Logo que chegamos em um país novo para morar vem aquele baque. Tudo é novo e diferente. Precisamos nos acostumar com coisas novas e abrir mão de manias e costumes antigos. Quando cheguei na Alemanha, há 4 anos, passei exatamente por isso. Vou contar nesse artigo as minhas impressões de moradora na Alemanha e as maiores diferenças que eu encontrei por aqui.
Segurança
Acho que a principal diferença que muitos brasileiros notam ao morar em um país de “primeiro mundo” é a forte segurança que existe por aqui. Andar pela rua a noite ou levar objetos caros a mostra é muito comum. Pois as pessoas por aqui não se preocupam tanto com a segurança como no Brasil, e, quando contamos histórias que passamos, os alemães ficam de boca aberta. A segurança, com certeza, para mim, é o ponto principal e mais destoante de morar na Alemanha em relação ao Brasil. Pois somente após morarmos em um país mais seguro que notamos como vivemos sob stress no Brasil, com medo de assalto e outros tipos de violência.
Clima
Algo que faz muitos brasileiros pensarem duas vezes em morar em um país mais ao norte é a diferença climática. Um país mais frio e com menos sol é algo que demora para nos acostumarmos. Por aqui, no inverno o sol nasce bem mais tarde e se põe muito cedo. Por isso, em todas as chances que temos que pegar um solzinho no inverno nós o fazemos. Até porque, além de o sol não aparecer com tanta frequência e no verão, ele ainda, muitas vezes, resolve não aparecer o dia todo em razão de chuva ou neve.
Por outro lado, no verão tudo fica mais alegre, pegamos mais sol e nosso estoque de vitamina D é renovado. Entretanto, nem tudo são flores nas estações mais quentes. Aqui na Alemanha, após o inverno, os dias ficam mais longos. Quando eu digo longos, quero dizer beeeem longos. No dia mais comprido do ano, o sol nasce às 4:50 e se põe às 21:50. Mas mesmo fora desses horários, o dia já está relativamente claro. Então aconselho fortemente quem vem morar aqui a comprar cortinas “black out”, pois no verão a claridade é bem intensa.
Diferença cultural
Quem nunca ouviu falar no “bom” humor alemão? Essa fama alemã talvez seja às vezes meio exagerada, mas realmente ela tem um fundo de verdade. É comum sermos mal tratados em lojas, com vendedores sem paciência, ou ver pessoas se xingando na rua ou no trabalho. Claro que muito se justifica pelo jeito direto de ser dos alemães. Entretanto, para quem esta acostumado com a hospitalidade brasileira, chega a se assustar ao experienciar uma grosseria alemã. Claro que os jovens já são bem mais simpáticos. Nós podemos dizer que tivemos boas experiências com os alemães por aqui na maioria das vezes (apesar de que as experiências ruins marcaram bastante). Existem alemães simpáticos, acredite se quiser.
Mobilidade
Outra diferença bem marcante também é a mobilidade que existe na Alemanha (e em países mais desenvolvidos). Por aqui podemos andar por todos os lugares com transporte público. Na Europa inteira, um meio de transporte muito utilizado é o trem. Esse meio de transporte é extremamente fácil de pegar e vai para praticamente qualquer lugar. Além disso, aqui na Europa são muito difundidas as linhas aéreas “low budget”, as mais baratinhas, fazendo com que viajar pela Europa se torne extremamente barato muitas vezes.
Outro meio transporte muito utilizado pelos europeus é a bicicleta. Por aqui, há ciclovias por quase todos os lugares e em quase todas as cidades. Inúmeros europeus costumam andar frequentemente de bicicleta, para ir ao trabalho, fazer esportes e, até mesmo, viajar. Claro que para falar de mobilidade na Alemanha não podemos esquecem de falar da famosa “Autobahn”, a auto estrada alemã sem limite de velocidade. Andar por essas estradas realmente é uma emoção a parte.
A DM, uma loja sensacional
Todas as pessoas que moram na Alemanha ou que já vieram para cá são apaixonados pela DM. A DM é uma loja sensacional e que faz parte da vida de todas as pessoas que moram na Alemanha. Ela é uma espécie de perfumaria, que vende produtos de beleza, como cremes, shampoos etc. Entretanto, ela também vende inúmeros itens para casa, como detergentes e sabão em pó, e inúmeras vitaminas e produtos relacionados a saúde. Você também pode encontrar produtos para bebês (até roupinhas de criança) por lá. Você pode até imprimir fotos ou alugar uma máquina para limpar sofás e tapetes. Existe também uma concorrente dessa loja, que se chama Rossmann. Apesar de ela não ser tão boa quanto a DM, na minha opinião, ela também é muito boa e vende inúmeros produtos essenciais e muito em conta para o dia a dia.
Enfim, como vocês devem ter percebido, essa loja vende de tudo. Por isso, todos os brasileiros e estrangeiros em geral juntamente com alemães são extremamente viciados nessa loja. Essa é uma das coisas que vou ter dificuldade em me acostumar caso um dia eu não more mais aqui.
Poder de compra
Um ponto bem destoante do Brasil e quem mora na Alemanha percebe é o grande poder de compra da moeda, o Euro. Por aqui, quem ganha em Euro, não precisa ter um salário de milionário para levar uma vida bem sossegada e com dinheiro sobrando. Na Alemanha, ter um trabalho considerado mais desqualificado no Brasil, não é sinônimo de ganhar mal. Mesmo que a pessoa ganhe relativamente pouco por aqui, ela ainda consegue pagar as suas contas e, se não gastar tudo loucamente, ainda sobra um pouquinho de dinheiro no final do mês. Portanto uma pessoa com um salário normal na Alemanha vive uma vida de rico para padrões brasileiros.
Essas são as principais diferenças entre morar no Brasil e na Alemanha na minha opinião. Algumas diferenças são para melhor e outras diferenças para pior. A Alemanha, como qualquer país, tem pontos positivos e negativos, com que as pessoas precisam se adaptar.
Oi! Eu sou a Kathlyn! Casada e natural de Porto Alegre, advogada e ex “concurseira”. Moro desde julho de 2017 na Alemanha e faço um LL.M na Faculdade de Colônia, desde Outubro de 2019. Morei também durante um ano na França, através de um programa de intercâmbio durante minha graduação no Brasil. Amo viajar e conhecer lugares e culturas novas. Adoro ler e fotografia. Tenho um perfil no Instagram, no qual mostro meu dia a dia e curiosidades.