Criatividade e flexibilidade são dois fatores importantíssimos no mercado atual de trabalho, e de mulheres que têm (ou querem ter) sucesso em suas carreiras e negócios.
A habilidade de conectar-se e de pensar de maneira criativa, de evoluir, aprender coisas novas e sair da zona de conforto, assim como ter resiliência para não desistir quando as coisas ficam meio atrapalhadas e saem do nosso controle, são características que podem ditar o êxito ou fracasso de um negócio.
Sorte a nossa que, vivendo fora do Brasil, temos a necessidade de desenvolver todas essas características! A vida no exterior não é fácil como muita gente imagina. Como uma expatriada, eu posso afirmar que eu não cheguei onde estou agora apenas por ficar em casa e esperar.
Eu precisei ir atrás, levar bastante “nãos” no meio do caminho, tentar coisas diferentes ou tentar coisas iguais de maneira diferente. Aprendi com os erros mas também acertei bastante.
Eu sempre quis sair do Brasil, desde quando era adolescente. E quando surgiu a oportunidade, eu agarrei mesmo! Mudei para o País de Gales em 2007.
Em 2008 me casei e mudei para Nápoles, na Itália, para dar aulas de inglês, e fiquei por lá um ano, antes de voltar para o País de Gales em 2009. Já
conhecia um pouco da língua e cultura italianas, mas foi um aprendizado enorme.
Mudanças grandes, mudancas rápidas, burocracia, leis diferentes a obedecer.. Tudo isso nos leva a aprender coisas valiosíssimas!
Viver fora do Brasil pode ser a melhor coisa para você ter sucesso como empreendedora, e eu vou te dar três razões:
1. Você se livra da sua “ fôrma”
Queira ou não, nós todos temos nossas fôrmas: o que nossa família pensa de nós, o que nossos amigos e colegas pensam de nós e até mesmo o que a sociedade do nosso país pensa/espera de nós. O mais bacana é que quando você vive fora do Brasil, você pode se “livrar” dessa fôrma e seguir suas paixões e criatividade.
Às vezes, coisas que na nossa cultura no Brasil são vistas como estranhas e “não vão te levar a lugar algum”, são completamente aceitas e incentivadas no novo país!
Vantagem: Isso te permite pensar sobre o que você realmente quer, e não o que você deveria querer.
Por exemplo, no Brasil pode ser estranho você querer ser um designer de jogos de videogame, ou até um moderador de grupo de Facebook, ou coach que trabalha com hipnose. Mas em outros países, há pessoas que realmente ganham dinheiro com isso, e que irão te apoiar e te contratar! Uma mudança de carreira pode ser uma benção, e mudar para o exterior pode te proporcionar isso.
Vantagem: Sem as limitações da sua fôrma, você pode então ir ao que te interessa e decidir o que você quer, e ir atrás.
2. Você adquire muitas habilidades.
Ser uma expatriada te coloca em situações únicas; desde fazer um pedido em um restaurante em uma língua estrangeira, até fazer networking em um ambiente internacional. Você vai ter vizinhos, colegas de trabalho, o dono do mercado local, as professoras da escolinha do seu filho. Essas situações te ajudam a desenvolver novas habilidades.
Você vai aprender como um mercado internacional funciona, vai aprender a executar várias tarefas ao mesmo tempo (o famoso multitask) em fusos horários diferentes . Dendendo de onde você mora, você sabe como é difícil conversar com a família em horários “normais”). Vai conhecer outras culturas (e até começar a entender as diferenças “estranhas” entre elas e a nossa). Fora toda a organização necessária para se mudar.
Vantagem: Aprender a se adaptar é de extrema importância – e você vai precisar disso como empreendedora.
3. Você conhece pessoas e perspectivas novas
A chave para o sucesso aqui é pensar de maneira criativa. Sendo uma expatriada, você tem a oportunidade de conhecer novas culturas, comportamentos diferentes, pessoas que pensam de maneira muito diferente de você.
Vantagem: Ao interagir com essas pessoas, você vai aprender novos hábitos, novos mindsets e também outras ferramentas importantes que vai precisar como empreendedora. Vivendo fora do Brasil, como dizem, você vai ter a “faca e o queijo na mão”.
Para empreender, você precisa evoluir e estar sempre aprendendo e procurando algo novo. Então, deixa o conforto do teu sofá e vai passear para se conectar e inspirar! E se precisar de ajuda na sua jornada empreededora, conte comigo e com o VEM!
Beijoca, e até a próxima!
Dani.
Olá, somos Daniela Pescuma e Eliza Ferreira, co-fundadoras do Clube das EUpreendedoras. Cada mês uma de nós vai aparecer por aqui. O Clube das EUpreendedoras é uma comunidade dedicada a mulheres empreendedoras solo, oferecendo mentoria, apoio, recursos e uma rede de suporte para impulsionar o crescimento pessoal e profissional.