Certamente, viver em casas e apartamentos cada vez menores parece ser uma tendência atual e a explicação pode ter vários motivos: investimento para arrendar, comodidade de viver em zonas mais centrais, os altos preços do m2, e/ou uma abordagem mais sustentável e minimalista. Enfim, seja lá qual for o motivo, organizar pequenos espaços é uma tarefa desafiadora, uma vez que ajeitar móveis, organizar objetos e trazer funcionalidade exige atenção especial. Em pequenos ambientes, qualquer bagunça se torna ainda maior, com impacto direto no conforto e bem estar de seus moradores. Para ajudar, fiz uma lista com valiosas dicas para maximizar os espaços disponíveis, aproveitando-os de maneira inteligente sem perder o charme. Vamos começar?
Exercite o desapego
Primeiramente, antes de iniciar qualquer a organização, faça uma limpeza e livre-se dos itens que não usa mais. Doe, venda ou descarte-os de forma correta. Desapegar ajuda a ter a noção real de quantidade e volume do acervo que vamos organizar. Por outro lado, roupas, sapatos, utensílios de cozinha, itens de cuidados pessoais e outros objetos em geral: tudo o que realmente faz sentido deve ficar. O desapego é um hábito saudável com inúmeros benefícios, faça-o de tempos em tempos.
A circulação
Por certo, quanto mais eficiente for a circulação, mais espaço e menos sensação de desordem. Sendo assim, aproveite ao máximo a arquitetura da casa e suas superfícies, como a altura do teto, os cantos e aquele espaço sob as escadas. Adquira móveis para armazenar proporcionais ao tamanho do espaço, isto é, dê preferência a peças compactas e ajustáveis. Escolha peças atemporais e que tenham mais de uma função como um sofá-cama, uma mesa dobrável ou um baú que pode armazenar e servir de mesa.
Paredes
Ganchos, suportes, prateleiras e outros organizadores de parede são excelentes para organizar bolsas, livros, roupas, quadros e outros objetos pessoais. Sem dúvida, viver em espaços cada vez menores exige criatividade! Portanto, um truque simples e eficiente é pintar as paredes com cores claras para trazer mais luminosidade. Espelhos também ajudam a “ampliar” os espaços.
Sala e entrada da casa
A sala é a divisão de entrada da casa? Então criar uma pequena estrutura para sua chegada e de seus convidados é uma ótima ideia, isto é: um lugar para as chaves, ganchos para bolsas e casacos e um espaço para deixar os sapatos. Móveis claros, assim como a cor das paredes, ajudam na sensação de amplitude. Objetos decorativos contam histórias e, por isso, eleja peças-chaves que tragam personalidade ao ambiente, mas evite os excessos – menos é mais. Um sofá com arrumação é também uma excelente opção para armazenar sem perder estilo e conforto.
O coração da casa
Mesmo se os talentos culinários não forem seu ponto forte, a cozinha é por certo um espaço que merece atenção. É nela que os alimentos são preparados e, quanto mais bagunça mais sujeira. Para uma cozinha prática e funcional, os utensílios devem estar ao alcance das mãos, sem muito esforço para encontrar e para guardar de volta. Nesse sentido, nos armários, as prateleiras mais acessíveis devem ter aquilo que é usado no dia a dia. As mais altas e muito baixas, reserve para os utensílios menos usados. Use barras e ganchos para organizar frigideiras e outros utensílios. Nas gavetas, organizadores com divisórias podem ajudar; mas, atenção: antes de ir às compras, tire as medidas.
Nosso canto sagrado
O quarto é sem dúvida um ambiente que precisa ser agradável e acolhedor. É o espaço feito para descansar, renovar as energias e também para trocar de roupa, ler, estudar, entre outras atividades. No quarto, tenha apenas o necessário e crie uma rotina de bem estar. Abra sempre as janelas para arejar e arrume a cama. Fazer mudanças simples para otimizar o espaço, como por exemplo padronizar dobras e cabides trazem conforto visual e ganho de tempo na hora de vestir. Aproveite o espaço sob a cama para colocar caixas e gavetas com itens da outra estação ou o enxoval da cama.
Casa de banho, banheiro, WC
Em casas pequenas, é comum ter apenas um banheiro que é partilhado por todos os moradores. Antes de mais nada, toalhas espalhadas, a bancada cheia com maquiagens, produtos de higiene e cuidado, o secador de cabelo e tantas outras coisas é algo que devemos evitar. Manter a bancada livre com o mínimo é o ideal. Dentro dos armários, use cestos e caixas identificadas, com itens por morador ou utilização. Se tiver bebê em casa, separe uma caixa transparente ou uma gaveta exclusiva para seus produtos. Para as toalhas, use ganchos para cada membro da família. Quanto ao secador, pode ser fixado na parede ou ficar no armário dentro de um organizador.
O segredo é a constância
O segredo para manter espaços pequenos organizados é a manutenção constante. Sendo assim, reserve um tempo regularmente para arrumar e garantir que tudo tenha seu lugar. A organização de espaços, especialmente os pequenos, requer criatividade e flexibilidade. Experimente até encontrar as soluções que melhor se adequem às suas necessidades e estilo de vida. Se precisar, conte com a ajuda de uma profissional de organização capacitada para planejar e organizar cada cantinho de seu lar.
Gostou destas dicas? Conheça o meu Instagram para saber mais sobre o universo da Organização e seus benefícios para uma vida mais leve e feliz! Leia também “Como planejar e organizar a mudança da casa”
Sou a Aline Ceron, 47 anos, Personal Organizer.
Sou paulista e expatriada desde 2021, quando me mudei para Lisboa, Portugal. Amo viajar, pedalar, reunir amigos, conhecer novos lugares e pessoas.
Eu acredito que a organização proporciona bem estar, mais saúde e equilíbrio para a vida de cada um. Como profissional, meu propósito é simplificar rotinas através de organização e encontrar as melhores soluções para espaços e ambientes.
Vamos juntos? Me siga também no Instagram @alineceron.eu