O início do ano chegou e deixar a casa limpa atrai as boas energias para começar o novo ano com o pé direito. Mas, vamos combinar que, com a correria do dia a dia e os preparativos para as festas de final de ano, acabamos nos vendo novamente sem tempo para a famosa limpeza de início de ano. Mas não se desespere! Hoje eu vou te dar orientações práticas e fáceis de seguir que irão facilitar a sua vida e deixar a sua casa impecável sem muito esforço.
Tudo isso irá te ajudar a limpar sua casa e começar o ano zerada. A chave do sucesso é fazer uma lista de tarefas, a divisão das tarefas entre os membros da família e a criação de um cronograma para evitar sobrecarga. Isso porque, a conexão entre a limpeza física e emocional no final de ano é muito grande. Nesse sentido, ao fazer uma limpeza geral da casa, deixamos para trás emoções negativas e pensamentos tóxicos, e isso pode contribuir para um novo começo.
Planejar a limpeza
Mas por que não damos conta dessa limpeza? Isso acontece por falta de planejamento! Se dedicarmos apenas 15 minutos por dia para limpar um pequeno espaço, item ou área é possível deixar a casa impecável e começar o ano novo com uma renovação completa.
Vamos lá! Primeiro organize a limpeza por áreas específicas. Você pode separar a limpeza do teto, paredes, quadros, luminárias e objetos delicados, persianas, vidros e janelas, além de objetos ou louças pouco utilizados. Diariamente você limpa um desses itens. Ao dividir as tarefas dessa forma, a limpeza se torna menos cansativa e mais viável de ser realizada. E o melhor de tudo é que você vai poder começar o novo ano com a casa brilhando e a sensação de dever cumprido.
A limpeza do teto é a ideal para se começar pois, afinal, ele acumula poeira e teias de aranha ao longo do ano, né? Mas pode deixar a sua escada deesta vez de lado. Isso mesmo! Nada de ficar subindo e descendo com um pano úmido. Utilize um espanador de microfibra que agarra a sujeira sem deixar cair nada no chão. Além disso, vai te poupar energia, evitando o sobe e desce em escadas.
As luminárias e objetos delicados também merecem uma atenção especial. Sabe quando sua casa parece escura? Pode ser só a sua luminária ou lâmpada com sujeira. Com um pano seco e um pouco de cuidado, você consegue tirar a poeira e fazer com que eles voltem a brilhar.
Vidros, janelas e persianas
E que tal dar uma atenção também às persianas? Elas acumulam muita sujeira e podem ser um verdadeiro desafio na hora da limpeza. Em uma persiana de rolo você pode usar o espanador de microfibra. Se for de tecido, um aspirador de pó já vai resolver. Por outro lado, se for de PVC, só com um pano úmido você vai conseguir deixá-las limpinhas e prontas para encarar o novo ano.
E não podemos esquecer os vidros e janelas! Com um limpador específico e um pano que não solte fiapos, você vai conseguir deixá-los transparentes e com uma vista incrível. O mais importante nessa limpeza é que ela não ocorra em dias de sol forte, pois pode manchar o vidro. Em suma, o ideal é executar essa tarefa em dias mais nublados. Faça sempre em partes, para o produto não secar e, assim seus vidros ficarem brilhando.
Por fim, não se esqueça daqueles objetos ou louças pouco utilizados. Eles também merecem um tratamento especial. Dê uma boa lavada neles e, se necessário, faça uma desinfecção para garantir que tudo esteja perfeito.
Distribuindo tarefas
Agora que você já tem as tarefas divididas por área, é importante dividir para os membros da família. Sim, todo mundo deve ajudar! Mesmo se for criança, é importante participar, pois aí já começa o incentivo e a valorização em relação à higiene da casa. Vale até uma competição: vamos ver quem acaba primeiro?
Você também pode se organizar por cômodos específicos, como cozinha, sala, quartos e banheiros. Cada cômodo, você pode separar por tipos de limpeza: área alta, parede, limpeza interna do armário, portas externas e por aí vai. O mais importante da limpeza é a divisão. Você só consegue comer uma pizza grande porque ela vem fatiada. A limpeza é a mesma coisa, pois é impossível limpar sozinha tudo em um dia, mas se você fatiar, é possível fazer.
Sabe aqueles dias em que a gente acorda sem saber por onde começar? Então, com um cronograma, você já poderá saber exatamente o que precisa ser feito e quando. E o melhor é que isso nos traz um comprometimento em realizar tudo! Elabore um cronograma! Já veja os dias disponíveis, de preferência de segunda a sexta, e então distribua todas as atividades.
Não deixe a falta de tempo atrapalhar a sua limpeza. Lembre-se que a casa limpa, sem dúvida, atrai as boas energias. Organize-se por áreas específicas e aproveite esse momento para deixar a casa do jeitinho que você sempre sonhou.
Agora, compartilhe sua experiência nos comentários: você tem feito à limpeza de início de ano para começar zerada na casa e nas emoções. Leia mais sobre organização de casa, aqui…
Elisabete Knupp é Personal Organizer especialista em Treinamento de Limpeza.
Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciatura em Letras (Português/Inglês), atuou por quase 20 anos na área administrativa, voltada para Gestão de Pessoas.
Por ter sido sócia-proprietária em 2014 de uma franquia com padrão Europeu de limpeza, se tornou especialista no assunto, aplicando treinamentos de limpeza para funcionárias do lar.
Organizada por vocação, em 2017 tornou-se uma profissional certificada através do Método Reorganize. Além dos serviços de organização, atualmente ensina mulheres a profissão através de um Projeto na Prefeitura do RJ.