Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Férias, crianças e brinquedos: como manter a casa organizada?

Última atualização do post:

férias, crianças e brinquedos
Brincadeiras fazem parte de uma infância feliz - Imagem: Freepik

Se você tem filhos, é provável que haja muitos brinquedos em casa. Ao longo do ano, as crianças ganham presentes em datas como aniversário, Natal e Dia das Crianças.  Para abrir espaço para o novo, o desafio é quase sempre o mesmo: manter a ordem no quarto, especialmente de livros, jogos e brinquedos.

Trazer a organização para este espaço é, basicamente, manter em ordem todos os itens que seus filhos brincam. Mesmo que a casa não tenha uma área dedicada para brincar, definir espaços dentro do quarto ou em outro ambiente vai ajudar a controlar a bagunça. Que tal aproveitar o início das férias escolares e dar um jeito nos brinquedos?

Minha experiência

Como não sou mãe, eu não vivencio uma rotina com brinquedos espalhados pela casa. Entretanto, nestes cinco anos como organizer – e também como “tia” dos filhos de amigas, partilhei diversas conversas com mamães e educadoras sobre as suas estratégias na tentativa de organizar os brinquedos. Você sabia que, para conhecer e experimentar por completo um objeto, a criança precisa de tempo? Ou seja, quando ela tem um artefato em mãos, ela tende a explorar de várias formas: ela irá tocar, bater, cheirar, agarrar, empurrar, etc.

Os brinquedos têm grande importância no desenvolvimento da criança, pois é um meio para aprender durante o brincar, ajudando no sistema motor e cognitivo. Sendo assim, quando a oferta é grande, o tempo que a criança passa com cada objeto será reduzido. Da mesma forma que deslizamos a tela (écran) do celular (telemóvel) inúmeras vezes para absorver conteúdos rápidos, as crianças também trocam de um brinquedo para o outro, sem explorar o tal objeto em sua totalidade. É importante definir o local do brincar e estabelecer a quantidade de itens disponíveis.

Por onde começar

O lugar das brincadeiras pode ser no quarto de dormir, numa brinquedoteca ou na sala de TV partilhada com os adultos. Cada família faz a melhor escolha de acordo com a rotina da casa, o tamanho e a funcionalidade dos espaços. A separação dos itens é o primeiro passo para organizar os brinquedos. Dependendo da idade, envolva a criança nesta seleção. Vai levar mais tempo? Quase sempre. Ainda assim, é uma excelente oportunidade para a criança aprender sobre desapego, sobre partilha e fazer o bem. Ao invés de perguntar se ela gosta de um determinado item, questione se ela ainda brinca com ele.

A famosa triagem

É provável que haja brinquedos em várias divisões da casa. Comece então por recolher todos: veja em armários, gavetas, caixas e baús. Em seguida, analise o estado de conservação: se faltam peças ou se estão quebrados, se estão adequados para a faixa etária. Em suma, é muito comum encontrar livros e jogos que as crianças já nem têm mais interesse. Comece então por separar os livros, jogos, brinquedos e fantasias, se houver. Use o método da separação em cestos ou caixas: manter, doar e descartar. Se tiver filhos em diferentes idades e pretende ‘passar’ alguns deles para o menor, a minha sugestão é colocá-los numa caixa separada, identificá-la e guardá-los no depósito, na arrecadação ou garagem.

Crie famílias

crianças e brinquedos
Livros e brinquedos ao alcance dos miúdos, diversão garantida – Imagem: Freepik

É hora de organizar as categorias ou famílias de brinquedos. As mais encontradas são:

– Carros (pequenos e grandes);

– Trenzinhos e trilhos;

– Bonecas e acessórios;

– Quebra-cabeças;

– Jogos de tabuleiro;

– Bichinhos de pelúcia;

– Fantoches;

– Fantasias e acessórios;

– Peças de montar;

– Kits de arte (tintas, pincéis, colas, massa de modelar, canetas e papéis).

O rodízio de brinquedos

Mas, o que fazer com tantas escolhas? Adote o sistema de rodízio. Crie caixas de rotação, com itens de várias categorias em cada uma e eleja uma delas para deixar ao alcance da criança. Em seguida, guarde as demais e defina o tempo para a troca de caixa. Desse modo, o quarto e a brinquedoteca terão mais espaço para brincar, além da praticidade na limpeza e na manutenção da casa. Sem esquecer que a cada rotação, as crianças estarão à espera de “novos” brinquedos.

#santadica – Identifique as caixas de forma simples como 1, 2, 3, 4. Uma vez ao mês é período suficiente para degustar a caixa ao máximo. Experimente mais ou menos tempo para a troca e avalie o que funciona melhor para você e seus filhos.

Como organizar os brinquedos

Cestos, prateleiras e estantes multiuso ao estilo colmeia são ótimos para organizar. Assim, invista em caixas transparentes com tampa e identifique-as com o nome ou uma foto do tipo de brinquedo, se a criança for menor. Quanto mais fácil for o acesso, maior será a chance de voltar tudo para o lugar depois que a brincadeira acabar. Para os livros, escolha nichos, carrinhos ou prateleiras. Organizar por cores, como um arco-íris, além de ser um estímulo visual, provavelmente irá incentivar a leitura.

As crianças adoram os personagens e, muitas vezes, passam o dia fantasiadas. Portanto, para as fantasias, o ideal é pendurá-las e deixar seus acessórios em caixas e gavetas próximas.

Segurança

Manter a brincadeira segura é assunto sério! Portanto, proteja cantos retos e também as tomadas para evitar acidentes. Além disso, use tapetes emborrachados para prevenir quedas e de tempos em tempos higienize os brinquedos, especialmente os de pelúcia. Eles são fofinhos, no entanto, escondem poeira e ácaros.

Tem criança por aí? Compartilhe estas soluções com todas as mamães e papais e, se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E, para ter acesso a mais conteúdos sobre organização, venha me visitar em Santa Dobra. Espero você!

Uma ótima brincadeira e até a próxima!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Aline Ceron

Aline Ceron

Sou a Aline Ceron, 47 anos, Personal Organizer. Sou paulista e expatriada desde 2021, quando me mudei para Lisboa, Portugal. Amo viajar, pedalar, reunir amigos, conhecer novos lugares e pessoas. Eu acredito que a organização proporciona bem estar, mais saúde e equilíbrio para a vida de cada um. Como profissional, meu propósito é simplificar rotinas através de organização e encontrar as melhores soluções para espaços e ambientes. Vamos juntos? Me siga também no Instagram @alineceron.eu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

two × one =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.