Quando mudamos de país sempre surge à dúvida de como iremos nos reconstruir, recomeçar no novo lar.
Muitas de nós mudamos para acompanhar o marido ou mudamos a procura de um novo estilo de vida, porém como fica a nossa vida profissional nessa realocação?
Temos a oportunidade de reinventar-nos nessa mudança e recomeçar profissionalmente nesse novo país.
Nesse texto eu trago uma informação valiosa e pouco vista na internet: o processo de como validar seu diploma na Costa Rica.
Recomendação
Para começar, a minha primeira recomendação é se caso você tenha a intenção de validar seu diploma na Costa Rica, organize toda a sua documentação ainda no Brasil e, traga todos os documentos apostilados, a tradução você pode deixar para fazer aqui.
Documentos básicos
Documentos básicos necessários:
- Diploma
- Matriz curricular
- Monografia ou TCC – caso seja necessário traduzir todo o trabalho a instituição irá informar.
- Cédula de identidade, caso tenha residência na Costa Rica ou passaporte, caso ainda esteja como estrangeiro.
- Certificado ou documento oficial que certifique a idoneidade da Instituição de Ensino para emitir os diplomas – existe um site com uma lista de universidades cadastradas, sendo desnecessário a comprovação.
Caso sua instituição não apareça nessa lista, você pode pedir a emissão esse documento na Embaixada do Brasil na Costa Rica.
O órgão competente para começar esse processo é o Conare, através do site faz a inscrição e envia os documentos para análise.
Pagamento das taxas
Depois da analise e aprovação na comissão do Conare, deve realizar o pagamento das taxas e valores correspondentes ao processo em conta bancária designada.
Nacionais e estrangeiros com cédula de residência: ¢140.000 – R$ 1.229,87
Estrangeiros: ¢200.000 – R$ 1.756,96.

*Essa taxa corresponde unicamente ao processo realizado no Conare.
Decisão de qual faculdade irá validar o diploma
Após o pagamento das taxas e aprovação do processo, será indicado para qual instituição de ensino você irá para complementar os estudos, caso seja necessário. Do contrário, sera feito apenas a emissão da validação.
Geralmente não somos nós que escolhemos qual faculdade queremos ir. Ela será definida pelo próprio Conare.
Normalmente é exigido uma prova de proficiência em espanhol e a faculdade lhe dá opções de lugares para realizá-la.
Leia também: Custo de vida na Costa Rica
Etapa final
Atenção, ao finalizar o processo na faculdade, você ainda terá que pagar algumas taxas referentes ao processo. Esses valores variam de acordo com cada faculdade.
Clicando aqui você pode verificar uma tabela oficial com algumas informações referentes a esses valores.

Vale lembrar, que cada curso tem suas especificações e nem sempre o processo será igual para todos.
Por exemplo, o pessoal da área do Direito após todo o processo de validação do diploma precisa se inscrever no “Colegiado de Abogados” sendo este outro tramite.
Dica de ouro
Aqui vou deixar uma DICA DE OURO para você!!
Atualmente, ainda está em vigor um convênio de intercâmbio cultural entre Brasil e Costa Rica, onde os brasileiros que vão validar os diplomas na Costa Rica, não precisam fazer provas ou complementar matérias.
Se você quiser validar seu diploma na Costa Rica, é melhor se apressar, pois esse convênio está na lista do congresso costaricense para ser suspenso.
Caso, você queira ter acesso à resolução do convênio e ao folheto exclusivo que recebi do Conare , contendo o passo a passo é só entrar em contato comigo pelo meu instagram – @lorenaschramm
Leiam também vistos para a Costa Rica
Passo a passo resumido
- Documentação apostilada e traduzida
- Registro no sistema do Conare
- Completar o formulário online do Conare
- Ingressar os documentos na plataforma de forma digital
- Solicitar a revisão dos documentos através da plataforma do Conare
- Depois que sua solicitação for aprovada, anexar o comprovante de pagamento das taxas e valores do processo.
- Sua solicitação será enviada a universidade competente para que ela finalize seu processo com a emissão da validação do diploma (Resolução da solicitação).
Vale ressaltar, que em qualquer momento do processo os órgãos competentes podem solicitar alguma documentação adicional caso julgue necessário.
Como também pode acontecer que ao chegar seu pedido de validação do diploma na universidade designada a mesma decida dentro dos seus parâmetros legais por não validar o diploma, nesse caso é possível entrar com um recurso perante a universidade.
Iniciando o processo desde o exterior
Por ultimo e não menos importante, caso você queira iniciar o seu processo desde o exterior, deverá enviar a documentação solicitada e juntamente com isso uma procuração (no sistema tem o formulário correspondente) onde você nomeia a pessoa que irá lhe representar durante todo este processo aqui na Costa Rica.
Recomendação
Para a tradução do português – espanhol eu recomendo a Fabiana Alencar, ela que fez a tradução dos meus documentos aqui, preço justo e um trabalho perfeito.
Espero que meu texto te ajude e até a próxima!
Pura vida!
*Conversação da moeda realizada no dia 10/11/2020.
Para mais textos da autora clique aqui.
About The Author
Lorena Andrade Schramm
Lorena é soteropolitana, metade brasileira, metade israelense. Advogada por formação e pelo sonho de tornar o mundo mais justo, Líder de Yoga do Riso por amor. Decidiu morar na Costa Rica para tornar o seu sonho de ter uma vida totalmente diferente em realidade. Morou em Israel por 6 anos, onde concluiu o ensino médio e serviu ao IDF. Ama viajar, conhecer pessoas, falar muito e se expressar sem repressões.
Uma resposta
Excelente!!
Quais documentos eu tenho que apostilar no Brasil para validar meu diploma na CR?