Mudar de casa é sempre um desafio, seja organizar a mudança para o outro lado da rua ou para o outro lado do mundo. Portanto, esse é um processo que envolve vários sentimentos: alguns bons como a alegria e o entusiasmo, e outros nem tanto, como a ansiedade.
Mas todos eles mexem com as nossas emoções. Quem nunca teve uma dor de cabeça ao pensar que não seria capaz de tratar de tudo: objetos, caixas e burocracias? Eu mesma já mudei de casa, salvo engano, oito vezes e, sem dúvida, teria sido bem mais tranquilo se eu soubesse muitas das dicas que vou partilhar aqui com você. Afinal, quanto mais preparada estiver, com planejamento e organização, menor será o desgaste físico e emocional.
O que fazer antes de mudar
Antes de mais nada, prepare listas e um cronograma para ter mais clareza de todas as demandas necessárias para organizar a mudança.
- Medir os espaços: use uma trena para fazer a medição dos espaços. Imagina chegar à casa nova e então descobrir que a mesa de jantar que você ama não cabe no elevador e precisa ser içada?
- Serviços essenciais: solicite o seu desligamento na casa antiga e a reinstalação na nova. Atualize os dados para que as correspondências sejam recebidas no novo endereço. Além disso, informe-o também ao corretor de seguros, ao contabilista e a seus demais contatos.
- Comunique sua mudança: quando escolher a data, é importante avisar com antecedência. Por exemplo, ruas e freguesias (bairros) podem ter restrições, seja quanto ao uso do elevador ou quanto ao local (sítio) para estacionar o veículo.
- Mude sem excessos. Este é um ótimo momento para rever itens que não são usados, não servem, estão quebrados, etc. Assim, faça uma triagem completa em cada ambiente. Por certo não faria sentido demandar tempo, energia e dinheiro para levar peças que não têm nada a ver com este novo momento. Um móvel que não cabe? Venda ou doe.
- Por fim, faça a limpeza geral na casa nova antes de entrar com todas as caixas.
Se pensar em contratar uma empresa de mudanças, solicite pelo menos três orçamentos. Escolha com antecedência, leia com atenção todas as condições e a disponibilidade na data em que necessita. Atenção: o serviço de frete tem custo menor que o de uma transportadora, porém não oferece as mesmas facilidades. Sabia que a personal organizer também pode ajudar na pré e pós mudança?
Durante a mudança
Na hipótese de não ter contratado uma transportadora ou uma profissional de organização, então será necessário ter algum material para organizar todos os objetos. A seguir, vou partilhar a minha lista básica.
Caixas de papelão ou caixas de cartão, como são conhecidas em Portugal, são fundamentais em todo tipo de mudança. As caixas pequenas são melhores para transportar livros e outros objetos pesados. Existe um tamanho, conhecido como book box, ideal para eles. Depois que colocar os livros na caixa, se sobrar espaço, complete as laterais e os cantos com papel amassado. Use as caixas maiores, portanto, para acomodar os itens mais leves. Para as roupas em cabide, caso encontre na sua região, vale muito a pena usar o modelo fashion case. Nela, é possível encaixar o cabide com a peça, o que facilita muito na hora de pendurar no armário novo.
#santadica: Use uma fita adesiva larga para reforçar o fundo das caixas mais pesadas.
Papel ondulado e plástico bolha – Escolha o material de sua preferência e use-o para embalar copos, taças, louças e outros utensílios que possam lascar ou quebrar. Quando envolver as peças no plástico bolha, lembre-se de embalar pela parte lisa, deixando as bolhas para fora. Dessa forma, elas as protegerão de possíveis impactos. O papelão (ou cartão) ondulado reforça a proteção e evita danos em itens delicados.
Etiquetas, canetas e fita adesiva – Utilize o método de cores para identificar as caixas por ambiente e, assim, simplificar o processo. Caso não encontre etiquetas coloridas, uma opção seria escrever em fundo branco com canetas de diferentes cores. Para uma melhor identificação visual, em cada caixa, escreva qual o ambiente de destino e o que tem dentro dela.
No dia da mudança
Cada membro da família deve ter a sua mala SOS no dia anterior à mudança. Nela, deve conter peças de roupa, lençol e toalhas, pijama, roupa interior e itens de higiene pessoal que devem ser utilizados nos primeiros dias. Faça também a mala de seu animalzinho de estimação e tente manter a sua rotina de passeio e alimentação. Garrafas d’água, papel higiênico, medicamentos e uma pasta com os documentos mais importantes também devem ser levados com você. Além disso, é aconselhável ter também um kit com vassoura ou aspirador portátil, panos de cozinha, sacos de lixo e alguns produtos de limpeza.
Ao chegar à casa nova, deixe cada caixa no seu ambiente, de acordo com as identificações feitas na fase pré-mudança. Isso vai contribuir para a organização, sem perda de objetos.
O que desembalar primeiro? Comece a organizar a mudança pelos quartos, banheiros e a cozinha. Faça um ambiente por vez até não sobrar nenhuma caixa fechada.
Ao final, separe todas as embalagens utilizadas. Guarde somente aquelas que realmente for utilizar, de preferência desmontadas. Descarte as demais, separadas de acordo com o material para a reciclagem.
Acredito que agora, com estas dicas e orientações, o recomeço na casa nova e todas as etapas da mudança sejam mais leves. Se precisar de ajuda para organizar a mudança, entre em contato para saber mais a respeito do Welcome Home, o serviço oferecido pela Santa Dobra em Portugal. Faça sua consulta também para atendimento em outros países na Europa. Espero você!
E você, já passou algum perrengue de mudança? Partilhe aqui nos comentários. E se quiser ler mais sobre outras dicas de mudança, confira aqui no Blog.
Sou a Aline Ceron, 47 anos, Personal Organizer.
Sou paulista e expatriada desde 2021, quando me mudei para Lisboa, Portugal. Amo viajar, pedalar, reunir amigos, conhecer novos lugares e pessoas.
Eu acredito que a organização proporciona bem estar, mais saúde e equilíbrio para a vida de cada um. Como profissional, meu propósito é simplificar rotinas através de organização e encontrar as melhores soluções para espaços e ambientes.
Vamos juntos? Me siga também no Instagram @alineceron.eu