São tantas coisas para aprender sobre a Holanda, mas vamos descobrindo aos poucos com o passar do tempo.
Não tenha pressa, mantenha os olhos e ouvidos abertos e não tenha vergonha de perguntar quando tiver uma dúvida.
Pensei muito antes de fazer essa lista e, como também fiz as mesmas perguntas quando cheguei aqui para alguns amigos que moram na Holanda há mais tempo, resolvi compartilhar. São dicas que me ajudaram muito quando me mudei para cá.
1. Não se limite apenas a amizades com compatriotas
Não que isso seja errado mas, muitos acabam criando um grupo de amizades restritos e se isolam. Isso não é positivo para a integração.
Acho super válido o conselho que me deram quando cheguei aqui: foca a tua atenção nas amizades com os holandeses para aprender a língua mais rápido.
2. Seguro saúde é obrigatório
O seguro saúde é obrigatório e você não pode ir diretamente no pronto socorro caso não se sinta bem. Você tem que ligar para o seu médico de família e ele te dará a autorização para ir, ou não, ao hospital.
3. A questão dos medicamentos
Eu já tinha tocado nesse assunto no meu primeiro texto, mas vale a pena lembrar que aqui é necessário ter a receita para quase todos os medicamentos.
Geralmente, para quase todos os problemas e sintomas, serão prescritos Paracetamol ou Ibuprofeno. Então é melhor se acostumar com isso.
E caso você pense: “então vou levar tudo comigo”…, aconselho que você se informe antes, pois tem uma lista de medicamentos que não são permitidos entrar aqui.
4. Esteja preparada para o frio e o vento
Aqui o verão é super curto. Os melhores meses são junho, julho e agosto. No restante dos meses teremos chuva, vento e frio. Os meses mais frios são dezembro e janeiro.
5. A culinária não é o ponto forte da Holanda
Infelizmente, os holandeses não têm uma cultura culinária. Eu sempre perguntava qual era o prato típico daqui e todos me respondiam: batatas e molhos. Temos as bolinhas fritas recheadas de carne ou queijo, chamadas bitterballen, ou os oliebollen, que são bolinhos fritos típicos no período natalino.
Porém, tenho que dizer que os holandeses adoram experimentar a culinária de outros países, então, o seu convite para um jantar ou almoço brasileiro será muito apreciado.
6. O aluguel
O preço do aluguel aqui é bem salgado. Este é um ponto que deve ser muito bem avaliado antes da decisão de se mudar para a Holanda.
Por isso, às vezes o valor do salário, que a princípio parece ser muito atraente, pode não ser tão bom assim, somando-se o custo do aluguel às demais despesas.
7. O transporte
Se você for morar na Holanda por um longo tempo, a melhor opção é fazer um contrato mensal ou anual dos transportes públicos.
A despesa com o transporte para quem precisa utilizar este meio todos os dias, para ir trabalhar por exemplo, pode ficar bem cara.
Para quem prefere utilizar o carro, saiba que aqui o seguro e o imposto pelo uso das estradas é pago a cada 3 meses.
O valor deste seguro é calculado com base ao peso do carro e ao tipo de combustível utilizado (o seguro do carro a diesel é mais caro que o do carro a gasolina).
8. Reconhecimento do título de estudo ou para trabalho
Para prosseguir com os estudos ou reconhecer o título profissional aqui na Holanda, você precisa entrar em contato com o órgão do governo responsável.
Neste site Nuffic.nl você encontrará as informações sobre o procedimento que deverá seguir.
9. Onde morar
A escolha do melhor lugar para morar nem sempre é fácil, pois muitos são os fatores a ser considerarados antes de tomar essa decisão.
Você pode escolher uma área com uma boa quantidade de transportes públicos (algumas áreas tem somente o serviço de ônibus, outras também tram e metrô além do ônibus).
Outra opção, é escolher a sua casa com base na vizinhança, porque aqui, em Rotterdam por exemplo, a concentração de residentes holandeses é maior; em outras áreas, é maior a quantidade de estrangeiros.
Em Rotterdam, a área norte é considerada a melhor área da cidade. Existem vários sites onde você pode pesquisar casas e apartamentos. O Funda.nl é um dos sites mais utilizados por aqui.
10. Onde comprar produtos de segunda mão
Para comprar produtos de segunda mão ou novos também, o site mais utilizado é o Marktplaats.
Neste site você pode encontrar de tudo:, bicicleta, móveis para casa, roupas, calçados, eletrônicos, carros, etc…
Ah, você encontra também muitas coisas colocadas para doação, basta procurar na bula “ grátis” .
Recomendo morar na Holanda 🙂
Estas são as minhas dicas para vocês antes de mudar para a Holanda e espero que possam ter te ajudado.
Na minha experiência pessoal, apesar de ser um país com um custo de vida alto, vale a pena morar aqui.
A qualidade de vida, a segurança, as oportunidades de trabalho ainda são superiores ao se comparar a outros países da Europa.
Se você tem o sonho de mudar para cá, foca na língua, começa a pesquisar nos sites de emprego, procure mais e mais informações sobre a vida por aqui .
Vocês podem também deixar comentários e perguntas sobre suas curiosidades e dúvidas sobre a Holanda, que terei prazer em responder.
Magna Rodrigues, 42 anos, de Corumbá MS-Pantanal. Sou formada em Administração, Finanças e Marketing, e em Enfermagem, área que amo e em que trabalho há quase 15 anos. Adoro viajar, conhecer novas culturas e aprender novas receitas culinárias. Já morei na Itália e em Dubai. Atualmente moro na Holanda e estou aprendendo a minha quinta língua. Aliás, essa é uma coisa que também gosto muito de fazer! Afinal, aprender nunca é demais não é?!?!
Uma resposta