Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça o estado da Baviera

Última atualização do post:

Baviera - Bayern
Uma linda foto das montanhas de Allgäu - Imagem: Arquivo Pessoal

Eu não vou mentir eu adoro o estado da Baviera. Gosto muito de morar nessa região. Pois aqui temos os famosos Alpes alemães, uma natureza linda, lagos muitos bonitos e várias possibilidades de lazer. Estamos próximos da Suíça, Áustria, República Tcheca, e até a Itália não está tão longe. Por isso queria passar mais uma dicas da Alemanha e falar mais do estado da Baviera. Quero que você conheça um pouco mais dessa região tão bonita.

Pois hoje em dia a Baviera é um setor tecnológico com várias empresas multinacionais, que tem sede aqui principalmente na cidade de Munique.

Estado livre

O estado da Baviera cobre mais 70.500 quilômetros quadrados e é o maior dos 16 estados da Alemanha. Está localizado no sudeste. Com cerca de 13 milhões de habitantes, é o segundo estado alemão mais populoso depois da Renânia do Norte-Vestfália.

No alemão a Baviera é chamada de “Freistaat Bayern”, tradução: Estado livre da Baviera. Porque leva o nome de estado livre? É simples. O estado da Baviera é um produto de uma revolução.

Na noite de 8 de novembro de 1918, o socialista Kurt Eisner declarou a Baviera um “estado livre”. Ele acabou com o governo da monarquia de Wittelsbach e se tornou o primeiro primeiro-ministro da Baviera. Portanto “Estado livre” era sinônimo de república. (dados retirado da fonte Wikipedia)

Hoje em dia o partido CSU que é um partido muito forte na região, transformou o termo de estado livre em uma “mia san mia”, tradução “nós somos nós”.

Essa frase carrega uma característica que os bávaros tem sua própria mente, uma conexão com sua terra natal e um orgulho de viver nessa região. Resumindo: Baviera é Baviera.

Era da monarquia

Sim a Baviera teve uma monarquia. O estado foi governado por vários duques e reis. Até hoje você ainda vai encontrar membros da família real. Uma das casas ducais mais conhecida é a de Wittelsbach, que era uma das famílias nobres alemães mais antigas. Cujo o membro da família era o rei Ludwig II. Até onde eu moro, há um castelo onde o dono é o bisneto do rei Ludwig II.

Capital da Baviera

A capital da Baviera todos conhecem, é Munique. Quando as pessoas pensam na Baviera, pensam em Munique. Mas a Baviera é muito mais que Munique. Claro Munique é bonita. Morei lá desde que vim morar na Alemanha. Então tenho um grande carinho pela cidade, ela é minha casa também. Mas o que eu quero dizer, que vir para o estado da Baviera só pra visitar Munique, vai está perdendo a chance de ver outros lugares lindos que a região tem a oferecer. Por isso vale a pena ficar uns dias a mais na região.

Dica de leitura: Conheça Munique a capital da Baviera

Baviera Diario de uma expatriada
Fotos dos castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau – Imagem: Arquivo Pessoal

Povo bávaro e o dialeto

Uma coisa você precisa saber o bávaro é uma pessoa bem tranquila. Mesmo eles reclamando de Deus e do mundo, do tempo, do preço da cerveja, no final fica por isso mesmo. Quando estão com raiva eles xingam muito mas logo a raiva passa rápido. Aí eles levantam a taça de cerveja e brindam dizendo “Schwoam mas obi!” – traduzindo: Vamos lavar a raiva. (essa frase está no dialeto bávaro).

O bávaro tem orgulho do seu dialeto então não tente imitar fazendo brincadeiras. Os verdadeiros bávaros ficarão horrorizados se você imitar com um sotaque. E para a tristeza deles o dialeto está quase extinto, assim como em Munique e em outras partes quase ninguém mais fala. Eu falo algumas palavras e frases. E aprendi a gostar do dialeto. No começo achava muito mal educado, mas com o tempo eu fui percebendo que era a forma de falar.

Cumprimentar alguém na Baviera com um “Pfiat di” alegremente, seguido de “ja mei” e “mei Liaba”. Você sinaliza a disposição de se comunicar no idioma dos habitantes locais. Mas como disse não brinque com o dialeto. Além disso existem outros dialetos na região como: francônio, suábio, e outros

Para ler: A famosa culinária bávara

Atrações turísticas na Baviera

Com toda a certeza umas das atrações mais famosa da região é o castelo Neuschwanstein, do rei Ludwig, conhecido como o rei dos contos de fadas. Mas aqui entre nós, o rei Ludwig tinha um bom gosto. Pois todos os seus castelos são encantadores. O castelo Neuschwanstein serviu de modelo para o filme Cinderella da Disney. Infelizmente o rei não conseguiu ver o seu tão sonhado castelo pronto, pois ele morreu muito antes.

No estado da Baviera também estão outros castelos como por exemplo: Hohenschwangau que está mesma área do castelo Neuschwanstein, o Linderhof, o Herrenchiemsee no lago Chiemsee, o palácio Nymphenburg na cidade de Munique, o Neue Residenz na cidade de Bamberg, o Veste em Coburg, o Residenz Würzburg em Würzburg e muitos outros.

Baviera
O belo lago Chiemsee com suas três ilhas – Imagem: Arquivo pessoal

Lagos

Como disse aqui há vários lindos lagos (farei uma postagem só sobre eles). Um deles é o lago Chiemsee. Ele é o maior lago da região e o terceiro maior lago da Alemanha. Por isso leva o nome de “O mar bávaro”. É muito bonito e na época do verão muito visitado.

No lago há três ilhas:

A ilha das ervas – é mais usada para o pasto. Não é possível visitar. Quando termina o inverno os agricultores levam o gado de barco para a ilha e deixam eles até o fim do verão lá.

A ilha das mulheres “Fraueninsel” – onde realmente tem habitantes. Na ilha moram 250 habitantes. Lá tem restaurantes, lojas de artesanato e até um convento das beneditinas.

A ilha do homem “Herreninsel” – é onde está o lindo castelo Herrenchiemsee com um lindo jardim. Dá ilha você tem toda a vista do lago.

Enfim, queria escrever muito mais sobre a região, mas não caberia tudo aqui. Se quiser ver mais um pouco da Baviera, só me seguir nas redes sociais abaixo, lá sempre estou falando e mostrando mais dessa região.

Leiam também meus outros artigos aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Khennia

Khennia

Sou a Khênnia, moro na Alemanha há mais de 20 anos. Trabalhei em diversas áreas de moda, turismo e administração. Por viver há tanto tempo na Alemanha que já considero minha casa e saber dos desafios de imigrar para um novo país, ofereço Consultoria de Realocação para quem está vindo morar na Alemanha ou simplesmente esta buscando mais informações sobre o país. Compartilho aqui tudo sobre a vida na Alemanha. Caso precise de um auxílio, entre em contato comigo. https://linktr.ee/guiamunich.consultoria

Respostas de 8

  1. Boa noite! Gostaria de saber sobre o custo de vida na Baviera. Vou trabalhar como enfermeira em Bad Neustadt no ano que vêm. Se puder me responder, vou ficar muito agradecida!

    1. Oi Ana, agora que vi sua mensagem. Sobre o custo de vida aqui, depende muita da cidade mesmo, algumas tem um custo maior que outras. Apesar de não conhecer Bad Neustadt, é uma cidade pequena, então esses tipos de cidade o custo já é menor. O que se paga mais aqui mesmo são sempre os alugueis, já que supermercados por termos vários aqui, fica fácil em economizar. Espero ter ajudado um pouco 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fourteen + 7 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.