O índice de endividamento que os bancos atribui a quem busca o financiamento para comprar seu imóvel em Portugal é bem mais acirrado do que o do Brasil.
Mas esse é o sonho de todos que vão morar fora, ter seu imóvel, seja pra ter a moradia própria ou pra investimento, e não é diferente do meu. Pensando nisso fui buscar algumas informações e gostaria de compartilhar com vocês. Quem sabe poder ajudá-lo com algumas dúvidas que possam ter, ou pelo menos ter uma ideia do que é necessário.
Quais os documentos necessários para tentar um crédito habilitação?
- Cartão de Cidadão ou Autorização de residência e passaporte;
- Mod IRS do ano anterior;
- Nota de Liquidação IRS do ano anterior apresentado;
- Extratos bancários dos últimos 3 meses (conta onde é creditado o vencimento salário e outros;
- 3 últimos recibos de vencimento (contra cheque);
- Contrato de trabalho ou Declaração de efetividade;
- Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal (entrar no site e acessar com o seu password (senha) do portal das finanças).
De quanto seria um bom valor de IRS (imposto de renda) para tentar um financiamento?
Em torno dos 20 mil euros para ter bastante segurança. Mas também vai depender da financeira que for colocada para tratar o seu processo. Entretanto, digamos que você seja casada, você e seu esposo juntos tem uma renda famíliar entre 1000/2000 euros por mês, podem ter uma oportunidade também.
À liberação ou não também vai variar conforme o valor solicitado, documentos que possuam, tempo de trabalho e sua renda famíliar. Vários detalhes são avaliados, como num sistema de pontuação. As vezes uma pessoa tem um IRS maravilhoso, mas só tem 1 ano de IRS o que pode deixar as coisas assim meio “aquém”, diferente de quem tem um IRS de valor razoável, porém mantendo sempre o mesmo.
Inclusive é possível utilizar o IRS e rendimentos do Brasil pra tentar esse financiamento, esse não é um impedimento.
Quem ganha salário mínimo em Portugal (esposa ou o marido), que somados daria em torno de 1.200€ por mês conseguem um financiamento?
Depende também de outros fatores. Exemplo: quanto tempo estão nesta empresa, quantidade de filhos, valor do financiamento que pretendem fazer, se tem outros créditos abertos e se dispõem de um valor para a entrada.
Há vários fatores que são levados em conta. Não é necessário ter “X” de renda, a pessoa pode não ter uma renda alta, mas pode ter outros pontos que são positivos para aprovação. O fundamental por exemplo é ter pelo menos 20% de entrada, se pretende fazer um financiamento no valor de 100 mil euros, e mais os requisitos que falei acima.
Quanto seria o valor que os bancos pedem de entrada para um financiamento?
10% do imóvel é o mínimo se for pela imobiliária. Financiamento total de 100% quando for imóvel do banco (aqueles que foram tomados por falta de pagamento).
Mas tentar primeiro o financiamento no seu banco é sempre mais aconselhável.
Além disso também verificar se a carteira de imóveis que eles têm a venda te interessa, para isso basta ver no Google imóveis da banca, que vai aparecer a lista dos imóveis de retomada deles.
Ter um bom IRS ajuda demais. O valor da prestação não pode comprometer mais do que 30% do vosso rendimento.
Tem que estar efetivo na empresa onde trabalha ou se for recibo verde (autônoma) tem que ter anos de lucros no negócio próprio para conseguir. Aliás tentar o financiamento via recibo verde (autônomo) é muito mais difícil conseguir a aprovação do que quem tem contrato efetivo com empresa.
Em resumo, ter condições de dar entre 10 a 20% de entrada, bem como não ter dívidas a constar no banco em Portugal. Portanto esses são requisitos super positivos para te dar mais chances de aprovação nesse financiamento.
Valores bem atrativos para comprar um imóvel em Portugal
Os valores também acho super atrativo se consideramos as rendas (aluguel) que se paga em um imóvel em Portugal. Exemplo para financiar 50 mil euros dando de entrada 6 mil euros, e mais 6.500 mil euros de crédito obra (a maioria já pega um crédito obra para reformar o imóvel e embute no financiamento) se paga mais ou menos em torno de 160 euros de parcela, isso com os seguros que alguns bancos incluem.
Considerando que a renda (aluguel) hoje não sai por menos de 500 euros isso em bairros mais afastado da grande Lisboa, você tem aí algo em torno de 33% a menos no seu orçamento famíliar.
Mas o que posso dizer com base inclusive com as pessoas que falei e que conseguiram financiar seu imóvel é que, cada caso é um caso, cada banco um banco. Então não deixe de tentar realizar seu sonho de comprar um imóvel em Portugal. Pois isso pode ser uma realização que você pode estar adiando sem necessidade.
Leiam aqui outros textos da autora
Casada há 21 anos, 39 anos, Mãe da Zoe (5 anos) e do Hiram (9 anos). Ex bancária, formada em Contabilidade, ex-sócia e proprietária da empresa Brazil Country Boots, fui por 3 anos Travell Planer na agência de viagem hm miles and tour e atualmente estou em transição de carreira em Dublin na Irlanda.
Com experiência e memórias de 5 países onde morei e tenho na bagagem: Itália, Inglaterra, Austrália, Portugal e atualmente Irlanda. Venho compartilhar com vocês experiências de mãe para mãe e a vida de uma expatriada pelo mundo.