Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Curiosidades sobre a Alemanha

Última atualização do post:

curiosidades sobre a Alemanha diário de uma expatriada
Pavilhão de comidas Schrannenhalle em Munique - Imagem: Arquivo Pessoal

Vamos começar o novo ano conhecendo algumas curiosidades sobre a Alemanha.

Mudar para um novo país, deixar sua família e seu lar já é algo difícil imagina ter que se acostumar com uma nova cultura e com hábitos completamente diferente do seu país em todos os sentidos.

Nesse artigo listei essas curiosidades sobre a Alemanha. Porque é exatamente isso que torna as culturas estrangeiras tão interessante, né?

Os alemães são bem diretos

Os alemães são bem diretos e vão te dizer na cara o que pensam. Mas não leve para o lado pessoal. Eles preferem serem sinceros a serem falsos. Mas isso assusta um pouco no começo principalmente para os brasileiros. Até dizer NÃO, eles vão falar sem nenhum problema. Enquanto no Brasil o nosso NÃO é mais um sim, para os alemães o Não significa não mesmo.  

Assoar o nariz em público

Assoar o nariz em público é algo muito comum aqui. Portanto não se assuste quando alguém na sua frente pegar um lenço descartável e assoar o nariz. Pra eles não é algo nojento assoar o nariz em público. Ao contrário é até melhor, do que ficar fungando. Então não é preciso ter vergonha. Tenho certeza que você vai pegar esse costume também.

Ser pontual

Os alemães levam a sério a pontualidade principalmente no trabalho. Quando alguém marca uma hora para as 16h significa mesmo as 16h e não 10 minutos depois. Chegue na hora certa. Se chegar atrasado já vai levar uma encarada ou perguntas porque se atrasou.

Se você convidar um alemão pra ir a sua casa ou a uma festa sua, pode ter certeza que ele vai tocar a campainha na hora marcada. Eles não são como a gente que chega em festas uma hora depois pra não ser a primeira pessoa, aqui não. Eles não gostam de atrasos.

Os alemães te encaram

Os alemães gostam muito de encarar as pessoas. Isso foi algo que logo percebi quando vim pela primeira vez para a Alemanha. Eles não fazem por mal isso, mas é algo que algumas vezes irrita. É muito comum você ver isso nos trens e ônibus. Esse contato visual intenso e uma ocorrência diária, a tal ponto que imigrantes e visitantes o apelidaram de “The Germanic Stare Down”. Agora já sabe, então não se assuste quando alguém ficar te olhando.

curiosidades sobre a Alemanha
Cumprimentando um alemão – Imagem: Pixabay

Cumprimentar só com a mão

Quando conhecer um alemão pela primeira vez não abrace a pessoa, apenas estenda a mão. Cumprimentar com abraços e beijos não é normal aqui, só pra nós brasileiro. Caso você seja um homem e fazer isso com uma mulher ela não vai gostar. Eu não tive problema com isso, por ser tímida não abracei ninguém só mesmo dei a mão.

Aparecer sem avisar

Não tente aparecer na casa de um alemão sem avisar ou marcar uma hora antes. Os alemães não gostam quando alguém aparece na casa deles sem avisar. Eles provavelmente não abriram a porta e se abrirem não vão te convidar a entrar e perguntaram o que você quer. Portanto não apareça sem aviso.

Ficar nu na sauna

Sim, na sauna tem que ficar nu. Para os alemães ficar nu no meio de um monte de gente na sauna, não há problema nenhum. É possível usar uma toalha. Mas na maioria das saunas tem que está nu. Existem saunas que deixam isso bem claro quando entrar. Não existe uma proibição de usar uma roupa de banho, mas isso não é bem visto pelos outros.

Mas não se preocupe ninguém ficará te olhando, as pessoas respeitam as regras da sauna. E aqui existem vários tipos de sauna e no inverno é tão bom ir as saunas.

Arrumar suas próprias compras

Nos supermercado é você mesmo que arruma as suas compras na sacola. Nós brasileiros estamos acostumados que no caixa sempre terá alguém arrumando as nossas compras na sacola, pelo menos em Manaus de onde eu sou é assim, mas na Alemanha não é.

Mas isso se deve também porque muitos alemães não gostam que as pessoas toquem nas suas coisas, então alguém arrumar as compras dele no final do caixa, isso não vai acontecer.

Sem limite nas estradas

curiosidades sobre a Alemanha - diário de uma expatriada
Dirigindo pelas estradas alemães – Imagem: Arquivo pessoal

A Alemanha é o único país da Europa que não tem um limite de velocidade nas estradas. Nas estradas aparecem alguns sinais, mas quando não aparece você pode acelerar. É por isso que várias pessoas que gostam de acelerar vem pra Alemanha. Eu acho isso um absurdo e muito perigoso, pois sempre tem acidentes.

Mas por causa dos lobista da indústria automobilística na Alemanha é difícil fazer com que tenha um limite. Sempre é um tema muito comentado aqui.

Fugir da prisão não é um crime

Na Alemanha não é ilegal fugir da prisão. Se um prisioneiro foge ele não será novamente indiciado.

As fugas de prisões na Alemanha estão realmente isentas de punição. A lei respeita, o desejo de liberdade que é inerente a todo ser humano. Tentar recuperar a liberdade não é um comportamento punível. Em teoria, no entanto, todo prisioneiro pode escapar quantas vezes quiser sem ter que ir ao tribunal novamente, onde é ameaçado com outra condenação criminal. Ele será condenado se na hora da fuga houver algum tipo de violência ou alguém ficar ferido.

Mas fugas de prisões na Alemanha é muito raro acontecer. Só alguns outros países tem a mesma atitude como a Alemanha, esses países são: Áustria, Bélgica e o México. Aliás essa é uma das curiosidades sobre a Alemanha que achei bem interessante e quase não acreditei até realmente ter lido.

Agora me diz quais dessas curiosidades sobre a Alemanha te surpreendeu? Se identifica com alguma delas? Quer ver mais sobre a Alemanha, só me seguir nas redes sociais.

Leiam também meus outros textos sobre a Alemanha aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Khennia

Khennia

Sou a Khênnia, moro na Alemanha há mais de 20 anos. Trabalhei em diversas áreas de moda, turismo e administração. Por viver há tanto tempo na Alemanha que já considero minha casa e saber dos desafios de imigrar para um novo país, ofereço Consultoria de Realocação para quem está vindo morar na Alemanha ou simplesmente esta buscando mais informações sobre o país. Compartilho aqui tudo sobre a vida na Alemanha. Caso precise de um auxílio, entre em contato comigo. https://linktr.ee/guiamunich.consultoria

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.