Shalom
Estamos aqui para trazer mais informações e conhecimento à vocês das festas judaicas e sua correlação com as festas cristãs. A festa judaica da vez é a de Shavuot, que significa em português semanas, ou mais conhecida como Pentecostes no mundo cristão. Vamos ver então qual a importância para o judaísmo, quando e como se celebra e suas tradições. Lembrando que sempre que falamos de festas religiosas judaicas nos remetemos aos textos Sagrados, no caso, o antigo Testamento.
Pessach / Páscoa
As festas judaicas, estão muito ligadas com a questão agrícola é como se fosse um ciclo. E para entendermos Shavuot, precisamos voltar um pouquinho no tempo, exatamente 49 dias. E porquê? O que são esses 49 dias? Esses 49 dias é o resultado do cálculo de 7 semanas, ou seja, 7×7= 49 que daí provém o nome da festa, “Semanas”. E esses 49 dias é a contagem do Ômer, que começa no último dia da Páscoa judaica, e dura até a data comemorativa de Shavuot. E para o povo judeu, Shavuot, comemora a entrega da Lei de Moisés, os Dez Mandamentos no monte Sinai. Um sinônimo do nome da festa em hebraico é Matan Torá, ou seja, a entrega da Torá, da Lei Divina.
Ômer
A contagem do Ômer é um mandamento e encontra-se no livro de Levítico 23:15: “e contareis para vós desde o dia seguinte ao primeiro dia festivo, desde o dia em que tiveres trazido o Ômer da movimentação, sete semanas completas serão”. O que era então o Ômer? Era uma medida de oferta, cerca de dois quartos de cevada que os judeus levavam ao templo em Jerusalém no segundo dia da Páscoa judaica, e a partir daí, se começava a contagem do Ômer que durava 49 dias, culminando com a festa de Shavuot, que se celebra no calendário hebraico no dia 6 de Nisan. Este ano 2021, no nosso calendário Gregoriano, será celebrada dia 16 e 17 de Maio.
Elementos da festa
Como citado acima, a oferta do Ômer era a cevada, isso porque durante este período de 49 dias, a cevada já está pronta, porém o trigo ainda está amadurecendo. Sendo assim a festa de Shavuot, coincide com a colheita do trigo. Os campos de Israel ficam cheios de trigo. Por isso Shavuot é também conhecida como a festa das primícias, onde na época que existia o templo em Jerusalém, até 70 DC, quando foi destruído por Roma, os hebreus levavam os feixes de trigo como oferta.
Outra tradição é comer produtos lácteos durante a festa. Pois Deus prometeu ao povo hebreu uma terra que mana leite e mel. No caso o leite simboliza a Torá, o Pentateuco, a Lei de Moisés, a Lei Divina.
Tradições
A festa é celebrada em dois dias, e são feriados nacionais em Israel. No primeiro dia, se lê o Decálogo, os Dez Mandamentos. No segundo dia da festa, se lê o livro de Rute, pois ela era moabita, ou seja, não fazia parte do povo hebreu, mas ela se converteu e colhia espigas de cevada e trigo nos campos de Boaz.
Ela termina por se casar com Boaz, e acabaria sendo a avó do Rei Davi, o maior Rei de Israel. Tanto a história de Rute como a do rei Davi nasceriam numa cidadezinha pequena ao sul de Jerusalém, Belém, onde depois de 3000 anos do nascimento de Davi, nasceria Jesus.
Pentecostes
Se no judaísmo, os 49 dias, que separam a Páscoa de Shavuot (Semanas) celebram a entrega da Lei de Deus a Moisés, para os cristãos este mesmo período é o Pentecostes. Seu significado em grego é cinquenta dias, esta contagem simboliza os 40 dias que Jesus esteve na terra e mais 10 dias que foi quando veio a descida do Espírito Santo sobre os discípulos no Cénaculo, lugar da última ceia em Jerusalém, como podevemos ler no Livro de Atos 2. Seja para judeus ou cristãos, este mesmo período de tempo é crucial na nossa cultura judaico-cristã e ocidental.
HAG SHAVUOT SAMEACH – FELIZ FESTA DAS SEMANAS
FELIZ PENTECOSTES
Leiam aqui outros textos da autora
Shalom!
Paz, ou oi em hebraico! Meu nome é Silvia, sou paulistana de nascimento, e israelense de coração. Moro há 20 anos em Israel. Trabalho como guia turistica há 10 anos e tenho o prazer e a responsabilidade de desvendar a Terra Santa para todos que aqui chegam. Sou amante da Bíblia em todas suas formas, da História e da Literatura. Viver em Israel e conhecer um universo de culturas , tradições e crenças me fascina! Por isso te convido a saber mais aqui neste espaço. Todá Rabá (Obrigada!)
SILVIA
Respostas de 2
Obrigada por explicar. Nasci em Israel e moro no Brasil, mas não tenho educação religiosa.
Muito boa explicação, parabéns!