Bergen é a porta de entrada para os fiordes da Noruega. Temos 1732 fiordes no país e grande parte deles está próximo a Bergen. Então vale muito a pena conhecer Bergen.
A cidade de Bergen é Patrimônio Mundial da UNESCO e Cidade Europeia da Cultura. A região tem a combinação ideal de natureza, cultura e vida urbana durante todo o ano.
O que mais me impressiona depois de quase dez anos morando em Bergen é o amor e orgulho que as pessoas que moram aqui sentem pela cidade. Há quem ouse dizer: “Jeg er ikke norsk, jeg er fra Bergen” “Eu não sou norueguês, sou de Bergen”.
Alimentação e hospedagem
Em Bergen, você pode encontrar uma variedade de acomodações, que logicamente não serão tão baratas porque afinal de contas, se trata da Noruega.
Contudo planejamento e talvez uma ajuda do Airbnb você pode desfrutar a cidade com tranquilidade e economizando.
Seria impossível indicar um hotel, porque através de sites de busca você pode encontrar promoções vantajosas para a data que precisa. O valor médio de uma diária na região central de Bergen está entre 1500 a 2500 koroas (147 a 245 euros).
Em Bergen, você também pode desfrutar de alguns dos melhores restaurantes de frutos do mar da Noruega. Bergen se tornou nos últimos anos conhecida como uma cidade gastronômica internacional e, em 2015, ganhou o título de Cidade da Gastronomia pela UNESCO.
Mas caso queira economizar, temos todos os tipos de fast-food na cidade. Só não será uma experiência legitimamente norueguesa. Mas se quiser experimentar uma experiência viking recomendo o restaurante Valaskjalv.
Se quiser saber sobre a época ideal para visitar a Noruega, essa vai depender do que deseja fazer no país. Nesse meu artigo sobre 5 Mitos da Noruega aqui no blog falo sobre alguns mitos sobre a Noruega que poderão te ajudar a conhecer o país melhor.
O que fazer em Bergen
Os fiordes noruegueses foram formados por várias eras glaciais. A medida que o mar chegava ao longo da costa, deixava uma bela paisagem com montanhas cobertas de neve, geleiras azuis, desfiladeiros profundos, cascatas e pequenas vilas.
A paisagem extraordinária dos fiordes está hoje inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e existem vários passeios saindo de Bergen para conhecer os famosos fiordes.
Bergen é hoje a cidade mais internacional da Noruega, repleta de história e tradição. Desde que o rei Olav Kyrre navegou até o charmoso porto e fundou a cidade no ano de 1070, Bergen atraiu pessoas de todo o mundo. A cidade se tornou uma importante parada para o comércio hanseático no século 13.
Sou meio suspeita, quando o assunto é história e pessoalmente um dos meus locais favoritos na Noruega é Bryggen. À primeira vista as charmosas casas coloridas são uma marca da importância de Bergen como parte da Liga Hanseática e tem um lugar na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Um passeio pelos corredores de Bryggen leva você de volta à Idade Média, já que grande parte da arquitetura é preservada ou reconstruída da forma original. Vários museus, como o Museu Hanseático e o Museu Bryggen ajudam a entender essa história.
Como chegar
Chegar em Bergen é fácil e nem sempre tão caro se você já estiver na Europa. Existem voos diretos de 70 destinos diferentes até Bergen. O centro da cidade fica a 30 minutos do aeroporto.
Outra maneira popular de conhecer Bergen é com o trem chamado Bergensbanen, saindo de Oslo. Aliás, eu super recomendo esse passeio durante o dia. Pois o caminho vai te surpreender.
Se você tiver o Cartão Bergen, poderá usar gratuitamente transportes públicos em Bergen e na região. No ônibus do aeroporto você ganha um desconto. Aliás, o Cartão Bergen também oferece acesso gratuito ou desconto à maioria dos museus e atrações. Você pode comprá-lo online, ou no posto de Informação Turística.
Atrações em Bergen na Noruega
Primeiramente as atrações mais lindas da cidade são as montanhas. Bergen é conhecida como a cidade das sete montanhas e um passeio na montanha Fløyen vão valer a pena. A gondola que leva ao topo da montanha Ulriken foi reinaugurada em outubro de 2021 e a vista é de tirar o fôlego.
Atualmente o funicular de Fløyen está em manutenção, mas é possível subir essa montanha saindo do centro da cidade seguindo placas que te direcionarão ao topo. No entanto o caminho é todo asfaltado e você encontrará muitas pessoas simpáticas pelo caminho pra te auxiliar caso precise.
Falando nisso, aqui na Noruega é comum em uma trilha cumprimentar as pessoas pelo caminho, apesar de ser anormal cumprimentar estranhos no ponto de ônibus ou mercado. Acho que os noruegueses confiam mais em pessoas que gostam de caminhadas e exercícios ao ar livre.
Se gostar da idade média como eu, pode por exemplo fazer uma visita a igreja de madeira Fantoft. A “Stavekirken” é uma igreja de madeira da idade média cheia de história e simbologia.
Você também pode visitar no centro da cidade a fortaleza de Bergen e entrar no Salão Håkon, uma construção medieval que te fará viajar no tempo.
Mas independente do seu gosto e estilo, não faltarão atrações pra você visitar em Bergen. Então da uma olhada no roteiro de dois dias que preparei pra você conhecer melhor a Bergen. E me segue no instagram pra dicas sempre atualizadas sobre Bergen e a Noruega.
Sou paranaense. Moro em Bergen, na Noruega, há doze anos com meu marido e nossa filha. Sou formada em História com especialização na área de pedagogia e na Noruega precisei começar do zero. Me surpreendi com o resultado. Hoje trabalho em uma escola municipal e no meu tempo livre, crio roteiros personalizados de viagem para Noruega.
Uma resposta