Esse foi nosso segundo fim de ano em Bogotá. Estávamos pensando em ir ao Brasil, mas de fato tudo estava muito caro.
Como no primeiro ano, infelizmente por conta da pandemia de COVID-19 não pudemos sair, esse ano aproveitamos porque as coisas estavam (e estão) mais tranquilas.
Engraçado que tudo relacionado ao Natal, aqui, se inicia no dia 07/12 que é o Dia de Velitas. Esse dia é um dos mais tradicionais do país e se celebra o dogma de la Inmaculada Concepción de la Virgen María. As pessoas saem para algum lugar que mais queiram, acendem suas velas em agradecimento e claro, pedem por algo nessa mesma noite.
Tanto adultos, quanto crianças participam dessa tradição e nós fomos a casa de um amigo do trabalho do Zé. Lá, no condomínio em que ele mora, acendemos nossas velas e passamos um tempo com toda a sua família degustando um bom canelazo.
Nessa noite, ganhamos um calendário de advento, em que a cada dia tínhamos um chocolate! Lindo e delicioso!
A cidade de Bogotá na “navidad”
Bogotá é uma cidade muito linda durante a época de fim de ano. Todas as casas estão enfeitadas, as ruas, os bares, restaurantes, parques…enfim, tudo!
Ela se torna muito charmosa e passeando por lá, descobri algumas coisas que nem imaginava ter, como por exemplo as Feiras de Natal.
Como moro muito próxima a famosa Plaza de Usaquén, estava passeando próximo a ela e avistei a Feira de Natal ou Mercado Navideño, como falamos aqui. Achei que isso só tivesse na Europa, na Alemanha, por exemplo.
Como fui ao final da feira, não tive a oportunidade de ver muitas coisas que estavam a venda, mas deu pra fazer umas comprinhas. Comprei pantufas (que aliás, usamos muito, já que aqui é frio).
Outra coisa que não esperava encontrar, foi a casa de gengibre. Fiquei bem surpresa quando a encontrei em mercados.
Nos shoppings há grandes eventos voltados ao Advento e a Novena de Agnaldos.
Comidas típicas do Natal colombiano
Bom, já comentei com vocês que algumas comidas colombianas são bem exóticas (no meu ponto de vista), mas no Natal elas me surpreenderam e até cozinhei duas delas em casa na noite de Natal.
Cozinhei buñuelos e natilla. O primeiro é como nosso bolinho de chuva, porém mais crocante e a massa, quando está sendo preparado, é mais grudenta e seca. Já a Natilla é como um mingau mais viscoso e com vários sabores. Aqui você pode encontrar o sabor tradicional, arequipe (doce de leite) e coco, por exemplo.
Eu fiz a de coco e amei! Ainda mais no friozinho que estava…quentinha, uma delícia!
Os demais pratos são como no Brasil, frango, carnes, arroz. Aqui eles comem muita salada e frutas também. Vinho está sempre presente.
Leia aqui sobre costumes na Colômbia.
Uma coisa que temos no Brasil e aqui não, é a farofa. Não se encontra farofa fina de mandioca para preparar a nossa farofa, mas tem a opção de comprar a farinha de milho e dar um “jeitinho brasileiro” para matar a saudade.
Ano novo na Colômbia
Nessas festas de fim de ano, Bogotá se torna uma cidade bem vazia, completamente diferente da normalidade, onde é possível andar de carro sem trânsito exagerado. E assim permanece até meados de janeiro.
As pessoas saem da cidade a fim de aproveitar os lugares mais quentes, junto a família e amigos.
Aqui há duas tradições bem interessantes que são realizadas do dia 31 de dezembro. Uma delas é a “quema del año viejo”, onde as pessoas queimam um boneco que simboliza o ano que está terminando, deixando as coisas que aconteceram nele para trás e desejando novos e bons acontecimentos para o ano que se inicia.
Outra grande tradição é a meia noite, pegar sua mala ou mochila de viagem e sair caminhando ou correndo pelo quarteirão de onde você está. Eles creem que essa tradição, chamará mais viagens e passeios durante todo o ano seguinte.
Nós fizemos a primeira tradição, estava muito frio a noite.
E o coração como ficou no fim de ano em Bogotá?
Segundo Natal longe da família não é fácil. Sinceramente nesse senti menos falta que no primeiro. Parece que o segundo eu já sabia como seria e estava mais “preparada”.
Falamos com meus pais e tios, com minha avó, dançamos, bebemos e comemos muito. 1 hora da manhã eu já estava na cama deitada de tanto que comi. No Ano Novo aproveitamos mais e dançamos bem mais na sala.
Resumindo as festa de fim de ano foram bem agradáveis e já pensando no próximo Natal. Os planos são de comprar as passagens para aproveitar com nossa família no Brasil e matar a saudade , bem como das nossas comidas e do maravilhoso churrasco brasileiro.
¡Saludos! Sou a Gabi, nutricionista, e moro na Colômbia com minha família, mais precisamente em Bogotá. Sou apaixonada não só pela cidade, mas como por toda a Colômbia e fico muito feliz em poder dividir minhas experiências com todos vocês 🙂