É turista e está planejando dirigir em Dubai? Ou é residente e acabou de tirar a licença e já está dirigindo em Dubai? Esse texto foi feito pra você.
Dirigir em outro país é um desafio, mesmo para as pessoas mais experientes. Os costumes, o idioma e a dinâmica do trânsito podem ser bem diferentes do Brasil. Existem coisas essenciais para dirigir em Dubai e vou deixar algumas dicas aqui.
Alugando o carro
O processo é bem simples. Tenha em mãos a PID, a habilitação original e o passaporte, com visto de turista (para os brasilieros, o carimbo de entrada é suficiente) e, um cartão de crédito. Muitas empresas também aceitam pagamento em dinheiro.
Com estes documentos em mão dirija-se a uma locadora, normalmente os preços não diferem muito e poderá escolher entre um carro comum ou carro de luxo.
Atenção à data de emissão da sua habilitação! Caso vá dirigir em Dubai o ideal é ter a data da emissão superior a seis meses e, em alguns casos, há um ano. Se este não for o seu caso o aluguel fica mais complicado, mas ainda assim existem empresas que alugarão, mas neste caso o seguro será mais caro.
Caso vá dirigir o carro de um familiar, o seguro deve ser extensivo a terceiros. Isso evitará problemas na hora de acioná-lo, caso colida em algum carro de luxo por aí. E mais uma vez: permissão e passaporte em mãos sempre que estiver dirigindo em Dubai como turista.
Dirigir em Dubai
Bom, pode ser um pouco estressante e perigoso dirigir aqui, mesmo para as pessoas mais experientes. Basicamente porque existem muitas vias, muitos carros e principalmente muitos turistas ”perdidos” dirigindo.
A maioria dos motoristas são expatriados, pois somos a maioria dos residentes, então tente imaginar cada um dirigindo com sua maneira e seus costumes de origem. Desafiador!
Alta velocidade aqui é um problema. Mesmo se o limite for de 80 km, e você estiver a 80 km, poderá haver alguém atrás forçando uma ultrapassagem. Escolha a faixa mais lenta e sempre dê passagem a fim de evitar um acidente.
GPS
Prefiro usar o Waze, pois ele sempre dá mais detalhes. Todas as vias, entradas e saídas tem placas de sinalização em inglês e árabe. A dica é olhar o nome da via que entrará no GPS e comparar com as placas. O Waze seleciona as faixas corretas para acessar a via desejada.
Mais uma vez escolha a via mais lenta e com calma saia a tempo. Aqui, se errar um caminho perderá uns dez minutos para retornar ao correto. Estude sua rota antes de sair de casa, a probabilidade de errar uma entrada é de nove em dez.
Os endereços em Dubai não funcionam por nomes de ruas e bairros, basta digitar o nome do prédio, do restaurante ou da atração turística que deseja ir e o aplicativo te dará o endereço exato, observe sempre o bairro ou área pois geralmente existe nomes iguais em locais distintos.
As multas
Até os motoristas experientes que residem em Dubai levam multa vez ou outra. Cuidado, existe multa pra todo tipo de infração e câmeras em todo lugar, e aqui não há a opção de recorrer ou cancelar a multa facilmente.
Ao dirigir em Dubai, fique sempre atento ao radar! Tem um a cada esquina, então sempre preste atenção ao velocímetro, basta você se distrair dois minutos e vai se deparar com um radar. O GPS geralmente avisa, mas eventualmente pode acontecer de não avisar.
Para evitar multa é melhor fazer as coisas do jeito correto , por exemplo andar fora da faixa ou não dar seta ao trocar de faixa dá multa, mesmo que muita gente faça é melhor não ariscar.
Vou deixar aqui a lista de multas e valores pra olharem com calma, mas basicamente é só seguir as placas, respeitar a velocidade e prestar atenção ao GPS que não haverá problemas.
