Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conhecer a Bósnia e Herzegovina: uma surpresa super agradável:

Última atualização do post:

Conhecer a Bósnia e Herzegovina
Sarajevo City Hall ; Imagem -Arquivo Pessoal

Conhecer a Bósnia e Herzegovina, depois de estar morando na Croácia por mais de cinco anos, me proporcionou uma surpresa super agradável! Finalmente havia resolvido que já era hora de conhecer esse país vizinho, mas que ainda não tinha tido a oportunidade de visitar. A Bósnia e Herzegovina é um país que faz parte do conjunto de países que chamamos países dos Balcãs e, assim como a Croácia, fazia parte da antiga Iugoslávia, dissolvida em abril de 1992. Para chegar a Sarajevo, capital da Bósnia, a viagem leva menos de 5 horas de carro, partindo de Zagreb, capital da Croácia.

As minhas expectativas não eram altas, até porque muito se fala da má situação econômica do país, além do verdadeiro massacre que o povo sofreu por parte dos sérvios na guerra da independência. Imaginava então que conhecer a Bósnia e Herzegovina, significaria encontrar um lugar até meio triste diante de uma história que, de tão devastadora, acabou até por virar música do grupo irlandês U2. Mas mesmo assim, como viajar é minha paixão, decidi que esse seria o país de número 30 no meu passaporte. Sendo assim, parti para esse novo roteiro com um casal amigo e, que para minha sorte, Petar é guia turístico também na Bósnia e tinha a história do país na ponta da língua.

Conhecer a Bósnia e Herzegovina por Sarajevo. Essa cidade existe?

Centro Histórico de Sarayevo – Imagem: Arquivo Pessoal

Em nenhuma das minhas mil e uma imaginações sobre a cidade eu cheguei nem perto do que é Sarajevo! Que surpresa agradável! Uma cidade com em torno de 410 mil habitantes bastante acolhedora, e onde a parte turística se reúne em um espaço relativamente pequeno que te possibilita explorar a pé. São ruelas cheias de lojinhas, cafés, bares, restaurantes numa mistura de culturas que eu jamais vi! Antes de ir mais a fundo sobre as culturas que se misturam, preciso dizer que Sarajevo tem uma “vibe” muito legal, super “cool”, fazendo você aproveitar cada minutinho. Embora estilos diferentes, foi uma grata surpresa parecida com a que experimentei quando fui para ilha de Mljet na Croácia Conheça Ilha de Mljet – paraíso escondido na Croácia.

Quando mencionei a diversidade cultural, me referia aos mulçumanos, cristãos e ortodoxos dividindo sem nenhum tipo de problema cada esquina do lugar. Aos mesmo tempo em que ouvíamos as orações mulçumanas na rua, tomávamos uma cerveja do lado de uma das mesquitas e observávamos os pedestres vestindo, tanto burcas ou jihads quanto em shorts e camisetas. Ninguém olha atravessado para ninguém e parece mesmo um mundo paralelo. Sem contar a simpatia das pessoas ao atenderem você em um restaurante ou nas dezenas de lojinhas.

Finalizando Sarajevo, preciso comentar sobre o burek, comida típica dos balcãs, mas que foi o melhor que já comi na vida – e ainda sonho com ela. É tipo uma massa folheada bem fininha com os mais variados recheios e molho de yogurt! Delicioso é baratíssimo! Aliás, comer e beber na Bósnia é muito barato! Sendo assim, podem colocar o destino na listinha! Eu garanto!

Rumo a Herzegovina

Cidade de Mostar – Imagem: Arquivo Pessoal

Podemos dizer que a Herzegovina é a parte croata da Bósnia. Depois da loucura da guerra de dissolução da Iugoslávia, a Bósnia se dividiu em três partes, embora seja um único país. Uma parte é sérvia, outra bósnia e outra croata. Se eu fosse contar sobre a história da guerra na Bósnia, eu teria que escrever um livro, então não vou me ater a isso. Foi apenas para vocês entenderem que poderão avistar bandeiras croatas se forem para a parte da Herzegovina. Caso tenha interesse sobre a guerra, você acha aqui https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/guerra-bosnia.htm

Saindo de Sarajevo, levamos três horas até Mostar, cidade em que seu centro histórico e a famosa ponte velha são considerados patrimônio cultural da UNESCO, ou seja, uma área (ou monumento) considerada pela comunidade científica como única e de grande importância histórica, cultural e natural para a humanidade.

Faço um parênteses para dizer que, geralmente os locais ou monumentos que entram para a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO, passam a fazer parte (se ainda não faziam ) da rota turística. Sendo assim, você enfrentará um certo tumulto, mas o lugar vale a pena muito ser visto e você poderá aproveitar a paisagem tomando um café.

Mas, antes de chegarmos em Mostar, paramos numa outra cidadezinha de contos de fada chamada Blagaj! Fiquei sem fôlego com a lindeza singela das casinhas de pedra e natureza exuberante! Na verdade, toda a estrada até Mostar é maravilhosa! Uma natureza linda, com águas do rio cristalinas e vegetação intocada.

Dicas gerais para conhecer a Bósnia e Herzegovina

Como eu já mencionei, conhecer a Bósnia e Herzegovina significa fazer uma viagem com excelente custo benefício. Para hospedagem, indico fortemente uma busca pelos sites de aluguel de apartamento ao invés de hotel. Pagamos 100 euros no total por um apartamento de dois quartos, enorme sala de estar e varanda com ótima vista do centro histórico. Sem contar que eram cinco minutos a pé até a zona turística. Foi realmente um ótimo negócio.

Em Sarajevo é seguro e pode se fazer tudo a pé, então você não vai gastar nada de transporte se ficar na zona turística. Salve o seu dinheiro para comer em tradicionais restaurantes como Fakat ou apreciar um original burek no Saraj Bosna! Além disso, sente em um dos vários cafés para ver o ir e vir dos turistas e experimente o tradicional café servido à moda antiga. Quem adora café não pode perder! Mas antes disso, compre uma blakava, doce típico, para acompanhar sua experiência.

Por fim, mas não menos importante, faça o tour gratuito pelo centro histórico de Sarajevo e se solidarize e se encante com a história desse povo. Além do bom humor dos guias, você terá um conhecimento a mais sobre este lado do mundo que é tão diferente do que temos no Brasil. Desde religião, comidas e costumes até uma sofrida vivência de guerra que é tão distante da nossa realidade enquanto brasileiros.

Espero que tenham gostado do artigo e que tenham se inspirado para colocar esse país encantador na sua lista de viagens! Encontro vocês também no meu instagram @renatacastropsicologia. Até mais!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Renata Castro

Renata Castro

Psicóloga clínica, especializada em Terapia Cognitiva Comportamental, carioca, mãe de 2 amores de 4 patas. Deixei meu consultório no Rio de Janeiro e vim morar na Capital da Croácia, Zagreb. Hoje atuo com atendimentos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 7 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.