Como fazer um Staycation parecer férias durante a pandemia? Essa é a realidade para muitos expatriados nesse ano de 2020. Com os inúmeros desafios causados pela realidade atual, viajar ficou ainda mais difícil.
Assim, muitas famílias de expatriados, estão usando a criatividade para fazer suas férias prazerosas. Mais ainda, estão aprendendo como ajustar qualquer orçamento durante uma pandemia (porque sabemos que você precisa disso agora!).
“A ideia de um staycation é fazer todas as coisas que você faria se viajasse para algum lugar, mas encontrando maneiras de incorporar essas experiências em sua própria casa!”
Portanto, você não precisa viajar para obter os benefícios das férias. Recriar essas vibrações relaxantes de férias em casa pode ajudar a dar uma pausa na rotina, diminuir o estresse e fortalecer seu bem-estar mental.
É especialmente importante encontrar oportunidades para “escapar” agora, pelo menos ficar longe de nossas rotinas habituais e dos estressores em potencial da vida cotidiana.
Afinal, nossas casas têm funcionado como escritórios, creches, escolas e academias nos últimos meses. Você pode se surpreender associando seus espaços domésticos com tarefas, estresse e prazos de trabalho.
Por isso, incluir um pouco de diversão e relaxamento em sua casa é a maneira perfeita de afastar algumas dessas associações negativas e fazer com que sua casa pareça um lar novamente.
Além disso, fazer um staycation pode ser uma opção mais segura do que férias normais, uma vez que as viagens aéreas ainda estão sendo monitoradas e muitos países estão em diferentes fases de reabertura.
Aqui estão algumas maneiras de criar essa sensação de “distância” sem sair de casa durante seu staycation:
1. Virando um turista em sua própria cidade
Provavelmente, existem muitos lugares incríveis para visitar em sua própria vizinhança. Muitas pessoas não estão acostumadas a apreciar as coisas que estão sempre ao seu redor.
Portanto, reserve um dia ou fim de semana, para explorar sua cidade e, visite todas as atrações turísticas, parques e belezas locais que você nunca visitou antes. Todos na família podem escolher para onde ir e, o que fazer. É claro, sempre usando máscaras e praticando o distanciamento social.
Quando você se torna um turista em sua própria comunidade, não só sente a mesma onda de diversão e empolgação que experimenta nas férias, mas também ajuda a economia local.
2. Traga seu destino de férias até você
Se sua viagem de verão para a Itália foi cancelada, traga a Itália até você. Toque música italiana, assista a um filme ou programa sobre a Itália, coma comida italiana e beba vinho italiano.
E ainda, se você tiver algum dinheiro extra – por exemplo, o dinheiro que iria gastar na viagem – importe mercadorias direto da Itália. Para onde você gostaria de fugir, tente recriar o ambiente o mais próximo possível. Essas pequenas mudanças no meio ambiente podem ter um grande impacto.
3. Experimente acampar em seu quintal
Arrume seu material de acampamento, monte a barraca, pegue seu saco de dormir, a lanterna e reproduza uma trilha sonora da natureza em seu telefone ou alto-falante para aproximar a experiência de acampamento no seu próprio quintal, apartamento ou área de acampamento que esteja aberta na vizinhança e curta a experiência. As crianças vão amar.
4. Defina limites claros
E não se esqueça: defina limites claros com as pessoas em sua vida! Uma das melhores partes de sair de férias é desconectar-se de mensagens de texto, ligações e e-mails de trabalho.
Mas quando você está tirando férias em casa, pode ser difícil escapar desses estressores – especialmente se as pessoas sabem que ainda podem entrar em contato com você sempre que surgir uma dúvida ou crise.
Então, quando você sentir que seus níveis de estresse atingiram o pico, pode ser hora de fazer uma pausa rápida na rotina. Além de aliviar o estresse e recarregar as energias, você ainda pode aprender novas alternativas de como fazer um staycation parecer férias durante a pandemia.
Para mais textos da autora, clique aqui
Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais – MSc in Business Psychology – pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de “Coaching para mulheres expatriadas”, ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer