De +50°C aos -25°C
Eu tinha 26 anos quando saí do Brasil. Eu e minha primeira filha, que na época tinha apenas cinco meses.
Estávamos embarcando numa jornada louca de dúvidas e incertezas para nos unirmos ao meu marido. Ele já estava nos Emirados, mais especificamente em Dubai, um ano antes da minha chegada.
Planejamento e despedidas
Planejamos muito a nossa mudança, por praticamente um ano e meio, e mesmo sendo tão jovens e inexperientes, isso nunca nos impediu de seguir com um plano adiante.
Mas eu não sabia o quanto iria doer me despedir dos meus pais. E mesmo depois de tantos anos fora, quando visitamos nossos familiares, a despedida sempre acaba comigo. Me recupero mais rápido, mas sempre dói deixar em outro país, tão longe de mim, alguém que amo tanto, como meu pai e minha mãe.
Mesmo assim, com a cara, a coragem e coração partido, sem ter ideia de como seria essa jornada, embarquei num voo de 16 horas rumo a Dubai.
A busca por dias melhores
Saímos pelo mesmo motivo no qual a maioria dos brasileiros saem do Brasil. Estávamos em busca de melhores oportunidades e de um lugar mais seguro.
Nunca foi fácil e sabemos que nunca será. Passei pela adaptação e um choque cultural muito grande. Eu não falava Inglês e tive que aprender. Não era licenciada para exercer minha profissão e precisei passar pelo processo todo de equalização e prova.
E assim, com muita força de vontade e foco, ultrapassei essas barreiras e acabamos fazendo nosso cantinho nas Arábias e amigos que carregamos conosco até hoje.
Família
Fortalecemos nossos laços como casal e como família, pois sempre tivemos que resolver nossos problemas ali mesmo.
Nossa família cresceu. Adotamos duas “filhas peludas”. A Ruby que é uma gata linda e bem temperamental e a Angel, que é literalmente meu anjo canino.
Alguns anos depois, nasceu a Manuela em Dubai. E assim nossa família dobrou. Antes éramos três e agora somos seis!
Amadurecemos e descobrimos que enquanto tivermos a oportunidade de permanecer fora do Brasil para criarmos nossas filhas, assim faremos.
De Abu Dhabi para Toronto
No ano passado, em 2018, tivemos a oportunidade de fugir do calor para um lugar um “pouquinho mais frio” (só que não!). Nos mudamos de Abu Dhabi para Toronto no Canadá.
A nossa adaptação em Toronto não foi difícil, mas acredito que isso se deve ao fato de já estarmos tanto tempo fora do Brasil. O choque cultural também não foi grande. Viemos de um lugar onde uma boa parte da população, assim como aqui, é composta por expatriados.
Acho que com o que realmente me preocupei foi o frio. Como seria, especialmente depois de ter morado num lugar tão quente por tantos anos. Mas honestamente, não foi tão ruim. Aprendi que não podemos menosprezar as baixas temperaturas de maneira alguma, mas que vestidos da forma correta, não passamos frio.
Já faz um ano que estamos em Toronto. Sobrevivemos a nosso primeiro inverno e aqui estamos!!! Prontos para o próximo!!!
Primavera e outono
A primavera quase que não existe aqui (pelo menos essa foi a minha impressão nesse ano que passou). Ainda faz frio, demoramos a voltar a ver o verde das folhas, e só no finalzinho da estação, aquele BOOM! De repente, o verde toma conta, e a cidade fica linda, colorida e cheia de flores. E logo já estamos no verão.
Os parques ficam sempre lotados e tem sempre um festival acontecendo em todo canto, para todas as idades e gostos.
E o outono? AH! O outono é lindo! A estação do ano que mais amo com certeza! E aí começamos a nos preparar para o frio e como essa mudança é bem, gradual, não sofremos tanto. Mas reforço e insisto: usar a roupa apropriada para a estação faz toda a diferença!
No geral, a segunda adaptação foi muito mais tranquila, apesar de mais trabalhosa, já que éramos seis e não somente três. Foram alguns bons meses de preparação e muito estresse antes da mudança, mas aqui estamos!
Prontos para mais uma jornada cheia de aprendizados, amadurecimento e crescimento. E por aqui, eu vou compartilhar um pouquinho de cada um desses momentos e experiências com vocês.
Até breve!
Leiam aqui outros texto sobre o Canadá
Meu nome é Adriana Carvalho. Tenho 36 anos, sou formada em Medicina Veterinária. Natural de São Paulo e ascendência Italiana, aos 26 anos virei expatriada. Morei por 9 anos nos Emirados Árabes e desde de 2018, moro em Toronto no Canadá. Sou mãe de duas meninas lindas e duas peludas também.
Uma resposta
Nossa muito linda a sua história de vida meu sonho é meu marido ir trabalhar em toronto