Olá! Esse é o meu primeiro post para o Diário de uma Expatriada. Gostaria de iniciar expressando minha gratidão pela oportunidade e minha sincera intenção em trazer para este espaço temas e assuntos que possam beneficiar e motivar mulheres que já embarcaram na vida de expatriada ou estão se preparando para tal.
Toda mudança para o exterior é sempre um desafio. No entanto, temos que nos reinventar, reorganizar, reestruturar, enfim, incluir o prefixo ‘re’ em todos os aspectos de nossa vida e, se for o caso, de nossa família.
Bem-estar em Hong Kong
Após doze anos vivendo nos Emirados Árabes Unidos, precisei passar por esse processo novamente. Há sete meses, me mudei para Hong Kong e como instrutora de Yoga sou adepta de um estilo de vida saudável.
Inegavelmente, bem-estar físico, mental e emocional são essenciais no processo de mudança e adaptação à uma nova vida no exterior e confesso que me surpreendi com as mais variadas opções que Hong Kong apresenta nesse sentido.
Também conhecida como “A Pérola do Oriente”, Hong Kong é de fato uma ampla metrópole, moderna e dinâmica, entremeada por arranha-céus e povoada por cerca de 7,52 milhões de habitantes, como resultado são 6.680 pessoas por quilômetro quadrado, e o segundo lugar como a maior densidade demográfica do mundo, só perdendo para a Ilha de Santa Cruz del Islote, na Colômbia.
Estilo de Vida de Hong Kong
Apesar de ser vastamente urbanizada, Hong Kong foi projetada com a finalidade de ser uma cidade que estimula o estilo de vida saudável, oferecendo à população extenso acesso à natureza, como parques, áreas de lazer ao ar livre, ciclovias e inúmeras trilhas para a prática de hiking nas montanhas que recortam a cidade. Além disso, Hong Kong é composta de 263 ilhas banhadas pelo Mar do Sul da China, o que proporciona diversas oportunidades para esportes aquáticos.
Tantas características naturais e planejadas são um excelente convite à atividade física e o povo de Hong Kong o aceita de coração. Dessa forma, logo pela manhã, os parques e praças são ocupados por pessoas que vêm praticar o tão popular Tai Chi Chuan, caminhar, ou simplesmente se beneficiar de um bom banho de sol. E ao cair do dia, o movimento se repete. Não é à toa que Hong Kong está em primeiro lugar na lista de países com maior expectativa de vida.
Benefícios de uma boa caminhada
Dentre as opções de atividade física que a cidade oferece, a caminhada é a mais acessível e barata delas, podendo ser praticada por toda a família, pois basta um par de tênis de qualidade para se ter acesso a uma gama de benefícios.
Estudos já comprovaram que caminhar pelo menos trinta minutos por dia ajuda na perda de peso, reduz o risco de doenças crônicas, melhora o funcionamento do sistema digestivo e cardiovascular, diminui as dores nas articulações, aumenta a imunidade, bem como melhora o humor, ajudando a afastar a depressão.
Portanto, não tem desculpa: use e abuse das opções que estão à sua disposição, mas se no fim das contas exercícios físicos não forem o seu forte, pelo menos saia para caminhar e explorar seus arredores. Além de conhecer melhor o local onde mora e apreciar as belezas naturais do trajeto, a caminhada não só lhe trará benefícios físicos, mentais e emocionais, equilibrando e fortalecendo, mas também ajudará na adaptação e na vida de expatriada em Hong Kong.
5 lugares para caminhar em Hong Kong
Abaixo, uma lista de lugares que, sem dúvida, vão fazer sua caminhada urbana valer a pena:
- Bowen Road: Na encosta do distrito comercial Central e da área residencial de Wan Chai, além de proporcionar uma bela vista do Jockey Club de Hong Kong, essa trilha urbana passa bem perto do Zoological and Botanical Gardens, o Jardim Botânico da cidade.
- Zoological and Botanical Gardens: Parque com uma área de 5.6 hectares de muito verde, atrações zoológicas, botânicas e culturais.
- Hollywood Road: Inicia onde estão localizados os edifícios mais antigos da cidade, como a prisão de Victoria e termina no encontro com a famosa Queen’s Road, no agradável bairro de Sheung Wan.
- Stanley Ma Hang Park: Parque na área histórica de Stanley que proporciona uma bela caminhada com vistas deslumbrantes da costa. Estique sua caminhada e aproveite para explorar a região, pois é uma das vilas mais antigas de Hong Kong, com várias atrações, como a Murray House, o Blake Pier, HK Maritime Museum e também o famoso Stanley Street Market.
- Repulse Bay: Uma área residencial de luxo, considerada uma das mais belas praias de Hong Kong. Ao caminhar pela região, a extensa praia, a vista estonteante e o clima descontraído dão a impressão de se estar em um resort.
E para quem quer ir além e curte hiking, Hong Kong é considerado um dos melhores lugares para a prática do esporte. Entretanto, no próximo mês irei trazer dicas e informações sobre as incríveis trilhas de Hong Kong. Até breve!
Luiza Leão – Cientista do Coração e Instrutora de Yoga. Atualmente morando em Hong Kong com sua família, Luiza é formada em Ciência da Computação (PUC MG) e tem mestrado em Comunicação e Mídia (Manipal University Dubai). Tem a certeza de que tudo na vida tem um motivo, pois foi quando morou em Dubai, de 2007 à 2019, que ela conheceu e se encantou com a Ciência do Coração, descobrindo assim seu propósito de vida. Seguindo seu caminho, ainda em Dubai, Luiza se certificou como Life Consultant, facilitadora de cursos do The Solution Series e instrutora de Yoga. Luiza, que hoje se denomina Cientista do Coração, acredita em um mundo melhor, onde cada pessoa vive em coerência com seu coração e com o próximo. Trabalhando com esse intuito, Luiza ministra cursos, faz palestras sobre o assunto e desenvolveu o programa de transformação pessoal Shivaya – O Caminho de Volta à Essência. Entre em contato: [email protected].