Malta & Gozo
O Refúgio Mediterrâneo – Expatriados em Busca de Estilo de Vida Excepcional.
Em busca do refúgio no Mediterrâneo? Pois bem, Malta está entre os países queridinhos para famílias, casais e quem esta a fim de mudar de vida ou ter uma vida mais sossegada.
Residindo na ilhota há mais de uma década, vejo mudanças constantes e percebo como está se transformando no decorrer dos anos. Estamos com uma super lotação de estrangeiros de todas as nacionalidades, o que faz com que o mercado de trabalho seja bem competitivo. Porém, em contra partida, isso auxilia no dia a dia dos estrangeiros, já que Malta é falante de dois idiomas oficiais: o maltês e o inglês.
Mas quais são os prós de se viver nesse refúgio no Mediterrâneo ?
Ritmo de vida, segurança, educação e saúde. Isso, claro, pela minha visão como māe. Mas não se preocupem aqueles que desejam usufruir dessas qualidades, mas não têm família. Na verdade há muito também a explorar na ilha, como por exemplo, festas e várias outras atrações.
Por certo, o idioma iInglês auxilia muito na adaptação e oportunidades na ilhota. Assim, se você ainda não domina o inglês como segundo idioma, sugiro investir em você e aprender. Dessa forma, sem dúvida, você não só aumentará a sua perspectiva profissional, como também irá facilitar a sua adaptação.
Eu sempre falo que, quanto à adaptação das crianças, quem se preocupa são os pais. Sem dúvida, elas se desenvolvem de uma forma fantástica e mil vezes melhor que os adultos. Sendo assim, não se preocupe muito se as crianças irão se adaptar, pois sendo bem mais fácil para elas, quando menos se espera, estão integradas.
A comunidade brasileira também já está consideravelmente grande em Malta, o que facilita muito para se fazer amizades e buscar dicas.
Contras de se viver em Malta
Pelo que parece, 2024 será um ano em que os estrangeiros enfrentarão algumas dificuldades. Acredito que pelo fato do Governo local e seu departamento de vistos nāo estar levando muito em consideração a chegada de novos imigrantes. Sendo assim, isso dificulta os processos, bem como o tempo para a emissão dos vistos.
O meu conselho é que você, antes de deixar o Brasil, já vá monitorando a sua profissão e onde você irá aplicar para vagas de trabalho em sua área de atuação. Ou seja, não há necessidade de esperar até chegar a Malta, pois já pode agilizar o processo estando no Brasil. Inclusive, porque em Malta há a categoria de visto still abroad, que é iniciado e emitido enquanto você ainda está se preparando para imigrar. Isso é muito mais seguro e de forma 100% legal.
Atenção! Promessa de trabalho é crime. Para saber mais clique no link do GOV.BR , e assim você evita cair em frias, e ficar com os nervos aflorados.
Importante saber que o visto de família é apenas concedido após um ano de trabalho para os dependentes do trabalhador, caso isso não esteja no contrato. Sendo assim, o casal deverá trabalhar para obter o visto e permanecer legalmente mas isso não se extende para as crianças.
O que é um fator importante, pois crianças acima de 3 anos de idade, por lei, deverão estar matriculadas e estudando e, sem visto, isso não será possível.
Domínio do inglês é fundamental
Empregos exigem um certo nível de domínio do inglês. Isso é também um fator que impede muitas vezes o desenvolvimento nos primeiros meses de adaptação na ilha e acaba gerando frustação. Por não dominar o idioma, imigrantes muitas vezes se vêem impelidos a optarem por empregos que não são de sua área profissional. Consequentemente, isso traz insatisfação a nível profissional e se reflete também em termos de remuneração, pois recebem salários não competitivos, ou seja, via de regra baixos.
Mas como tudo tem que ter um planejamento e aqui em nosso blog falamos muito sobre esse aspecto, dá uma olhadinha no que a nossa Colaboradora Kelly fala em seu artigo.
Dicas e inspirações são necessárias para uma mudança, principalmente quando envolvem famílias. Sem dúvida, nesse caso, a responsabilidade se torna maior, pois é necessário que esteja tudo de acordo, não só dentro de casa, como fora dela, e em conformidade com as leis de ambos os países.
