Como é a vida em um dos países mais exuberantes do mundo? Eles transformaram o país da areia ao luxo extremo, literalmente.
Apesar de Dubai ser uma cidade árabe, mais de 80% da população é composta de expatriados.
As línguas oficiais são o árabe e o inglês, mas a maior parte só se comunica pelo inglês, sendo esse imprescindível e o árabe um diferencial, principalmente no mercado de trabalho.
Já faz quase seis anos que estou vivendo fora do Brasil e esta vida de expatriada me ensinou muito. Criei uma maturidade e evolução que certamente não teria se não tivesse me aventurado em morar aqui.
Pontos Positivos
Sempre me perguntam o que Dubai me ensinou. E eu respondo que são inúmeros os ensinamentos, mas o principal foi o respeito ao próximo, a criação do outro, e a tolerância com as suas crenças, seus costumes e religiões.
Você acaba tendo contato diariamente com diversas nacionalidades e o que em primeira mão era estranho, passa a soar extremamente normal no seu dia a dia por aqui.
Que incrível se livrar dos nossos preconceitos de uma forma tão natural!
Segurança
Outro ponto incrível é a segurança. Como mulher, me sinto mais segura aqui do que em qualquer lugar do mundo.
Não digo apenas segura contra furtos e roubos, que já seria maravilhoso, mas eles adotam uma posição muito firme em relação a qualquer violência que nós mulheres estejamos vulneráveis a sofrer.
De qualquer assédio na rua – até a violência doméstica – se você procura ajuda, a polícia é extremamente solícita e adota medidas protetivas sérias. E isso você só descobre, depois que mora aqui.
Nas situações do dia a dia, se alguém te incomodar ou tentar qualquer tipo de aproximação contra a sua vontade, diga que vai chamar a polícia, que eles param de perturbar e fogem rapidinho.
Olha que INCRÍVEL: nós que achávamos que nossos direitos eram violados pela crença de que as mulheres são obrigadas a se cobrir, estamos no lugar em que mais vejo a nossa liberdade como mulher ser respeitada e toda uma política de empoderamento feminino sendo adotada por parte dos governos, da maioria dos sete emirados que compõem o país.
Então, libertem-se do preconceito de que mulher não é respeitada aqui. É sim! E muito! Respeitada e valorizada!
Pontos negativos
Mas a vida de expatriado não é um mar de rosas. Tantas coisas boas não podem soar como se fosse um país perfeito, pois não é.
O custo de vida é muito alto, principalmente em relação a moradia, alimentação e saúde.
Aspectos básicos que todos os expatriados devem considerar antes de se mudar para outro país: você tem acesso a tudo, desde que esteja disposto a pagar por isso.
Em relação a moradia, temos os prédios mais luxuosos do mundo aos mais simples, tudo depende do quanto você esteja disposto a desembolsar.
As regiões mais novas tendem a ser mais baratas, porém você não tem acesso as estruturas de um bairro “bom” como linha de metrô.
Já os bairros mais nobres são maravilhosos, chegando até a ter acesso direto à praia, mas você pode chegar a pagar o dobro nestes casos.
Alimentação
Quanto à alimentação, pelo clima nada favorável, a grande maioria dos alimentos são importados. E tem algumas coisas que – esqueça – você não vai encontrar aqui.
Eu, particularmente, sinto muita falta daquela rotina tranquila de ir a feiras no Brasil e comprar alimentos diretamente do produtor.
O lado bom é que acabamos tendo acesso também a alimentos de outros países, que nunca tinha visto antes na vida.
Saúde
Já o sistema de saúde não é acessível e gratuito e consultas e exames costumam ser bem onerosos.
Em Dubai, por lei criada recentemente, você só pode ter residência, se contratar um plano de saúde, ainda que básico.
Eu, por exemplo, pago um plano mais elaborado e custoso, pois quando precisei, em situação de emergência, cheguei a gastar mais de AED 10.000 (quase o equivalente em reais) em duas horas, dentre consultas e exames “simples”. Analise bem esta questão.
Vida fora do Brasil
Então, não se iludam. A vida no exterior não é fácil. Quem mora em Dubai não “nada” em dinheiro e muito menos tem muito ouro “enshallah” (risos).
Já passei por muitas dificuldades me adaptando aqui. Já chorei de saudade, já quis jogar tudo para o alto, mas no final, você descobre que não conhecia a fundo algo que sempre achou que conhecia bem: você mesma!
Nos próximos textos aqui do blog irei compartilhar mais dessa minha jornada como expatriada morando em Dubai. Até a próxima!
Brasileira, natural de Boa Vista – Roraima, morando em Dubai há quase 6 anos. Sou advogada, e trabalho no mercado imobiliário. Tenho meu próprio canal no youtube, e irei amar compartilhar por aqui mais sobre a minha vida em Dubai.