Na verdade não sei bem como começar, este é o primeiro texto sobre a Costa Rica no Diário de uma Expatriada, que emoção!
Certamente, e mais do que justo, é começarmos por um apanhado geral sobre este país encantador.
Quem vos escreve é a Lorena Schramm, moro na Costa Rica há dois anos, mais especificamente na Praia de Tamarindo.
Informações Gerais
Costa Rica é um pequeno país situado na América Central, cuja capital é São José ou “San José”, fazendo fronteira com o Panamá e a Nicarágua e, além disso tem o Oceano Pacífico de um lado e o Caribe do outro.
A língua oficial é o espanhol, mas quando os costarriquenhos resolvem falar rápido, não há santo que faça a gente entender o espanhol deles. ra esclarecer, Eles têm um sotaque e gírias muito peculiares, e somente com o passar dos anos para nos adaptarmos.
A moeda local é o colón ou comumente chamado de colónes, mas o dólar circula livre por aqui. Quase 100% dos estabelecimentos oferece a possibilidade de se pagar em dólar, sendo que o valor do câmbio fica a critério do estabelecimento, portanto alguns mais justos com os valores e outros não.
Muitos serviços na Costa Rica são cotados/apresentados em dólar, como por exemplo: na maioria dos locais os valores de aluguel são em dólar; se você vai comprar um carro novo o valor é em dólar; muitos restaurantes e hotéis têm seus preços em dólar também, principalmente quando se trata do setor turístico.
A população estimada do país é de cinco milhões de habitantes, que comparado com o Brasil é muito pequena.
A independência da Costa Rica frente aos espanhóis ocorreu em 1821. O país é conhecido por sua democracia estável, embora esteja situado em uma zona politicamente instável .
Economia de Costa Rica
A economia do país é muito diversificada com setores de finanças, agricultura, serviços corporativos para empresas estrangeiras, produtos farmacêuticos e o turismo, com uma atenção especial ao ecoturismo.
Aqui têm as zonas francas ou zonas de livre comércio onde empresas estrangeiras (manufatura e serviços) se beneficiam de investimentos e incentivos fiscais.
Clima
O país fica localizado em uma das zonas mais estreitas da América Central, sendo constituído por um conjunto de cordilheiras – Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, e esta cheia de montanhas lindas, algumas semeadas de vulcões, alguns ativos e outros não.
A Costa Rica é mundialmente conhecida acima de tudo pelo seu ecoturismo, o país acumula 5% da biodiversidade do planeta! Cerca de um quarto do território é ocupado por florestas protegidas, cheias de espécies de vida selvagem, como aves quetzal e macacos-aranha. Além disso, 30% da Costa Rica é coberta por uma deslumbrante floresta tropical úmida do lado leste e no lado oeste um pouco de floresta tropical seca.
Pelo lado do Caribe são 212km de costa caribenha e 1016km na costa pacífica.
O clima é tropical e subtropical. Existe uma diferença muito grande de morar na região da capital e de morar no litoral, em funcão dos climas que são completamente diferentes. Enquanto na região da capital existem meses de frio e frescura, aqui no litoral é quente o ano inteiro, sendo que tem uma época do ano chuvosa.
Um dado interessante é que o país tem apresentado um ótimo desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ficando em 68º lugar no mundo em 2019, a melhor posição entre todos os países da América Latina.
A religião predominante é o cristianismo, sendo o catolicismo a religião oficial do país de acordo com o artigo 77 da Constituição, contudo, simultaneamente garante a liberdade religiosa. É o único país nas Américas que é um estado confessional católico, outros países assim são pequenos países europeus.
Lorena é soteropolitana, metade brasileira, metade israelense. Advogada por formação e pelo sonho de tornar o mundo mais justo, Líder de Yoga do Riso por amor. Decidiu morar na Costa Rica para tornar o seu sonho de ter uma vida totalmente diferente em realidade. Morou em Israel por 6 anos, onde concluiu o ensino médio e serviu ao IDF. Ama viajar, conhecer pessoas, falar muito e se expressar sem repressões.
Uma resposta
Parabéns pelo seu blog, adorei. Te achei pesquisando sobre a costa Rica, pois devo fazer uma visita exploratória primeiro, antes de ficar de vez. Quero viver nesse estilo de vida, obrigado pela dicas.