Você sabia que o Valentine’s Day, dia dos namorados em inglês, é celebrado aqui nos Estados Unidos da América dia 14 de fevereiro. E esse ano de 2021, assim como outras celebrações e feriados, estão sendo modificados devido a pandemia do COVID-19 que afeta o mundo todo.
Uma curiosidade que percebi logo quando eu mudei para os EUA, 10 anos atrás, (nossa como passou rápido!) o Valentine’s Day é celebrado como um evento de amor, não somente entre casais, como é o dia dos namorados no Brasil. Mas calma vou explicar, não vai pensar besteira…
Aqui nos Estados Unidos, o Valentine’s day é uma troca de gestos de amor entre crianças, famílias e casais.
Muitas escolas fazem eventos neste dia, como por exemplo as crianças trocam cartões entre elas, levam cartões para os pais e muitos amigos, trocam cartões e presentes e lógico que não pode faltar muito chocolate!
1. Seja Criativo
Muitas pessoas estão a bastante tempo dentro de casa, e as vezes, essas datas acabam passando por esquecido. Então uma forma de não deixar isso acontecer é usar a criatividade.
Que tal fazer o seu próprio cartão com coisas que você tem em casa. Eu por exemplo já fiz isso e tirei boas risadas do meu marido!
Separe board games (jogos de tabuleiro) que você já tenha e reserve esse momento sem eletrônicos, faz toda diferença não ter distrações.
2. “Esquenta” para dia do Valentine’s Day
Uma forma também criativa, é de fazer pequenas surpresas na semana que antecede o dia do Valentine’s Day. Você pode fazer durante 7 dias ou se quiser, fazer desde o dia 1 de fevereiro até o dia 14.
Algumas sugestões de “esquenta” é você ir preparando o ambiente:
- mensagens de carinho no post-it todos os dias, em lugares diferente pela casa. Eu já coloquei no bolso da calça, no volante do carro antes de ele sair para trabalhar, e no espelho do banheiro.
- Scavenger hunt (caça ao tesouro), a cada dia você cria pistas que leve a resposta para a próxima pista no dia seguinte. E o dia “D” você entrega tesouro! Ai o resto é com você.
3. Defina um budget para o Valentine’s Day
Se você nāo é do time to DIY (do it yourself), ou do time da criatividade (sem julgamentos). Reserve um dinheiro que você pode gastar e não vai apertar o bolso e nem tirar seu sono por preocupação.
Como eu sempre falo, a organização faz parte do dia-a-dia, e a organização financeira nāo deve ser diferente.
Pois quando você coloca um valor específico você cria um comportamento diferente para esse gasto, não se sente culpada e tira o estresse de saber se vai ter dinheiro para outras coisas essenciais nas suas finanças.
Mas para o budget funcionar, você tem que seguir hein! Não adianta falar que vai gastar $50 e quando sair para comprar você gasta $100.
4. Celebre o amor!
Parece clinché, mas nāo é!
Você expressar o amor que sente pelo outro com gestos de carinho, respeito e palavras de agradecimento ou ajudar nos afazeres de casa, sāo ótimos presentes que dinheiro nenhum compra e vai te deixar ainda mais rica!
Muitas vezes, com a rotina, esquecemos de dizer palavras, com intenção, como:
- Obrigada
- por favor
- Eu te amo
- Obrigada por ajudar
Nem tudo são flores, muitas de nós sabemos os dias que temos que contar até mil (ou mais). Porém, neste dia e em todos os outros celebre o amor.
Enfim que seu Valentine’s Day seja cheio de muito amor no coração e no bolso!
XOXO,
Liz
Para mais artigos sobre as Américas cliquem aqui
Mãe de uma menina, casada. Moro nos EUA faz 10 anos. Inicialmente participei do programa de intercâmbio de Au Pair, e acabei ficando permanente nos EUA. Atualmente trabalho no mundo corporativo como engenheira de qualidade. Há 1 ano atrás eu decidi colocar minhas ideias, de conhecimentos sobre finanças pessoais e investimentos nos EUA nas redes sociais. Hoje sou coach financeira, e ajudo mulheres que vivem no exterior a criarem organização financeira, e começarem a investir nos EUA para um futuro financeiro saudável.