Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Currywurst, a comida típica de rua de Berlim

Última atualização do post:

capa-comidaderua-berlim
capa-comidaderua-berlim

Vamos falar de comida típica de rua de Berlim? Nesse post trago um dos pratos preferidos dos alemães, mais precisamente dos Berlinenses, o Currywurst!

O que é Currywurst e qual sua história?

O Currywurst (Curry – nome do tempero + Wurst – salsicha em alemão) é a comida típica de rua de Berlim que basicamente consiste em salsicha (normalmente de porco) cortada em fatias e temperada com ketchup e pó de curry.

comida típica de rua de Berlim
A famosa Currywurst – Photo by Claudio Schwarz | @purzlbaum on Unsplash
Leiam também: Vida em Berlim

Afinal, como ele surgiu? O Currywurst surgiu em 1949, no cenário difícil de pós-guerra, que teve como resultado um cenário de destruição e privação. A salsicha foi uma saída criativa nesta situação.

Mas a história começa quando Herta Heuwer (dona de um quiosque do lado Ocidental de Berlim) temperou a salsicha de porco grelhada com ketchup e pó de curry (obtido com soldados ingleses).

Herta iniciou a venda dessa “comida de rua” sob o nome de “Chillup“. Que com o tempo mudou o nome para Currywurst e ganhou o paladar alemão.

Tradicionalmente, o Currywurst pode vir acompanhado com batatas fritas ou pão, servido em prato de papel ou plástico e com um garfinho também de papel ou plástico.

Contanto para quem mora na cidade como para os milhares de turistas que a visitam, o preço do prato é o grande atrativo. Além da rápida preparação do prato e praticidade na hora de saborear que pode ser na caminhada pela cidade, no parque ou até mesmo no quiosque escolhido!

Entretanto há controvérsias quanto a exata origem da Currywurst! Há a versão contada no livro “A descoberta da Currywurst” de Uwe Timm de que o prato teria sido criado na cidade de Hamburgo. Fato é, que em 1959, Herta Heuwer patentou em Berlim sua Currywurst sob o nome de “Chillup“.

Mas independente de onde foi criada, estima-se que sejam consumidas anualmente 800 milhões de Currywurst, desta quantidade 70 milhões somente em Berlim.

De tão importante, ganhou um museu em sua homenagem!

O prato ganhou tanto o coração dos alemães que aqui na cidade de Berlim existe o museu da Currywurst (Deutsches Currywurst Museum, localizado em Schützenstraße 70, 10117 Berlin). Ele está bem próximo de outros pontos turísticos como Checkpoint Charlie, Topografia do Terror e Die Mauer – Panorama Berlin).

Inaugurado em 15 de Agosto de 2009, o museu mostra a história única do patrimônio cultural alemão, o Currywurst. A ideia do museu veio de Martin Löwer após uma visita ao museu do inhame na Jamaica.

Anos depois com a ajuda de doadores privados, conseguiu levantar o montante necessário para abrir o museu. Que inclui variedades de curry para cheirar, uma barraquinha típica e um mapa-múndi onde estão assinaladas cidades nas quais é possível encontrar a famosa salsicha.

Mas se o visitante quiser levar uma lembrança para casa, a loja do museu oferece até Currywurst de pelúcia e vasilhas de porcelana para colocar a salsicha.

Mas a importância dela na vida dos alemães é tão grande que me incentivou a fazer esse post para compartilhar a história desse querido prato! Quando você vier a Alemanha, não deixe de experimentar o Currywurst, é um prato simples mas muito saboroso!

Leiam aqui outros textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Juliana Shiratsuchi

Juliana Shiratsuchi

Olá, sou a Juliana mais conhecida como Juh, paulistana e redescobrindo alguns prazeres da vida. Recentemente me mudei para a Alemanha e aqui compartilharei as descobertas do cotidiano, estilo de vida, aprendizagem da língua e cultura nesse país germânico com vocês! Em pouco tempo de Alemanha, Berlim é a segunda cidade que moro. Por quase 6 meses morei em Leipzig que fica na região da Saxônia alemã. Essa é a segunda vez que moro fora do Brasil, durante os anos 2.000 tive o prazer de morar no Japão. Me sigam no perfil do Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − nove =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.