O fim de ano é muito especial! É tempo de celebrar mais um ciclo junto de pessoas queridas. As festas são uma explosão de felicidade e emoções. E falando em explosão, algo bem típico são os fogos de artifício. É lindo de se ver os espetáculos nos céus, mas como nem tudo são rosas, são minutos de intenso terror para nossos queridos pets. Vejamos os cuidados com o pet nas festas de fim de ano!
Com uma capacidade auditiva maior que a dos seres humanos, o barulho dos fogos é desesperador para os peludos. Os estouros desencadeiam uma síndrome de ansiedade que pode levar a convulsões, ataques cardíacos (no caso de cardiopatas), fugas e acidentes. Os cães são os que mais sofrem e têm reações exageradas. Mas alguns cuidados podem amenizar o sofrimento do seu filho de quatro patas:
1- Não deixe o seu peludo sozinho durante os fogos
A sua presença ou a de qualquer outra pessoa passa a sensação de segurança para o animal, o que traz conforto e diminui a ansiedade, além de se evitar possíveis acidentes como fugas, saltos, quedas, móveis derrubados etc.
2- Isole os sons
Mantenha seu bichinho dentro de casa e feche portas e janelas a fim de isolar o som. Cuidados com varanda devem ser redobrados.
3- Faça “ninhos” e permita que seu animal se esconda onde se sentir confortável
O primeiro reflexo dos animais é de se esconder, portanto facilite esconderijos com cobertores ou caminhas debaixo de camas, atrás do sofá ou onde seu pet se sentir mais confortável.
4- Faça atividades durante o dia
É muito importante que haja interação com seu pet durante o dia, incluindo caminhadas e brincadeiras que cansem e ajudem a diminuir a ansiedade.
5- Ofereça petiscos deliciosos e, se possível, cozinhe
Cozinhe delícias como frango e carne moída, o cheiro oferece conforto. Se não for possível, ofereça petiscos ou patês antes e durante dos estouros, isso desvia a atenção e dá segurança, além de liberar hormônios que causam bem estar.
6- Explore brinquedos interativos com comida
O mercado pet oferece uma gama de novidades que mantém o seu peludo entretido, como o KONG, um brinquedo que você recheia com inúmeras possibilidades (no YouTube tem videos com mais de 100 receitas). É comprovado que diminui a ansiedade e oferece interação. Ofereça ao animal minutos antes dos estouros.
7- Truque do pano, florais e sedativos
Algumas alternativas podem incrementar e ajudar a diminuir a experiência aterrorizante dos fogos. O truque do pano tem ajudado inúmeros cães e você pode substituir por roupas especiais que são vendidas com esse propósito. O uso de florais pode ajudar, comece a administrar ao seu cão de uma a duas semanas antes das noites festivas. Em casos extremos, o uso de sedativos se faz necessário e, para isso, deverá consultar um veterinário.
Os gatos também sofrem muito com os fogos, embora não tenham reações exageradas como os cães. Mas tudo que os tire da rotina ou cause medo gera stress, e o stress leva a algumas patologias. É extremamente importante que você os mantenha dentro de casa, também ofereça ninhos e não os deixe sozinhos. Reações como se esconder é normal, deixe-os onde se sentirem mais confortáveis e não force o contato.
Pets exóticos como roedores, passarinhos e coelhos também precisam de alguns cuidados para que não desenvolvam uma síndrome de ansiedade durante os fogos, cubra as gaiolas e os mantenha em lugar silencioso.
Aproveitem as festas e lembrem-se que sempre tem um profissional prá te ajudar!
Um excelente Natal e muita prosperidade no Ano Novo!
Médica Veterinária de pequenos animais, e apaixonada por gatos. Atualmente morando nos Emirados Árabes com seu marido e sua gata Feta Cheese.