Eu já contei um pouco como funciona o transporte sobre bicicletas aqui na Bélgica, incluindo os cuidados necessários que o ciclista deve respeitar quando utilisa esse meio de transporte alternativo e muito econômico.
Mas agora vou contar minhas experiências usando a bicicleta como meio de diversão e também esportivo aqui pela Bélgica. Antes de morar na Bélgica, eu morei em Portugal (conto isso no artigo « Porque vim Morar na Bélgica), e foi lá que eu comecei a utilizar a bicicleta para me exercitar. Em Portugal eu morei na região de Oeiras, que fica na linha de Cascais. E foi lá que meus primeiros quilômetros sobre duas rodas começaram a ser registrados
A bicicleta auxiliou na minha adaptação
Quando me mudei de Portugal pra a Bélgica, depois de alguns meses morando em Bruxelas, nós compramos nossas primeiras bicicletas, e então começamos a fazer passeios curtos em família, sempre nas proximidades de onde morávamos.
Aí, eu e meu marido começamos a perceber a facilidade e a segurança que a Bélgica oferece no que diz respeito às ciclovias (conto isso nesse meu artigo « Pela Bélgica sobre duas rodas). Foi então que iniciamos nossas pedaladas mais longas. E cada final de semana escolhemos um lugar para ir. E eu acho que pelo fato de nos exercitarmos e também espareicermos a mente, as pedaladas nos ajudaram muito na nossa adaptação inicial.
Três cidades belgas facilmente acessíveis de bicicleta
As três cidades belgas que são acessíveis de bicicletas são: Tervuren, Waterloo e Louvain. E vou colocar como ponto de partida a capital que é Bruxelas. Pois essas três cidades estão bem próximas á Bruxelas.
De Bruxelas até Tervuren
O nosso primeiro tour de bike foi de Bruxelas até Tervuren.
Tervuren é uma cidade que faz parte da Flandres (a Bélgica é dividida em Flandres que fica no sul, e Valônia que faz parte do norte). E saindo do centro de Bruxelas, colocando como referência a praça Grand Place, até Tervuren são treze quilômetros. No caminho, quando você avistar o arco do triunfo do parque do Cinquentenário de Bruxelas “Parc du Cinquantenaire”, é praticamente linha reta até a entrada da cidade de Tervuren.
Esse percurso não é difícil, pois não tem muita elevação e é relativamente curto se você já tem o hábito de se exercitar.
Praticamente 100% do caminho é feito por ciclovia totalmente separada dos carros, tornando o caminho muito seguro. Aliás parte do caminho passa por dentro de floresta Fôret de Soigne deixando o passeio agradabilíssimo.
E chegando ao centro de Tervuren temos uma pracinha com a igreja São João Evangelista contruída no século XIII. Ao redor dessa pracinha você vai encontrar alguns restaurantes e bares para poder descansar um pouco antes de voltar para Bruxelas.
De Bruxelas até Waterloo
O segundo percurso um pouco mais longo foi de Bruxelas até Waterloo.
Waterloo é aquela famosa cidade onde aconteceu a batalha “Batalha de Waterloo” em 18 de julho de 1815, onde Napoleão Bonaparte foi finalmente derrotado pela Inglaterra e Prussia. Foi aí que Napoleão literalmente perdeu a guerra e acabou sendo exilado na distante ilha de Santa Helena, onde veio a falecer em 1821.
Mas histórias à parte, o que quero mostrar aqui, é a emoção que senti quando cheguei de bicicleta e pude avistar o leão de Waterloo e saber que aquele campo foi palco de uma batalha tão famosa historicamente. É como se eu tivesse colocando os meus pés ali no « quintal » de Napoleão Bonaparte.
Portanto se você tiver vontade e a oportunidade de vir até a Bélgica, recomendo a visita ao Campo de Batalha de Waterloo para visitar o Leão “La Butte du Lion” e se tiver disposto subir os 226 degraus para chegar até o topo da colina, a vista é incrível. Se você aprecia museus, tire um tempinho para visitar o memorial de 1815, onde fica exposto todo o arsenal de guerra da época da batalha. E você ainda assiste um filme “Au Cœur de La Bataille” que conta a história de como começou e terminou a Batalha de Waterloo.
Waterloo fica situada à 19 quilômetros de Bruxelas. Se tiver disposição para pedalar será incrível, mas senão você pode ir de carro ou transporte público.
Atualmente, para visitar o Memorial de 1815 crianças até 10 anos de idade é gratuito, e depois os preços variam de 13 à 22 euros.
De Bruxelas até Louvain
O passeio ciclístico mais longo que fizemos, por enquanto, foi de Bruxelas até Louvain. Esse percurso dá em torno de 58 quilômetros a somatória da ida e da volta.
O caminho é muito agradável, pois as ciclovias que levam até Louvain passam pelo meio de propriedades rurais. E fazer um passeio ciclístico em meio à natureza é uma verdadeira higiene mental.
Além da paisagem a ser observada, o caminho todo vai sendo percorrido por vilarejos antigos com muita história, e o passeio acaba sendo um enriquecimento cultural. Então é um passeio cheio de charme, lembrando muito cenas de filmes de época.
A primeira vez que fiz esse percurso de Bruxelas até Louvain, me surpreendi com a qualidade das ciclovias, muito bem cuidadas, muito bem sinalizadas com placas numeradas indicando o caminho.
Mas a cereja do bolo fica para a chegada em Louvain. Pois esta é uma cidade universitária cheia de vida com um centro histórico maravilhoso e muito bem preservado. A Grote Markt a praça central é repleta de restaurantes e bares que vendem as magníficas batatas fritas e as cervejas belgas.
E ao chegar de bicicleta em Louvain, de longe já dá pra avistar o imponente edifício da prefeitura que impressiona pela sua construção rica em detalhes.
Posso dizer que esse foi um dos passeios ciclísticos mais lindos que já fiz. Se programe para incluir a Bélgica na sua Eurotrip e tire um dia para passear de bicicleta, e conhecer essas cidades próximas à Bruxelas, tenho certeza que você não vai se arrepender.
Então até o próximo artigo com muito mais sobre a Bélgica!
Sou a Leslie, brasileira de São Paulo. Formada em Odontologia, mas deixei de atuar na área há um bom tempo. E então resolvi seguir outros caminhos e hoje sou professora de yoga. Sou casada, mãe de um menino e uma menina. Um dos meus divertimentos é viajar. Amo conhecer novas culturas, experimentar culinárias diferentes e me aventurar em novos lugares e, em família, estamos pouco a pouco desbravando a Europa de carro. Morei em Portugal e atualmente moro na Bélgica. É com imenso prazer que compartilho aqui um pouco das minhas experiências na Bélgica.
Me acompanhem também no meu Instagram @eulesliepinheiro
Respostas de 2
Onde alugar ebikes em Bruxelas?