Estacionamento
Muitos lugares em Dubai tem estacionamento grátis, como os shoppings por exemplo, principalmente os maiores. Da mesma forma a maioria dos restaurantes, hotéis e beach clubs, quase todos tem serviço de valet, desde que você gaste a consumação mínima.
Para estacionamento na rua, como por exemplo os pontos turísticos, existe o paid parking area . Neste caso o pagamento pode ser feito nas máquinas distribuídas ao longo das vias publicas e o ticket impresso colocado no painel.
Uma outra alternativa é fazer o download do aplicativo RTA Dubai. Nele você coloca um crédito na conta (mínimo de 30 dirhans), número da placa (não tem problema se o carro for alugado) e pela localização o aplicativo já te sugere pagamento de acordo com a zona.
Os valores variam entre dois e dezesseis dirhans e em geral o máximo de horas por zona são quatro. Já nas sextas e feriados é gratuito.
Sugiro não arriscar a ”sorte’’ pois sempre tem um fiscal por perto e a multa custa 400 dirhans.
Os pedágios ao dirigir em Dubai
Aqui tem os famosos ‘’Salik”, pedágios distribuídos ao longo da cidade e nas rodovias de acesso aos outros emirados. O preço para cada vez que você circula na via são de quatro dirhans e somente na rodovia principal, a Sheikh Zayed Road, existem vários.
Se o carro for alugado, já tem o adesivo colado no para brisa, o recibo é enviado para a empresa de aluguel e cobrado direto no cartão de crédito.
Caso seja um residente recém chegado e esteja comprando ou planejando comprar um carro, você poderá comprar o Salik (adesivo/dispositivo) em qualquer posto de gasolina e recarregar pelo aplicativo. Vou deixar aqui tudo que você precisa saber o assunto.
Álcool e direção
Sei que é uma coisa bem óbvia, mas não custa reforçar. Bom, aqui dificilmente você vai se deparar com uma “blitz” como no Brasil, porém se algo acontecer e o motorista estiver alcoolizado terá que arcar com sérias consequências.
A multa por dirigir embriagado é decidida no tribunal e com valor a partir de 40.000 dirhans, podendo chegar a muito mais e incluir cadeia e/ou deportação.
Acidentes com feridos, ou na pior das hipóteses com vítimas fatais, tem multas altíssimas. Além disso haverá processo e julgamento rigoroso pelo tribunal do emirado. A situação complica potencialmente se o álcool estiver entre as causas, o país tem tolerância zero ao álcool no trânsito.
Neblina e tempestade de areia ao dirigir em Dubai
Aqui no deserto existem duas coisas que podem limitar e muito a visibilidade no trânsito, a primeira é a neblina ou fog em inglês, que é muito famoso aqui, se é visto de cima é uma coisa linda, em contrapartida se visto de baixo compromete bastante a segurança no trânsito. E a segunda são as tempestades de areia.
Em ambos os casos procure ficar calmo, concentre toda a sua atenção no trânsito, mantenha a distância de segurança, ligue o pisca alerta para aumentar a visibilidade do seu veículo e se a visibilidade estiver muito ruim, dê sinal e saia da pista para o acostamento até a situação melhorar.
Espero que as informações ajudem, é difícil colocar todos os detalhes em um texto, mas qualquer dúvida visite o site do RTA , órgão responsável pelo tráfego em Dubai.
E se está planejando tirar sua habilitação de residente aqui, confere esse texto que fiz um tempo atrás.
Médica Veterinária de pequenos animais, e apaixonada por gatos. Atualmente morando nos Emirados Árabes com seu marido e sua gata Feta Cheese.
Respostas de 2
Dirigir em dubai é horrível, mesmo se vc estiver na direita vão buzinar, acender a luz pra vc sair da frente, buzinar, só falta passar por cima.
Vou em outubro para Dubai e Abu Dahai e vou sozinha. Como mulher estou preocupada em dirigir por lá. Dirijo pelo mundo todo sem problema. Vou ter nos Emirados? Obrigada