É com grande alegria que recebo esse delicioso convite para fazer parte do Blog “giro”(interessante) da minha amiga Bell! E para começar, irei falar mais um pouquinho sobre como é morar em Portugal.
Bom, nossas vidas se cruzaram em Dubai, nos Emirados Árabes, onde tive minha primeira experiência de expatriada. Mas nossa vida no exterior nos levou a desbravar novas culturas com nossas famílias e fomos morar em Portugal.
Cascais
Escolhemos como nosso novo lar a charmosa Cascais – um município do distrito de Lisboa – principalmente pela qualidade de vida e segurança.
Cascais ficou famosa por suas belezas naturais, tornando-se o destino preferido das elites portuguesas desde o século XIX, quando o Rei Luís I de Portugal e a família real, transformaram a cidade litorânea na sua residência de verão. Também, reis como Eduardo VIII – do Reino Unido.
Cascais hoje é um dos principais destinos do turismo em Portugal com hotéis de luxo, resorts, belas praias e o famoso Casino Estoril, que caracterizam a Riviera Portuguesa.
Diferenças culturais
Minha vida de expatriada em Portugal tem sido um grande aprendizado, a começar pela diferença da língua.
Quando nós brasileiros falamos, os portugueses conseguem nos entender muito mais do que nós à eles – sendo às vezes quase necessária uma tradução simultânea.
Isso pelo grande número de brasileiros vivendo em Portugal que falam o português do Brasil. Mas também pela exposição à nossa cultura – com as novelas, músicas, etc. Certamente, nós falamos a mesma língua, porém as gírias e o modo de falar geram confusão.
Falando em gírias, eles até entendem quando falamos que vamos pegar o ônibus, mas daí para nós percebermos que ônibus é auto-carro e trem é comboio já são “outros quinhentos”… É bué fixe! Digo, é muito legal!
A diferença cultural é um fator marcante. Embora sejamos muito parecidos em tantos aspectos, temos culturas distintas e, se não estivermos preparados, podemos nos chocar ao ver como os portugueses são diretos e frontais. Enquanto nós damos voltas para falar, eles vão direto ao ponto.
No início os portugueses parecem fechados e desconfiados, mas quando fazemos parte da rotina deles, eles fazem de tudo para a gente se ‘sentir em casa’, quebrando barreiras e formalidades.
Lazer e gastronomia
De Lisboa à Cascais, temos uma variedade de programas culturais e históricos para você que deseja morar em Portugal ou simplesmente passear. Podemos encontrar desde teatros e museus, igrejas, até monumentos e palácios, além dos inúmeros parques. Todos muito bem cuidados. Assim, desbravar esses tesouros, é o nosso lazer favorito em família.
A gastronomia brasileira é muito próxima à portuguesa. Assim, se você gosta de bacalhau como eu, aqui é o paraíso em todas as suas versões! Ouvir o autêntico fado acompanhado de um bom vinho português, é um dos meus programas preferidos em Lisboa.
Não há nada mais genuíno do que parar em uma pastelaria (confeitaria) e tomar um café com o tradicional pastel de nata. Os mais famosos são os de Belém, em Lisboa.
Além de delicioso é uma boa forma de conhecer a cultura e se integrar ao dia-a-dia da malta (galera) portuguesa! Por isso, incorporei esse hábito à minha rotina diária em Portugal.
Clima
Em Portugal as quatro estações do ano são bem definidas. No inverno -10°C em alguns sítios (lugares), como a Serra da Estrela onde neva e outros +40°C nos dias de verão, como no Algarve.
Porém, mesmo com todo o calor, a água do mar vai continuar gelada – entre 15°C e 19°C. Eu, como boa carioca, não me atrevo a mergulhar.
Outra coisa que aprendi em Portugal é sempre ter um casaquinho à mão, já que quando o Sol se põe faz bastante frio e temos um vento constante, mesmo no verão.
Vivendo em Portugal
Vivendo fora do Brasil, aprendemos a ser mais independentes, práticos e a confiar mais em nossos instintos; porque muitas vezes não temos o apoio que teríamos em nosso país de origem e os novos amigos se tornam família.
Tarefas que eram simples como encontrar escola para os filhos, solicitar instalação de água, luz e internet – entre outras demandas domésticas, trocar a carta de condução (carteira de motorista) passam a representar novos desafios na nossa vida de expatriada.
Estudos feitos com expatriados mostram que quando mudamos de país levamos em média de seis meses a um ano para nos adaptar até que o processo de ajustamento intercultural aconteça. Principalmente, por ser um ambiente novo.
Para nós o período de ajustamento em Portugal foi mais curto. Mas levou uns três meses até que todos começassem a ‘se sentir em casa’.
Um fator que ajudou muito na nossa adaptação à Portugal, foi a experiência prévia de expatriados. Mas, tivemos que aprender tudo do zero, já que cada país tem suas regras, cultura e peculiaridades.
Segurança e transporte
Portugal é um país extremamente seguro – com raras exceções de assaltos e criminalidade que vêm aumentando nos últimos anos.
Mas ainda é um dos países mais seguros da Europa para viver como expatriada. Tanto que podemos encontrar o presidente do país (sem segurança ostensiva) em sua pastelaria favorita e bater um papo no início da tarde.
O sistema de transporte em Portugal funciona muitíssimo bem! Igualmente, todos temos acesso à saúde e educação públicas. Contudo, eles não são totalmente gratuitos, pois o cidadão paga coparticipação pelos serviços utilizados.
Uma das grandes vantagens de morar em Portugal para mim é que podemos comprar passagens aéreas por preços atrativos em companhias low-cost como EasyJet e Ryanair e em duas horas conhecer outros países Europeus.
Ajustamento emocional
Uma dica para os “expatriados de primeira viagem”: uma das coisas que ajudam principalmente a mulher expatriada na adaptação ao novo país é participar de grupos que lhe tragam o sentimento de “pertencer” àquela sociedade.
Eu, por exemplo, me voluntariei em projetos sociais da minha comunidade e fiz parte do PTA (Associação de Pais e Alunos da escola). Logo, uma boa opção para quem têm filhos e ainda ajuda a criar os play dates.
No entanto, o mais comum pra quem deseja morar em Portugal, são os grupos de networking como WhatsApp e Facebook. Além de ajudar a expatriada a conhecer gente nova, é uma boa forma de trocar experiências, pedir dicas úteis e participar dos eventos locais. Assim, você vê que não está sozinha!
Não crie expectativas! Muitas vezes, a gente se frustra ao encontrar uma realidade diferente da que imaginamos ao chegar no novo país. Faça planos!
O ideal é fazer uma viagem de férias para conhecer o lugar antes de se mudar e conversar com expatriados que moram onde você pretende morar.
Em conclusão, converse com seus familiares sobre a mudança. Se vocês estiverem preparados e fortalecidos emocionalmente, todos poderão curtir a fase de adaptação e, você, sua vida de expatriada.
Funcionou para mim, espero que para você também!
Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais – MSc in Business Psychology – pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de “Coaching para mulheres expatriadas”, ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer
Respostas de 3