É muito comum ficar ansiosa em uma entrevista de emprego, e no exterior, isso não poderia ser diferente, pode ser ainda mais preocupante. Por isso, eu vou dividir com vocês, as melhores qualidades de uma expatriada, para ter sucesso na vida e no trabalho.
Primeiramente, vou compartilhar uma história. Embora eu tenha estudado inglês no Brasil, conversar com nativos, pela primeira vez ao telefone, não é fácil. Esta aí, uma ótima oportunidade para praticar o inglês, concorda?
E, foi assim: Olá, sim sou eu, eu estou procurando emprego, qual é o endereço? Piorou tudo agora, eu não estou entendendo….você pode me enviar o endereço por mensagem, por favor? Yes, thank you, bye!
E assim terminou essa ligação rápida, mas que pareceu uma eternidade!
Enfim, eu vou conseguir chegar lá!
Ser expatriada é ser uma pessoa corajosa!
Encarar riscos e mudar para um lugar desconhecido, não é para qualquer um, não é mesmo?
Voce é uma pessoa proativa! Alguém que toma a iniciativa e muda o que precisa, para conseguir o resultado que deseja.
Outro aspecto importante, é o nosso poder de adaptação, porque não é so mudar de país e ponto final. Temos que nos adaptar ao novo destino, à nova cultura, à nova língua, à nova comida, enfim, tudo é diferente.
Uma vez ouvi dizer, que a primeira coisa que se perde ao falar uma outra língua, é o nosso senso de humor, imagina? Posso dizer, pela minha experiência expatriada, que se perde e se ganha muitas coisas aos longo dos anos. Desta forma, com o passar do tempo, nós nos tornamos mais Open Minded.
Mas, qual benefício isso nos traz
Ter uma mente aberta, é ser receptivo a novas idéias, e isso nos ajuda a lidar com situações novas, a entender outras opiniões e a ser mais tolerantes.
Quando se lida com pessoas de culturas diversas, não há certo ou errado.
Aprendemos a ser mais pacientes, a não julgar e a aceitar certas coisas, essenciais para manter bons relacionamentos morando no exterior.
No meu artigo anterior, Vida expatriada: 3 dicas para transformar sonhos em realidade, falei de como os nossos pensamentos tem o poder de expandir ou limitar a nossa vida.
Seja orgulhosa de quem voce é! E conte a sua história, até mesmo na sua entrevista de emprego. As pessoas vão ser tocadas pela sua jornada, que é única. Conte o que você vem aprendendo e desenvolvendo ao longo dos anos.
Você não é sua profissão!
Não viva por regras, viva pelos seus princípios, sua identidade real.
A verdade é que, há muitas coisas na vida que não se aprende em escola ou faculdade. Por isso, é bom procurar maneiras de desenvolver nossa inteligência emocional, resiliência, como também, melhorar nossa saúde mental.
Pare e pense: se hoje fosse seu último dia de vida, você iria para o trabalho?
Lembre-se que você ocupa um cargo somente, e isso não te define.
Um dia, não estaremos mais aqui, o que você quer deixar de bom no mundo quando partir? Por último, não se estresse tanto com coisas que só vai fazer mal para sua saúde física e mental. Desta forma, você vai viver uma vida mais feliz! E por falar em felicidade, busque sua autenticidade.
Volte as suas raízes!
Portanto, lembre-se sempre de onde você veio, e reflita no que você gostava de fazer quando criança ou adolescente, como por exemplo, um hobby que não pratica a algum tempo.
“Ouça o seu coração e intuição, de alguma forma, eles ja sabem quem você é, e o que irá se tornar.” Steven Jobs
Por último, foque nos seus interesses, aquilo que faz você entrar no estado de flow, algo que você nem vê o tempo passar. Nesse exato momento, por exemplo, eu estou no metrô em Dubai, indo para o trabalho e eu estou escrevendo para você!
Mas por que? Porque isso me faz bem!
Encontre seu valor
Confira abaixo um pouco sobre o que é o meu hashtag #mypositivechangejourney no meu Instagram Expat_global.
- Não coloque a nova língua como uma barreira para seu crescimento pessoal e profissional no exterior;
- Converse para se conectar com as pessoas e não se desconectar;
- Você não tem controle de como os outros irão te tratar, mas tem controle sobre você mesma, sua reação é o que importa;
- Você não está velha para começar algo novo e se reinventar;
- Não se porte de vítima, assuma a responsabilidade da sua vida, ninguém vai mudar a sua situação atual, a não ser você mesma;
- Não sabemos tudo, somos imperfeitos;
- Pare de se comparar com outras pessoas, cada um tem uma jornada diferente da sua;
Por fim, encontre o seu valor no mundo, use suas melhores qualidades para atingir o seu potencial máximo, não importa o que seja, no trabalho ou não.
E, se inspire em pessoas que você admira, seja curiosa, faça perguntas, um dia você também pode chegar lá!
Positividade Always!
Beijos
Alessandra morou em cinco países diferentes desde que deixou o Brasil para estudar no exterior em 2008.
Viveu em Londres por dez anos onde concluiu seu mestrado MBA em Negócios Internacionais.
A vida e a carreira de Alessandra são construídas em torno de pessoas com culturas e origens diferentes e isso a ensinou em primeira mão os benefícios de observar os comportamentos humanos e diversas perspectivas de vida; algo em que ela é naturalmente fascinada.
Seu lema de vida é “onde há mudança sempre há crescimento”.