Já para aqueles que têm dupla nacionalidade, a preocupação é praticamente zero. Pois, sendo Malta membro da EU, para os cidadãos da comunidade, o processo e a documentação exigida para a obtenção da residência para os cidadãos nesse refúgio do Mediterrâneo são outros e têm um ritmo bem mais rápido.
É possível empreender, investir em Malta?
Sim é possível, tanto empreender quanto investir na ilha. Entretanto, você precisa ter um consultor para pôr o projeto em prática, evitando assim ter prejuízos e problemas com seu projeto.
O mais recomendável é ter uma equipe de advogados e contadores, entre outros, para que você possa levar à frente seus negócios e se beneficiar, principalmente se você decidir não residir na ilha.
Já deixando bem claro, os investimentos para obter o passaporte maltês ficam acima dos 700 mil euros, 100% comprováveis e legais, sem taxas e com projeções.
Mas se você pretende empreender com um pequeno negócio, que gire em torno de 30 a 100 mil euros, isso também é possível. Isso se deve ao fato de Malta estar hoje em dia entre os queridinhos dos gamings – empresas de jogos de apostas – assim como Curaçau e Chipre.
Aconselho, portanto, a analisar primeiro as possibilidades, ir atrás de informações coerentes e opções para investimentos e, assim, seguir com os profissionais para a execução do projeto.
Preços de mentorias, consultorias, etc.
Mentorias, Consultas e Consultoria (com acompanhamento) têm preços variáveis, podendo uma hora custar de 50 euros a 150 euros. E isso apenas para que os advogados locais ouçam o que seria o projeto e entendam seu caso. É necessário dizer que Malta não possui advocacia brasileira.
Consultas e consultorias mais intensas e densas para estudo de caso e projeção variam entre 3000 mil a 10 mil euros, podendo até incluir sua participação dentro do contrato da empresa.
Profissionais bons e renomados para os serviços empresariais devem ser sempre aqueles com indicação, pois deve ser um profissional renomado e com reputação empresarial (mas isso é em qualquer lugar do mundo!). Por certo, os melhores não são fáceis de encontrar e também não estão disponíveis de prontidão.
Já que estamos começando o ano de 2024, vamos iniciar com planos e planejamento para evitar frustrações, pois bem diz o famoso ditado: “o barato sai caro”. Mesmo nesse lindo refúgio do Mediterrâneo, temos que nos organizar, para que nossos projetos se realizem como esperado.
Hoje possuímos recurso na palma das nossas mãos: o celular e a internet que, sendo bem utilizados e com os canais certos, podemos conseguir praticamente todas as informações que precisamos da melhor forma possível.
Dicas para iniciar seu planejamento :
Consulado – Embaixada Malta é jurisdição de ROMA
Jornal diario de Malta – The Times of Malta
Empresarios e novas mudancas, regras empresariais e incentivos.
Boa sorte para esse novo ano! Se você ainda tem alguma dúvida, pode nos enviar uma mensagem ou e-mail. Também pode avaliar meus serviços em minhas mídias sociais @brunamaiermalta.
Ate breve!
Bruna Maier
Bruna Maier é uma mulher de força e determinação, mãe solo de três filhos e residente em Malta há mais de uma década. Ela é uma empreendedora de sucesso e fundadora da UBM Travel by Bruna Maier, a única agência de turismo brasileira licenciada pela MTA e Cadastur, atuando como representante oficial para visitas a Malta. Reconhecida pela sua expertise na indústria de turismo e intercâmbio, Bruna se destaca no mercado por sua dedicação e paixão por oferecer experiências únicas aos seus clientes.
Insta @Brunamaiermalta
Além de ser uma referência no turismo, Bruna desempenha papéis múltiplos como consultora, mentora, coach e terapeuta sistêmica. Sua missão é ajudar as pessoas a descobrirem seu potencial máximo, enfrentarem desafios e transformarem suas vidas pessoais e profissionais. Com uma carreira sólida e experiência adquirida em quatro continentes, Bruna oferece um serviço personalizado e de alta qualidade, focado no sucesso e bem-estar de seus clientes. Suas abordagens inovadoras e empáticas garantem que cada pessoa que se conecta com ela tenha uma jornada enriquecedora e inesquecível.