Nova Delhi, ou simplesmente Delhi é a capital da Índia, e é a maior porta de entrada para turistas e expatriados do país! Uma megacidade com uma população de mais de 20 milhões de pessoas e mais de 4 mil anos de história. Sim, é isso mesmo. O novo e o velho se misturam aqui de uma forma surpreendente. Ótima para quem ama história, comidas de todos os tipos e a vibe de uma cidade grande.
Por ser brasileira e expatriada, morando aqui há mais de seis anos, vou te dar algumas dicas de passeios imperdíveis por aqui!
Gurudwara Bangla Sahib
Este é o templo de adoração da religião Sikh (aqueles que usam turbante). Ela se localiza na região central de Delhi e é uma das principais Gurudwaras da Índia. Por outro lado, o seu domo, bem como algumas partes de seu interior, são feitas de ouro. Sendo considerado um local sagrado, antes de entrar no templo, é necessário retirar os sapatos e lavar os pés. A água, para os indianos, é purificadora, por isso há essa espécie de “piscina”, onde os fiéis podem tomar banho e se livrar de suas impurezas. A entrada é gratuita e eles também servem comida para qualquer pessoa de qualquer religião grauitamente. Certamente, para quem se interessa por outras religiões, este templo é imperdível.
Akshardham
A palavra Akshardham significa a “morada divina de Deus” e quando você entra neste templo, é exatamente assim que você se sente! É um local enorme, com uma arquitetura magnifíca. Já ouvi muita gente dizer que é mais bonito que o Taj Mahal! Acima de tudo não perca o show de luzes e água que acontece todas as noites! E a entrada é gratuita!
Lodhi Gardens
Um parque urbano, no meio de Nova Delhi! Este é um dos meus lugares preferidos em Delhi. Estes jardins são muito populares para a prática de esportes como corrida, yoga e caminhadas, por isso, pela manhã, muitas pessoas estão por lá. Existem vários monumentos neste parque, portanto um excelente local para tirar muitas fotos. A entrada é gratuita e você verá uma arquitetura deslumbrante! Se você quiser ver um pouco mais deste lugar que amo clique aqui para ver o meu vídeo passeando por lá.
Rashtrapati Bhavan
Esta é a residência oficial do presidente da Índia e foi construída pelos ingleses durante o período colonial. Ele se localiza a 2,5km em linha reta do India Gate. É uma área muito bem cuidada e a arquitetura é maravilhosa. Também é possível comprar ingresso para fazer visitas guiadas dentro do palácio.
Mughal Gardens
Estes jardins do período Mughal, estão localizados dentro do complexo da casa do Presidente, o Rashtrapati Bhavan e foram inspirados pelos jardins do Taj Mahal. Este local é aberto apenas por aproximadamente 40 dias ao ano, durante a primavera, portanto se você estiver aqui entre os meses de Fevereiro e Março, estes jardins valem a visita. A entrada é gratuita.
Humayun Tomb
Este mausoléu, foi construído em 1547, para o imperador Humayun e é considerado um patrimônio mundial da UNESCO. Para quem ama arquitetura, este lugar vale a pena conferir. Foi a primeira construção no estilo Mughal no subcontinente indiano e os jardins tem influências persas, possuindo formas geométricas perfeitas. É um lugar lindo e muito tranquilo. A entrada custa 500 rúpias (mais ou menos 35 reais).
Sunder Nursery
Este parque, na parte central da cidade, fica ao lado da Humayun´s Tomb, e foi recentemente renovado e reaberto em 2018. Possui 12 monumentos considerados patrimônios mundiais pela UNESCO.
Além disso, lá também são cultivadas vários tipos de plantas, as quais você pode comprar e levar para casa. Na minha opinião, o melhor dia para visita é aos domingos, pela manhã, pois há um a feira de produtos orgânicos de todos os tipos com produtores da Índia. A entrada custa 100 rúpias (7 reais) para estrangeiros.
Espero que essas dicas lhe ajudem a aproveitar ainda mais a sua viagem!
Sou a Andreza Ferreira, 32 anos e moro em Nova Delhi, na Índia há mais de 6 anos! Sempre tive o sonho de morar fora do Brasil, mas nunca havia pensado em vir para a Índia e por isso, quero te contar sobre tudo por aqui!