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.